Re: [ABE-L]: Erich Leo Lehmann

Caros colegas redistas,

Como para Josemar, fez-me voltar para 1977, exatamente
com as mesmas apostilas. Como me impressionava a clareza
das aulas, apenas com um pedacinho de papel no bolso! Alias,
exatamente o mesmo que fazia o Prof. Le Cam.

Eh certo que apos um ano nos cursos basicos, nos quais tive
bastante contato com o Prof. Lehmann, fiquei mais concentrada em
probabilidade e interagi mais com Le Cam, Millar e Blackwell, com quem
sempre aprendo muito - em todas visitinhas a Berkeley.

O que aprendi com cada um dos professores daquele espetacular Departamento
de Estatistica, onde a interacao estatistica-probabilidade foi a mais
perfeita que ja presenciei, ficou profundamente marcado, seja em termos de
ciencia seja em termos de conduta profissional.

Aproveito a deixa dada por Ronaldo que ontem comentou sobre a discussao a
respeito do hino nacional brasileiro, com David Blacwell, Julie e Erich
Lehmann: lembro que Blackwell me disse uma vez que nos jogos olimpicos
sempre torce para o Brasil ganhar medalha de ouro, e me perguntou se eu
sabia o motivo. Exatamente o de poder escutar o hino brasileiro! Achei muito curioso e interessante, como tantas outras perolas.

Recomendo aos jovens darem uma olhada nos livros dele:

http://en.wikipedia.org/wiki/Erich_Leo_Lehmann

Em especial, para curtir e aprender sobre historia da estatistica:

Reminiscences of a Statistician, 2007, ISBN 9780387715964

abracos,

Eulalia