MAC5700 - Seminários em Ciência da Computação

2o. Semestre de 2003

Terminologia

Temos vários seminários no IME durante o semestre. Alguns são registrados na CPG (Comissão de Pós-Graduação do IME), enquanto outros são mais informais. A maioria deles são divulgados por email e costumam acontecer periodicamente. Cada seminário tem um (às vezes mais de um) coordenador, usualmente um professor do IME. Cada seminário tem um expositor, que fala sobre determinado assunto.

Além disso, temos palestras avulsas, usualmente a cargo de professores ou pesquisadores visitantes. Cada uma dessas palestras também tem um coordenador ou organizador.

Regras

  1. Para receber os 4 créditos a que MAC5700 dá direito, cada aluno deverá assistir a pelo menos 8 exposições ou palestras  e  fazer pelo menos uma exposição em algum seminário.  É claro que a exposição deverá ser combinada com o coordenador do seminário e deverá ser amplamente anunciada por email e cartazes. Converse com o seu orientador a respeito, e não deixe para o fim do semestre!
    Uma exposição em um seminário não pode ser usada para obter créditos em MAC5700 e, ao mesmo tempo, justificar os "créditos de seminários" a que se refere o último parágrafo do capítulo Créditos nas Normas Gerais para os Programas de Pós-Graduação.

  2. Para comprovar sua participação em determinada exposição ou palestra, cada aluno deverá apresentar ao professor responsável por MAC5700 um pequeno relatório. Veja aqui um modelo de relatório que tem sido adotado desde o primeiro semestre de 2001. Cada aluno deve entregar também o relatório do seminário que apresentou. Este relatório deve seguir os moldes dos outros relatórios, mas espera-se um relatório mais detalhado (a ser disponibilizado na página).

    Neste semestre, o relatório (file ps, pdf ou txt) deverá ser enviado por email, para yw@ime.usp.br (Yoshiko Wakabayashi), dentro de 2 semanas após o evento. Além disso, você deve entregar na secretaria do MAC uma cópia do relatório, assinada pelo coordenador do seminário ou palestra, para atestar sua participação. A avaliação final de MAC5700 será feita com base nesses relatórios.

Espera-se que cada aluno participe assiduamente de algum seminário organizado por um dos grupos de pesquisa em ciência da computação.  Recomenda-se que cada aluno participe de vários dos seminários, para conhecer diversas áreas de pesquisa da ciência da computação.
Página principal de MAC5700
Y. Wakabayashi <yw@ime.usp.br>

Last modified: Mon Mar 1 14:31:40 BRT 2004