CCM0128 Computação II

[Edição do 1o. semestre de 2022]

Política de colaboração

Traduzido e adaptado de Collaboration policy, COS226, Princeton

Resumo

Esta disciplina permite muitas formas de colaboração, inclusive com colegas de classe, monitores e professores. No entanto, você deve ter o cuidado de colaborar apenas conforme autorizado abaixo. Aqui está um resumo executivo.

atividade monitores colegas colegas de CCM0128 outros
discutir conceitos com sim sim sim sim
admitir colaboração com sim sim sim sim
expor soluções para sim sim não não
ver soluções de não não não não
plagiar material de não não não não

Suas soluções

Você deve desenvolver individualmente todas as suas soluções. O termo soluções refere-se a qualquer um dos produtos criados ao completar uma tarefa teórica ou de programação, como argumentos, cálculos, demonstrações, algoritmos, estruturas de dados, código-fonte (incluindo comentários) e textos em geral. Inclui produtos acabados e inacabados, independentemente de exatidão, correção e integridade.

Você nunca deve dar ou expor suas soluções de uma tarefa de programação (ou variante de uma tarefa) para qualquer pessoa que esteja cursando CCM0128 agora ou quem possa cursar CCM0128 no futuro. Por exemplo, você não pode colocar suas soluções em um local público (como um site, um repositório de código público ou uma impressão deixada em um laboratório). Se você deixar seu computador sem vigilância, certifique-se de protegê-lo com uma senha.

Você nunca deve receber ou ver soluções de outra pessoa para uma tarefa teórica ou de programação (ou variante de uma tarefa). Por exemplo, você não pode baixar soluções para uma versão Coursera da tarefa da web.

Essas regras continuam a ser válidas mesmo após o fim do semestre.

Colaboração com a equipe do curso

É possível discutir suas soluções com os membros da equipe do curso (monitores e professor) em plantões de dúvidas ou através de mensagens privadas. Não publique ou nos envie seu código por e-mail. Em vez disso, envie-o através do sistema de submissão da disciplina.

Colaboração com colegas de CCM0128

Encorajamos a discutição de preocupações comuns com os colegas de CCM0128, seja por meio de interações pessoais ou publicamente no fórum do e-Disciplinas. Essas discussões devem ser mantidas em um nível geral, sem expor suas soluções ou ideias que levam a soluções.

Colaboração com colegas que já cursaram CCM0128

Você está autorizado a mostrar suas soluções a qualquer pessoa que tenha concluído CCM0128 com sucesso. Assim, por exemplo, você pode receber ajuda de monitores para encontrar erros (depuração) no seu código. É evidente que você ainda deve compor suas soluções individualmente. Assim, por exemplo, você não pode permitir que outro indivíduo escreva, digite ou dite o código; levá-lo passo a passo através de qualquer parte da tarefa; ou comunicar soluções (incluindo soluções de uma edição anterior de CCM0128). Outras pessoas podem ajudá-lo nas mesmas condições, desde que não estejam cursando CCM0128 e não venha a fazê-lo no futuro.

Confirmação de colaboração

Você deve reconhecer toda e qualquer colaboração no cabeçalho da sua tarefa.

Fontes externas e citações

Copiar ou adaptar o código que não é seu é permitido somente se vier dos materiais de CCM0128. Se você fizer isso, você deve citar qualquer código que você tenha copiado ou adaptado (com exceção do código que está incluído na tarefa). Para isso há um campo no cabeçalho de cada tarefa.

Plágio

Programação é um trabalho criativo e os regulamentos acadêmicos que se aplicam à prosa também se aplicam a códigos. Direitos, Regras e Responsabilidades define o plágio como "o uso de qualquer fonte externa sem reconhecimento apropriado". Ele varia de "cópia textual" (por exemplo, cut-and-paste) a "parafraseamento completo" (por exemplo, alterando nomes de variáveis ​​ou rearranjando o código). Usamos ferramentas sofisticadas para detectar o plágio e nossa equipe leva a questão muito a sério.

Sobre plágio, leia ainda o texto Plágio em Disciplinas de Computação por Arnaldo Mandel.

Penalidades

O Departamento de Ciência da Computação recomenda que alunos envolvidos em casos de plágio sejam reprovados na disciplina em questão, e que o ocorrido seja relatado à Comissão de Graduação para as demais providências. Veja também o Artigo 23, parágrafo II do Código de Ética da USP, que reproduzimos abaixo:


Artigo 23 - É vedado aos membros do corpo discente e demais alunos da Universidade: 
[...]
II - lançar mão de meios e artifícios que possam fraudar a avaliação do desempenho, 
     seu ou de outrem, em atividades acadêmicas, culturais, artísticas, desportivas e
     sociais, no âmbito da Universidade, e acobertar a eventual
     utilização desses meios.


Página principal de CCM0128, 1o. semestre de 2022


Author: Yoshiharu Kohayakawa

Email: yoshi@ime.usp.br

Created: 2022-03-15 Tue 08:06

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