MAC115 Introdução à Computação, IF, 2o. Semestre de 2005

Informações Gerais

• Objetivo da disciplina: Apresentar os conceitos básicos da computação e programação, através de uma linguagem procedimental específica e exercícios práticos

• Horário das aulas: 4as. das 8:00h às 9:40h e 6as. das 10:00h às 11:40h

• Bibliografia:

– Material na teia (http://www.ime.usp.br/~macmulti/) produzido pelo Departamento de Ciência da Computação do IME-USP

– C, A Linguagem de Programação: padrão ANSI, B. W. Kernighan e D. M. Ritchie, Editora Campus

– Introduction to Computer Science, R. Sedgewick e K. Wayne, veja

    http://www.cs.princeton.edu/introcs/home

– The Art and Science of C: An Introduction to Computer Science, Eric S. Roberts, Addison-Wesley, 1995

• Linguagem de programação: Adotaremos o compilador gcc, que pode ser copiado e distribuído livremente. Vocês poderão utilizar vários/outros sistemas (por exemplo, Dev-C++, DJGPP, Turbo C, etc); os exercícios-programas deverão ser entregues em versão compatível com o gcc.

• Laboratório de microcomputadores: A sala pró-aluno de sua unidade dispõe de microcomputadores interligados em rede, com alguns programas (dentre os quais o gcc, quando rodando o sistema GNU/Linux) já instalados para uso dos alunos.

• Plantão de monitores: Haverá um esquema de plantão de suporte para esta disciplina. Horário e local serão divulgados; o plantão poderá ser em grande parte virtual (pela rede). Consulte na página da disciplina.

• Lembrete: Muitos alunos estarão utilizando os computadores! Não deixe os exercícios-programas para a última hora! Estes devem ser feitos INDIVIDUALMENTE: não os faça em grupos e nem os copie dos seus colegas (exercícios “equivalentes” receberão nota −4 (isto mesmo, nota negativa!)). Não serão aceitos exercícios-programas atrasados.

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada na média ponderada de notas de provas e de exercícios-programas, conforme abaixo:

EP = média ponderada dos exercícios-programas EP_{1}, EP_{2} e EP_{3}:

EP = \frac{1}{6}(EP_{1} + 2EP_{2} + 3EP_{3})

P = média ponderada das provas P_{1} e P_{2}:

P = \frac{1}{3}(P_{1} + 2P_{2})

A = aproveitamento final:

Se P ≥ 5.0 e EP ≥ 6.0 então A = (4P + EP)/5

senão A = min{P, EP, 4.5}.

Se A ≥ 5.0 então aprovado

senão se A ≥ 3.0 então recuperação senão reprovado.

Está prevista uma terceira prova P_{3} para os alunos que comprovadamente não puderam comparecer à P_{1} ou à P_{2}. Neste caso, a P_{3} substituirá a respectiva prova, com mesmo peso de P_{2}, isto é: Se P_{3} substitui P_{1} então P = (P_{3} + P_{2})/2. Se P_{3} substitui P_{2} então P = (P_{1} + 2P_{3})/3.

DATAS DAS PROVAS (*)

P_{1}: 23/9/2005 (6a.) P_{2}: 25/11/2005 (6a.) P_{3} (Substitutiva): 2/12/2005 (6a.)

RECUPERAÇÃO

Conforme resolução COG-3383 de 29/9/89, só poderão fazer a prova de recuperação os alunos que tenham alcançado freqüência mínima regimental e nota de aproveitamento não inferior a 3.0. Informações sobre a prova de recuperação serão dadas pelo professor no final do semestre letivo.

PÁGINA DA DISCIPLINA

http://www.ime.usp.br/~yoshi/2005ii/mac115 (em construção)

------------------------------------------------------------------
         Ago                    Set                    Out
------------------------------------------------------------------
 D  S  T  Q  Q  S  S    D  S  T  Q  Q  S  S    D  S  T  Q  Q  S  S
..................................................................
    1  2  3  4  5  6                1  2  3                      1
 7  8  9 10 11 12 13    4  5  6  7  8  9 10    2  3  4  5  6  7  8
14 15 16 17 18 19 20   11 12 13 14 15 16 17    9 10 11 12 13 14 15
21 22 23 24 25 26 27   18 19 20 21 22 23 24   16 17 18 19 20 21 22
28 29 30 31            25 26 27 28 29 30      23 24 25 26 27 28 29
                                              30 31
--------------------------------------------
         Nov                     Dez
--------------------------------------------
 D  S  T  Q  Q  S  S     D  S  T  Q  Q  S  S
............................................
       1  2  3  4  5                 1  2  3
 6  7  8  9 10 11 12     4  5  6  7  8  9 10
13 14 15 16 17 18 19    11 12 13 14 15 16 17
20 21 22 23 24 25 26    18 19 20 21 22 23 24
27 28 29 30             25 26 27 28 29 30 31

T. 23. Professor: Yoshiharu Kohayakawa — IME–USP — sala 104-C — E-mail: yoshi@ime.usp.br

(*) AVISO IMPORTANTE: Eventualmente, por motivos não previstos, alterações com relação às datas das provas poderão ocorrer. Avisos a respeito serão dados nas aulas e colocados na página da disciplina. Sugerimos consultas freqüentes a essa página.