MAC 115 – Introdução à Computação Instituto de Física – Segundo Semestre de 2005

Prova 1 – 23/09/2005

Instruções:

1. A prova pode ser feita a lápis. Cuidado com a legibilidade.

2. Não é permitido o uso de folhas avulsas para rascunho.

3. Não é necessário apagar rascunhos no caderno de soluções.

\underline{Questão 1} (valor: 3 pontos)

Chamemos um número n (n ≥ 1000) de interessante se, ao criarmos o número m transferindo os 3 últimos dígitos de n para o começo de n (na mesma ordem), temos que m = 6n. Por exemplo, o número n = 142857 é interessante, pois m = 857142 = 6n. Escreva um programa em C que imprime todos os números interessantes n com 6 dígitos.

Observações. Você pode achar relevantes as seguintes observações.

(i) Um número n tem 6 dígitos se e só se 100000 ≤ n ≤ 999999.

(ii) 857142 = 857 × 10^{3} + 142.

\underline{Questão 2} (valor: 3 pontos)

Escreva um algoritmo para resolver o seguinte problema. Você não precisa codificar o programa em C (basta o pseudocódigo). A entrada para o seu algoritmo é uma seqüência de inteiros não-negativos, seguida de −1, para indicar seu fim. A saída de seu algoritmo deve ser “Sim” ou “Não”, dependendo de haver ou não três zeros consecutivos na seqüência.

Exemplos:

(1)                         | (2)
Entrada: 1 2 3 0 0 0 -1     | Entrada: 0 0 3 1 4 4 0 1 -1
Saída: Sim                  | Saída: N~ ao

\underline{Questão 3} (valor: 4 pontos)

Dizemos que um número inteiro positivo é alternado se os seus dígitos são alternadamente pares e ímpares. Um inteiro positivo com um único dígito também é alternado. Exemplos: 543 é um número alternado, 27052 é alternado, mas 13478 não é alternado.

(i) Escreva um programa em C que, dado um número inteiro positivo n,

(a) imprime os dígitos de n (não importa a ordem),

(b) determina qual é o total de dígitos pares e o total de dígitos ímpares de n.

(ii) Escreva um (segundo) programa em C que, dado um número inteiro positivo n, verifica se n é um número alternado.