MAC115 Introdução à Ciência da Computação, IF Lic. Not. ’04

Informações Gerais

• Objetivo da disciplina: Apresentar os conceitos básicos de computação e programação, através de uma linguagem procedimental específica e exercícios práticos.

• Horário das aulas: 3as. das 19:20h às 21:00h e 5as. das 21:20h às 23:00h.

• Bibliografia:

– Material na teia (http://www.ime.usp.br/~macmulti/) produzido pelo Departamento de Ciência da Computação do IME-USP.

– C - A Linguagem de Programação; B. W. Kernighan e D. M. Ritchie, Campus; versão eletrônica:

    http://freebooks.by.ru/view/CProgrammingLanguage/kandr.html.

– The Art and Science of C: An Introduction to Computer Science; Eric S. Roberts, Addison-Wesley, 1995.

• Linguagem de programação: Utilizaremos o compilador C gcc, que pode ser copiado e distribuído livremente. Vocês poderão utilizar outros compiladores (por exemplo, DJGPP, Dev-C++, Turbo C, etc), mas os exercícios-programas deverão ser entregues em versão compatível com o gcc.

• Laboratório de microcomputadores: A sala pró-aluno da sua unidade dispõe de microcomputadores interligados em rede, com alguns programas (dentre os quais o gcc, quando rodando o sistema GNU/Linux) já instalados para uso dos alunos. Esta pode ser usada a qualquer hora pelos alunos que têm senha para acesso a esses computadores.

• Plantão de monitores: Para atender dúvidas sobre esta disciplina e o uso dos microcomputadores. Horário e local serão divulgados. Consultar na página da disciplina.

• Lembrete: Muitos alunos estarão utilizando os computadores! Não deixe os exercícios-programas para a última hora! Estes devem ser feitos INDIVIDUALMENTE: não os faça em grupos e nem os copie dos seus colegas (exercícios “equivalentes” receberão nota zero). Não serão aceitos exercíciosprogramas atrasados.

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada na média ponderada de notas de provas e de exercícios-programas, conforme abaixo:

EP = média ponderada dos exercícios-programas EP_{1}, EP_{2} e EP_{3},

EP = \frac{1}{6}(EP_{1} + 2EP_{2} + 3EP_{3}).

P = média ponderada das provas P_{1} e P_{2},

P = \frac{1}{3}(P_{1} + 2P_{2}).

A = aproveitamento final.

Se P ≥ 5.0 e EP ≥ 6.0 então A = (4P + EP)/5 senão A = min{P, EP, 4.5}.

Se A ≥ 5.0 então aprovado

senão se A ≥ 3.0 então recuperação senão reprovado.

Está prevista uma terceira prova P_{3} para alunos que comprovadamente não puderam comparecer à uma das duas provas, P_{1} ou P_{2}. Neste caso, P_{3} substituirá a respectiva prova, com mesmo peso de P_{2}, isto é:

Se P_{3} substitui P_{1} então P = (P_{3} + P_{2})/2. Se P_{3} substitui P_{2} então P = (P_{1} + 2P_{3})/3.

DATAS DAS PROVAS (*)

P_{1}: 29 abril (5a.f.) P_{2}: 17 junho (5a.f.) P_{3} (Substitutiva): 24 junho (5a.f.)

RECUPERAÇÃO

Conforme resolução COG-3383 de 29/9/89, só poderão fazer a prova de recuperação os alunos que tenham alcançado freqüência mínima regimental e nota de aproveitamento não inferior a 3.0. Informações sobre a prova de recuperação serão dadas pelo professor no final do semestre letivo.

PÁGINA DA DISCIPLINA

http://www.ime.usp.br/~yoshi/2004i/mac115

-----------------------------------------------------------------------------------------
         Mar                   Abr                    Mai                    Jun
-----------------------------------------------------------------------------------------
 D  S  T  Q  Q  S  S    D  S  T  Q  Q  S  S    D  S  T  Q  Q  S  S    D  S  T  Q  Q  S  S
.........................................................................................
    1  2  3  4  5  6                1  2  3                      1          1  2  3  4  5
 7  8  9 10 11 12 13    4  5  6  7  8  9 10    2  3  4  5  6  7  8    6  7  8  9 10 11 12
14 15 16 17 18 19 20   11 12 13 14 15 16 17    9 10 11 12 13 14 15   13 14 15 16 17 18 19
21 22 23 24 25 26 27   18 19 20 21 22 23 24   16 17 18 19 20 21 22   20 21 22 23 24 25 26
28 29 30 31            25 26 27 28 29 30      23 24 25 26 27 28 29   27 28 29 30
                                              30 31

T. 22. Professor: Yoshiharu Kohayakawa — IME–USP — sala 104-C — E-mail: yoshi@ime.usp.br

(*) AVISO IMPORTANTE: Eventualmente, por motivos não previstos, alterações com relação às datas das provas (ou adoção do compilador) poderão ocorrer. Avisos a respeito serão dadas nas aulas e colocadas na página da disciplina. Sugerimos consultas freqüentes à essa página.