| ANTROPOSOFIA: UMA CONCEPÇÃO ESPIRITUALISTA 
        MODERNAE SUAS APLICAÇÕES
AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTESValdemar W. SetzerMembro da Sociedade Antroposófica no Brasil
 www.ime.usp.br/~vwsetzer 
        – esta versão: 2/11/18
 Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, todas transcrições 
        de avaliações de participantes desta palestra, a partir de 20/9/18, conforme 
        escreveram no One-minute paper: [1] Coisa mais importante aprendida; 
        [2] Maior dúvida que ficou; [3] Comentários. Os originais estão à disposição 
        para exame. Note-se que nem todos os participantes entregaram as avaliações. 
        Respostas a algumas dúvidas, e comentários, são marcados 
        com RESP. Ver a apresentação 
        em ppt usada nela. 2. 25/10/18, para público em geral, na Casa da Cultura, R. 
        Dona Geralda 157, Centro Histórico, Paraty, RJ; info: info: Cecilia 
        Rinaldi ceciliacabirinaldi.atarrob gmail.com 
        1. 20/9/18, para professores da Paineira Escola Waldorf e interessados, 
          Av. Sr. dos Passos 2102, São Pedro, Juiz de Fora, MG, (32) 3215-5727, 
          info: Fernando Andrade fernandoandrade2014.arrob gmail.com1. Aprendi sobre a diferença entre os Evangelhos de Lucas e 
          Mateus. 2. Uma dúvida que tenho é sobre as meditações. 
          Se elas precisam ser estudadas, compreendidas e/ou analisadas racionalmente 
          ou se atuam em níveis mais sutis. 3. Gostei muito de como foram 
          resumidos e explicados os conteúdos. O Sr. conseguiu desenvolver 
          assuntos muito profundos de maneira clara, leve e acessível. 
          Muito Obrigada! RESP.: Atenção: sobre a diferença 
          entre os dois Evangelhos, eu quis apenas mostrar que algo de que em 
          geral não se tem consciência pode ser conscientizado e 
          compreendido. O ideal é compreender o conteúdo dos versos 
          meditativos, para usá-los com consciência, pois em caso 
          contrário usa-se apenas o sentimento.1. A resiliência de um homem formado pelos números, engenharia, 
          matemática ... conceber tão bem a concepção 
          espiritualista moderna e suas explicações. 2. Como atualizar 
          a questão da teoria dos gêneros para o ensino antroposófico? 
          3. Na minha humilde opinião observo uma mesclagem de alguns pensadores 
          (exemplo: Shakespeare, Socrates, Confúcio, Massahru Taniguchi) 
          na belíssima palestra oferecida pelo professor Valdemar. 3. Muito 
          obrigado. RESP.: As verdades espirituais sempre existiram; a forma de 
          transmiti-las depende da evolução da humanidade; agora 
          estamos na época de compreender o mundo espiritual e o espírito 
          dentro do ser humano. É preciso diferenciar as questões 
          de gênero em crianças, adolescentes e adultos. Crianças 
          não deveriam conscientizar-se intelectualmente das preferências 
          de gênero. Biologicamente existem apenas dois. É muito 
          comum crianças terem preferências pelo mesmo sexo, mas 
          isso passa com a idade. Conscientizando-se prematuramente, isso pode 
          fixar e produzir desajustes posteriores. O importante para os adultos 
          é conhecer onde os gêneros são semelhantes e onde 
          eles são diferentes, respeitar a diferenças e semelhanças. 
          Por exemplo, não há diferenças em termos de capacidades 
          artísticas e intelectuais.1. Que existe mais de uma visão sobre materialismo e espiritualismo. 
          2. Fenômeno da transferência de corpos. 3. Me instigou a 
          investigar os Evangelhos e os livros/obra completa de Steiner. RESP.: 
          Segundo Steiner, a transferência de um Eu para outro corpo era 
          bem conhecida pelos iniciados na época do Cristo. Recomendo inicialmente 
          ler o livro do Sr. Rudolf Lanz "Noções Básicas 
          de Antroposofia", disponível na Internet, e depois ler o 
          ciclo de Rudolf Steiner "O Evangelho de Lucas".1. Tomar consciência e adquirir compreensão do Desenvolvimento 
          Humano. 2. Dúvida nenhuma, mas vontade de ouvir, compreender 
          e conversar mais. 3. Agradecer o impulso do Dr. Valdemar de através 
          de seu livre arbítrio ter decidido vir aqui compartilhar conosco 
          seus estudos, reflexões e pensamentos.1. Missão da humanidade - livre arbítrio escolhas - 
          amor altruísta. 2. Sobre os dois meninos; queria entender melhor. 
          Jesus ficou com dois Eus/espíritos encarnados? RESP.: Não, 
          sempre com um Eu, sendo o último o Eu Cósmico, incorporado 
          no Batismo do Jordão (simbolizado pela pomba, segundo João, 
          o Batista.1. Uma explicação objetiva e clara dos 4 corpos ' Antroposofia, 
          materialismo e livre arbítrio. 2. A genealogia dos dois Cristos. 
          3. Agradeço a orientação para leituras dos evangelhos 
          (João segundo Steiner). Agradeço as orientações 
          e predisposição de compartilhar conhecimento. RESP.: Não 
          são dois Cristos, são dois meninos Jesus, como está 
          claro pela genealogia de Lucas (3:23-38) e de Mateus (1:1-17) e todas 
          as diferenças nas partes iniciais (até o batismo no Jordão) 
          entre esses dois Evangelhos.1. A reafirmação pessoal da necessidade da compreensão 
          da espiritualidade. A observação do ser humano como 
          caminho para a compreensão do cosmo. 2. Fiquei em dúvida 
          e com curiosidade de entender mais sobre os "dois Jesus". 
          Gostaria de saber quem além de Steiner tem a mesma leitura. Isto 
          me instiga a investigar e estudar mais sobre toda história de 
          Cristo. RESP.: Veja as referências bibliográficas acima. 
          Que eu saiba, Steiner foi o primeiro e descrever e explicar a questão 
          dos dois meninos Jesus. Posteriormente, estudiosos da Antroposofia estenderam 
          o que ele transmitiu. Não conheço outras correntes espiritualistas 
          que tratam desse assunto.1. Sinto que aprendi muito através do caminho percorrido pela 
          fala na palestra. Como você a organizou e explanou. Ainda gostaria 
          de salientar sobre o materialismo, daquilo que foi colocado como caminho 
          para chegarmos ao livre arbítrio. 2. As dúvidas surgiram 
          dentro das afirmações científicas, que não 
          domino, pouco sei sobre o tema. 3. Antes de mais nada: agradecer pela 
          disposição em estar em Paraty. Atender ao chamado de nos 
          agraciar com seu conhecimento. Estavam todas as professoras da Escola 
          Quintal Mágico e a sua fala trouxe verdadeira inspiração 
          à nossa missão. RESP.: Dentre as afirmações 
          sobre o conhecimento científico, talvez a mais importante é 
          que não se sabe o que é a matéria, por isso eu 
          expus a minha metáfora de que materialista é uma pessoa 
          que vive e trabalha em um edifício que não tem o andar 
          térreo.1. A importância do livre arbítrio. Gostei muito a parte 
          da palestra que falou sobre o desenvolvimento do ser humano. 2. Dúvida: 
          a história bíblica. 3. Obrigada. Gostei muito do final. 
          Aceito receber materiais de estudo no e-mail. RESP.: Sobre o que eu 
          falei da Bíblia, veja a bibliografia citada acima.1. O passo de materialismo a espiritualismo. 2. O papel da professora 
          Waldorf como mãe na prática. 3. Muito grato de assistir 
          e presenciar a um grande mestre. RESP.: Eu caracterizei a professora 
          de jardim de infância como professora-mãe, pois deve criar 
          um ambiente que seja uma extensão do lar da criança. Caracterizei 
          a professora de classe (ensino fundamental) como professora-generalista, 
          pois dá todas as matérias principais, e o professor de 
          ensino médio como professor-especialista, já que, por 
          exemplo, aulas de matemática devem ser dadas por alguém 
          formado em matemática.1. A diferença entre o corpo etéreo, astral e o Eu. 
          A importância dos momentos vivenciados pelo humano em momentos 
          específicos. 2. Mesmo que seja uma pergunta que possa ser respondida 
          por mim (eu) só, a minha maior dúvida é o que fazer 
          para agir de forma "correta" para ajudar a salvar a humanidade. 
          3. Obrigada! Gratidão! RESP.: A nomenclatura usada por Steiner 
          é "corpo etérico". No movimento teosófico 
          usa-se "duplo etérico", mas contrariamente à 
          Antroposofia, ele é considerado um corpo físico "mais 
          sutil". De fato dever-se-ia agir para "salvar" a humanidade; 
          parece-me que a questão fundamental é o abandono do materialismo 
          e, como consequência, do egoísmo.1. Só sei que nada sei. 2. Existe uma verdade única? 
          3. Estou passando por processos de identificação de crenças 
          pessoais, identificando meu EU de acordo com o conceito que conforta 
          meu coração, acredito que não há uma resposta 
          para dúvidas profundas existentes, só teorias e nisso 
          é certo buscarmos realidades confortáveis e pensamentos 
          críticos sobre crenças associadas de acordo com seu conhecimento 
          de mundo. Acredito na conexão do cosmo com nós seres humanos 
          e existe sim uma energia de poder, porém nós humanos não 
          sabemos de nada. RESP.: Você sabe que existe, sente, pensa etc. 
          Você é uma verdade única, assim como cada outro 
          ser humano! Não se deve buscar conhecimento procurando conforto, 
          mas a partir de uma sede de saber, para poder orientar a vida segundo 
          uma compreensão do mundo e da humanidade. 
		[1] O que nos liga hoje são muito mais os ideais do que os 
          laços sanguíneos. [2] A diferença entre meditação 
          e concentração. Para mim quando se fala em meditação 
          na Antroposofia parece que se está falando de concentração. 
          [3] Algumas colocações são colocadas de uma maneira 
          bem incisiva, e pode parecer radicais mas é interessante perceber 
          como é a sensação que isso provoca em mim. RESP.: 
          Eu caracterizo a concentração mental quando se foca o 
          pensamento sobre um tema que vem do mundo físico; meditação 
          é uma concentração mental sobre um tema espiritual, 
          podendo ser um símbolo que usa temas físicos que sejam 
          símbolos para algo espiritual. Quando se trabalha os conceitos 
          apresentados durante muito tempo, analisando sua coerência, abrangência 
          e relação com o que se pode observar fisicamente no exterior 
          e no interior de si próprio, acaba-se por adquirir uma confiança 
          muito grande neles, o que pode parecer como afirmação 
          incisiva. [1] A categorização entre espiritualista + materialista/científicos 
          + crentes. [2] A definição de Antroposofia... [3] Diminuir 
          a quantidade de tópicos para aprofundar os ensinamentos. RESP.: 
          A Antroposofia é uma cosmovisão conceitual espiritualista 
          (que deve ser admitida como hipótese de trabalho e não 
          como crença), coerente, abrangente e com aplicações 
          práticas de sucesso.[1] As "partes" que nos formam: Eu, astral, etérico. 
          [2] Por que nossa letra é morta e outras citadas não mortas? 
          Qual a necessidade de ritmo para as crianças 0-7 anos? É 
          uma rotina? O que é importante nesta rotina (ou ritmo)? [3] Obrigada, 
          muito obrigada! RESP. Eu disse que as letras latinas hoje em 
          dia são mortas, pois não têm estética e são 
          imutáveis. Como contraste, os ideogramas de línguas no 
          oriente têm arte, estética, e sua forma tem significado. 
          As letras padrões nessas línguas são objeto de 
          pinturas artísticas; idem para as árabes. O mesmo se passava 
          antes da imprenssa, mesmo com as letras latinas; a escrita era uma arte, 
          inclusive com ilustrações nas margens, as iluminuras, 
          para que um livro fosse algo bonito, estético. Crianças 
          pequenas necessitam de muita calma; o ritmo é essencial pois 
          elas aprendem tudo por imitação e repetição. 
          Rotinas fazer parte do ritmo, por exemplo refeições ou 
          ir dormir mais ou menos sempre na mesma hora. Nas aulas, alternar fases 
          de absorção (para dentro) e de execução 
          (para fora).[1] Que sou baseado em um processo de reencarnação. 
          [2] Como entender a história do meu "Eu" anterior para 
          facilitar o aprimoramento do meu "Eu" atual? RESP.: 
          O Eu é o mesmo. O aprimoramento do Eu é o desenvolvimento 
          do livre arbítrio e do amor altruísta, que pressupõe 
          o livre arbítrio. Em minha opinião, sem algum conceito 
          de reencarnação a vida humana não faz sentido, 
          pois fazemos muitos erros em uma vida e seria cruel não termos 
          chances de repará-los e assim nos aperfeiçoarmos. Obviamente, 
          a reencarnação não faz nenhum sentido do ponto 
          de vista materialista, por isso seu conceito tinha que desaparecer; 
          a humanidade teve que passar pela fase materialista para adquirir o 
          livre arbítrio.[1] Sobre a evolução, sobre a vinda dos animais como 
          um sacrifício. [2] Sobre a explicação da existência 
          de dois Jesus. Não consegui compreender sobre como um Jesus incorporou 
          no outro. [3] Pela extensão dos assuntos e o pouco tempo, senti 
          vontade de aprofundar mais. RESP.: Minha intenção 
          de abordar a questão dos dois meninos Jesus é a de chamar 
          atenção para o fato, que qualquer pessoa isenta pode observar, 
          de que os evangelhos de Lucas e Mateus diferem totalmente até 
          o batismo no Jordão, como se misturou as duas histórias, 
          por exemplo nos presépios, e como a Antroposofia dá os 
          meios para se compreender essas diferenças. Segundo Steiner, 
          essa possibilidade de, em condições especiais, um Eu deixar 
          um corpo e ir para outro era conhecida dos ocultistas.[1] Os relacionamentos/como se relacionam os corpos físico, 
          astral e Eu. [2] Como aplicar essas relações no ensino. 
          RESP.: As aplicações pedagógicas têm 
          a ver com a incorporação cada vez maior desses membros 
          da constituição humana no decorrer do amadurecimento das 
          crianças e adolescentes com a idade. Por exemplo, somente mais 
          ou menos aos 14 anos o corpo astral está suficientemente incorporado 
          e maduro para se dar um ensino abstrato, intelectual (mas que não 
          devia ser o único).[1] Difícil resumir. Meus filhos estão no maternal. 
          Ainda estou conhecendo a pedagogia e a Antroposofia. [2] Por que o Sr. 
          acredita que gêmeos devem ocupar salas de aulas diferentes? Seria 
          apenas em caso de gêmeos idênticos? Ou também bivetelinos/sexos 
          diferentes. [3] Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco, 
          compaixão e generosidade. RESP.: Essa questão de 
          se separar gêmeos até certo ponto é para que eles 
          adquiram independência, pois cada um tem um Eu diferente (e em 
          geral terão profissões e destinos diferentes). Trata-se 
          de uma opinião minha e não da Antroposofia. Quanto menores 
          as crianças, menor separação elas devem ter. Acho 
          que não depende de serem ou não univitelinos. O importante 
          é não criar uma dependência mútua à 
          medida que as crianças devem adquirir independência e individualidade.[1] Aprofundar no conhecimento e usar mais o pensar. Não agir 
          pelo impulso. [2] Qual o sentido da vida? Como ser melhor? [3] A sua 
          sabedoria me inspira. RESP.: O sentido da vida é desenvolvermos 
          a autoconsciência e a liberdade e, partindo dessa última, 
          o amor altruísta. Note-se que o egoísmo acaba sempre sendo 
          destrutivo, ao passo que o amor altruísta é sempre construtivo. 
          A humanidade tem que sublimar o egoísmo para progredir. Podemos 
          remontar uma grande parte, senão todas as misérias da 
          humanidade ao egoísmo. |