Jogos eletrônicos:
Origem, características e impactos em crianças e adolescentes.
O que fazer?
Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística da USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer
Objetivo
Esta palestra visa apresentar as características dos video
games e o que eles fazem com os seus usuários, bem como mostrar
alguns dos principais problemas que causam em crianças e adolescentes,
e o que se pode fazer para evitá-los.
Resumo
Histórico dos jogos, como são usados, tipos de jogos, jogos
violentos e sua origem, a dessensibilização social, dependência,
prejuízo para aprendizagem e para a criatividade, indução
ao consumismo, perda da concentração mental, efeitos positivos,
o que fazer: proibir ou não proibir?
Número de participantes
Não há restrições.
Material necessário
- Computador com Power Point, data show e tela (ou parede branca) para
as ilustrações.
- Meia folha de papel para a avaliação final – pode
ser de rascunho, com a parte detrás impressa.
Duração
Duas horas
Avaliação
No fim da palestra, os participantes fazem uma breve avaliação
por escrito (one-minute paper) respondendo as seguintes perguntas:
1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior dúvida
que ficou? 3. Comentários.
As avaliações serão digitadas para introdução
no site, com comentários quando couber.
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