Jogos eletrônicos:
Origem, características e impactos em crianças e adolescentes. O que fazer?

Valdemar W. Setzer
Departamento de Ciência da Computação
Instituto de Matemática e Estatística da USP
www.ime.usp.br/~vwsetzer

Objetivo

Esta palestra visa apresentar as características dos video games e o que eles fazem com os seus usuários, bem como mostrar alguns dos principais problemas que causam em crianças e adolescentes, e o que se pode fazer para evitá-los.

Resumo

Histórico dos jogos, como são usados, tipos de jogos, jogos violentos e sua origem, a dessensibilização social, dependência, prejuízo para aprendizagem e para a criatividade, indução ao consumismo, perda da concentração mental, efeitos positivos, o que fazer: proibir ou não proibir?

Número de participantes

Não há restrições.

Material necessário

  • Computador com Power Point, data show e tela (ou parede branca) para as ilustrações.
  • Meia folha de papel para a avaliação final – pode ser de rascunho, com a parte detrás impressa.

Duração

Duas horas

Avaliação

No fim da palestra, os participantes fazem uma breve avaliação por escrito (one-minute paper) respondendo as seguintes perguntas: 1. Qual foi a coisa mais importante que aprendi? 2. Qual foi a maior dúvida que ficou? 3. Comentários.

As avaliações serão digitadas para introdução no site, com comentários quando couber.