A QUEDA DO PENSAMENTO CÓSMICO NO SER HUMANO
E AS QUEDAS DO PENSAMENTO HUMANO NA MATÉRIA;
MIKHAEL E A TECNOLOGIA

Uma palestra de Valdemar W. Setzer
(Exige bons conhecimentos prévios de antroposofia)
www.ime.usp.br/~vwsetzer – esta versão: 4/10/23 - 2
Ver apresentação da palestra em ppt

AVALIAÇÕES DE PARTICIPANTES

Nesta página encontram-se, em ordem cronológica reversa, todas avaliações de participantes desta palestra, conforme escreveram na avaliação no fim da mesma quando presencial, ou no formulário eletrônico, respondendo: [1] Grau de satisfação com a palestra (1 - muito insatisfeita/o; 5 - muito satisfeita/o) [2] Coisa mais importante aprendida; [3] Maiores dúvidas que ficaram; [4] Comentários. No caso de formulário eletrônico, foi usado cópia/cola. Observações e respostas a algumas dúvidas estão indicadas com RESP.; infelizmente tiveram que ser breves.

2. 28/9/23 palestra remota dentro do evento "Festival de Micael", organizado pela Rede de Ramos da Sociedade Antroposófica no Brasil; info: Sonia Setzer sotudojuntosetzer no gmail dot com. Perguntas adicionais: Grau de satisfação - 40% de 4, 60% de 5; Aprendi coisas novas - 100%; estuda a antroposofia 100%. A palestra foi interrompida depois de uma hora, e feita uma pergunta aos presentes, "Qual a missão da tecnologia?". Houve 21 (!) respostas verbais a essa pergunta (todas listadas abaixo, na ordem de chegada), e depois a palestra foi retomada com a resposta, e concluída em mais 10 min. Depois de encerrado o evento, foi aberta uma sala de bate-papo que durou mais 1,5 h.

  1. [1] 5. [2] Que a tecnologia aumenta a liberdade do ser humano mas também pede mais da sua responsabilidade. [3] A Inteligencia Artificial ao combinar de forma diferente ideias humanas, pode chegar a criar algo novo? Até hoje achei que não mas fico na dúvida... [4] Adorei a palestra Professor, ficou melhor que da primeira vez. RESP.: Hoje inseri um exemplo no slide 23 e adicionei o slide (atual) 41, fazendo um gancho entre a parte anterior (queda do pensamento) com a seguinte (espírito mikhaélico). Deve ter ficado um pouquinho melhor do que a apresentação de ontem. E assim vou melhorando mas, infelizmente, aumentando... Como eu disse, essa questão de "algo novo" depende da concepção que se faz do ser humano. De um ponto de vista materialista, o ser humano é uma máquina e só combina coisas já conhecidas para criar algo que não existia antes. De um ponto de vista espiritualista, o ser humano é capaz de captar ideias do mundo espiritual e concretizá-las no mundo físico; nesse caso, pode haver algo de profundamente novo. Por exemplo, uma boa parte da antroposofia foi algo totalmente novo, como por exemplo a cristologia, a Pedagogia Waldorf, a trimembração social, a medicina e terapias antroposóficas, a biodinâmica, a euritmia etc. (Obrigado por ter me inspirado a dar esses exemplos.) A propósito, o materialismo não se sustenta; organize uma palestra minha "Consequências do materialismo" para ver como provo isso.
  2. [1] 4. [2] Gostei de pensar sobre a tecnologia no sentido da liberdade para o ser humano. É uma resposta simples e perfeitamente aceitável. Mas o que nos estamos fazendo dessa liberdade. [3] Slide 35, sobre a incógnita da evolução darwiniana. [4] Agradeço a pesará e as pulgas atra da orelha que pularam de vc e chegaram aqui. RESP.: Eu tenho a impressão de que minha resposta à questão "Qual é a missão da tecnologia" como sendo "Libertar o ser humano das forças da natureza internas e externas a ele" é uma resposta profunda, bem no sentido mikhaélico. E aponta para colocarmos a tecnologia em seu devido lugar. Se ela é usada restringindo a liberdade, não está no caminho correto. Se usada para possibilitar a liberdade, está no caminho correto. Obviamente, o passo seguinte é saber o que fazer com a liberdade assim adquirida. Quem sabe as características que dei sobre o espírito mikhaélico podem ajudar nesse sentido. Quanto às pulgas, se palestra suscitou questões, ela foi boa.
    Até uma versão anterior deste texto, esqueci de responder a pergunta sobre as incógnitas da evolução darwiniana, aqui vão. Em primeiro lugar é muito importante saber que a evolução darwiniana é uma teoria. Quando aplicada ao passado remoto, ninguém estava lá para verificar o que estava ocorrendo. Hoje em dia existem várias evidências da adaptação ao meio ambiente, mas não se sabe porque elas ocorrem. Põe-se a culpa nas mudanças genéticas, mas não se sabe porque elas ocorreram, e como se dão. Ninguém examinou uma dessas mudanças enquanto estava ocorrendo. Além disso, existem grandes incógnitas, por exemplo nas alterações genéticas concorrentes. Por exemplo, imagine as milhões ou bilhões de mudanças concorrentes para uma cabra acabar se transformando em uma girafa. Imagine se só o pescoço alongasse: isso seria impossível, o animal iria se desequilibrar. A propósito, o pescoço da girafa é pequeno, pois ela não consegue incliná-lo para beber água, precisa ou dobrar os joelhos ou abrir as patas dianteiras para conseguir beber. A ideia de que ela alongou o pescoço para poder alcançar folhas mais altas significaria que as fêmeas, que são menores, não teriam as mesmas chances que os machos. E as girafinhas ainda não crescidas, como ficariam? A esse respeito, veja o interessante artigo de Craig Holdrege, um biólogo goethiano:
    www.natureinstitute.org/article/craig-holdrege/the-giraffes-short-neck
    Uma outra incógnita é a fala humana. Para que ela exista, é preciso uma quantidade enorme de características físicas, como por exemplo a existência da abóboda palatina, a conformação da laringe etc. Fora isso, qual seria a vantagem evolutiva de se ter uma fala, se os animais não a tem e sobrevivem muito bem sem ela? Finalmente, deve-se lembrar que existem várias árvores evolutivas das diferentes espécies, diferindo conforme as teorias, e todas são "furadas" nos "elos perdidos". Eu tenho uma extensão da teoria darwiniana: nem todas as mutações genéticas e encontros levando à seleção natural foram casuais.
  3. [1] 5. [2] que a tecnologia deve ser usada a serviço do espírito. Foi um grande insight. [3, 4] {Vazios} RESP.: Sim. Veja o final de minha resposta à avaliação anterior.
  4. [1] 5. [2] A palestra foi muito bem organizada para nos demonstrar que não devemos "temer" a ação arimânica em nossa época, mas sim para que possamos cada vez mais desenvolvermos a observação crítica para alcançarmos a consciência necessária para colaborar na evolução da humanidade. Como foi mencionado, não nos cabe "desdenhar" desse ser que foi colocado na Terra para que pudéssemos evoluir e sim redimi-lo. [3] A grande dúvida que paira é que o futuro é incerto, pois depende cada vez mais do esforço coletivo para que possamos alcançar a missão de cumprir com nossa evolução, e o grande perigo que hoje a tecnologia impõe é que as pessoas estão cada vez mais isoladas, dificultando a empatia o amor altruísta ao próximo, reconhecendo em cada ser a irmandade que somos. [4] Só a título de sugestão, quando você fala sobre os computadores e linguagens, que para nós é bastante interessante, creio que para um público "leigo", poderia ser simplificado para que houvesse mais tempo para as abordagens mais filosóficas e, talvez. no tempo que teve concluir todo o conteúdo programado. RESP.: Sim. Sobre o Árimã, se ele não existisse, não teríamos um corpo físico, e, portanto, não poderíamos desenvolver a liberdade. O futuro é incerto pois o ser humano foi abandonado pela divindade positiva, pois se ela interferisse não teríamos liberdade. Infelizmente, o ser humano não está sabendo usar positivamente essa liberdade, e o mal está aumentando continuamente. Sim, ao contrário do que se pensava os meios eletrônicos isolam e dificultam o relacionamento social real, devido ao vício no relacionamento virtual onde, por exemplo, pode-se "desligar" uma outra pessoa. O futuro positivo deveria ser desenvolvermos a fraternidade, a solidariedade, e para isso é preciso desenvolver compaixão. Quanto à sugestão, achei que estava expondo já um mínimo (por exemplo, hoje coloque um exemplo de um comando de atribuição do FORTRAN) para dar uma ideia do desenvolvimento histórico para um público leigo na tecnologia, e para que se compreendesse o que eu denominei de quedas do pensamento na matéria. Mas se você pudesse sugerir concretamente o que eu poderia excluir, farei isso com prazer. Veja a apresentação e mencione os slides pelo número deles (se bem que hoje aumentei um, e daí para frente a numeração mudou...). Eu tenho um problema com o tempo, pois tenho que me conter muito para não expor mais coisas. Todas as vezes que revejo uma apresentação com intuito de diminuí-la, sempre acabo aumentando. Em geral preciso pelo menos 2 horas para cada palestra, algumas 3 horas. Mas a disponibilização da apresentação deve ajudar a transmitir o que tive que pular.
  5. [1] 4. [2-4] {Vazias - que pena!}
  6. [1] 5. [2] Sobre a descida da inteligência de Micael para Homens e como nós a utilizamos até o momento presente. Tb sobre a missão da tecnologia. A primeira ideia que me veio foi a destruição da Humanidade, mas ai eu dormi e no dia seguinte me veio que a missão da tecnologia seria um desafio para humanidade, para sabermos utilizá-la de maneira inteligente e redimir os seres adversos que compreendo tb que é uma missão do ser humano. [3] Dúvida que me fica sempre é será que estamos no caminho correto? [4] {Vazio}. RESP.: Steiner caracteriza Mikhael como o "administrador da inteligência cósmica", que eu interpreto como sendo os pensamentos cósmicos. Isso significa que os pensamentos humanos eram inspirados pela divindade. Aí vem um tempo em que os seres humanos puderam gerar seu próprio pensamento, e os orientaram para o mundo físico. Hoje é preciso voltarmos a pensar no mundo espiritual. Quanto ao caminho correto, isso depende da consciência de cada um. Mas algo ajuda muito: conhecer a natureza suprassensível do ser humano. Partindo-se dela e de seu desenvolvimento, pode-se concluir o que deveriam ser várias atitudes morais. Da matéria não pode advir moral.

     Respostas recebidas para a questão "Qual é a missão da tecnologia?" (Comparar com
     a minha resposta na avaliação 2 acima.)

  1.  Aproximar comunidades e difundir conhecimentos.
  2.  Ajudar a aproximar pessoas, divulgar conhecimentos.
  3.  Quem gera a tecnologia quer inspirar confiança.
  4.  Permitir que o ser humano aprenda a dominar o mundo físico.
  5.  Desafio para a humanidade e para a individualidade humana.
  6.  Melhorar a qualidade de vida das pessoas. Aumentar a liberdade.
  7.  Sedução e encantamento mergulhando o ser humano mias na matéria.
  8.  Desenvolver a criatividade.
  9.  Aprofundar o ser humano na matéria, aumentar o sofrimento criando um ambiente para
     que o ser humano se reconheça.
  10. Afetar a consciência do ser humano positiva ou negativamente.
  11. Reconhecer os impulsos e escolher em liberdade. Quando bem utilizada nos liber o tempo
     para desenvolvimento espiritual.
  12. Substituição do trabalho.
  13. Quem cria a missão da tecnologia, qual o intuito.
  14. Tecnologia tem levado o ser humano a uma individualização da linguagem; crianão de uma
     nova forma de comunicação.
  15. Ampliação radical da queda do ser humano e do seu desenvolvimento.
  16. Supressão do desenvolvimento da alma.
  17. Permitir que nos percebamos enquanto humanidade.
  18. Deturpar a criatividade da criança e do jovem.
  19. Redimir forças cósmicas na Terra.
  20. Tecnologia nasce para melhorar a vida do ser humano desde a pedra lascada.
  21. Abrir fronteiras.

1. 21/10/21, palestra remota para o Ramo Sofia de Curitiba da Sociedade Antroposófica no Brasil, e interessados. [1] 100% de 5.

  1. [1] 5. [2] Que o mundo espiritual é objetivo e a importância de pensar sem palavras, pensar em imagens. Isso resignificou a meditação e os exercícios colaterais. [3] Precisaria silenciar por uma noite para conseguir expressá-las. [4] Adorei a construção histórica dos processos de transformação da consciência através das revoluções industriais e tecnológicas, as reflexões acerca das tecnologias e a reflexão sobre a redenção de Ahriman. RESP.: Você também pode pensar sobre seus sentimentos, sem expressá-los em palavras.
  2. [1] 5. [2] O cuidado no lidar com a tecnologia [3] Algumas em relação a como fazer uma força oposta à esta tecnologia. Explicitar mais a questão da simetria e outras formas de oposição. [4] Excelente palestra! RESP.: Sim, para dominarmos a tecnologia e não sermos dominados por ela é necessário muito cuidado ao lidar com ela. E isso deve começar compreendendo-se o que ela é a suas influências na natureza e no ser humano. Por exemplo, pouquíssima gente compreende porque um avião voa – apesar de verem aviões e talvez até terem viajado em um. Isso mostra como a tecnologia produz uma paralisia mental; as pessoas acham que ela é tão complicada que não se interessam em compreendê-la. Sobre os aviões, veja o cap. 22 "Por que um avião voa?" de meu livro A matemática pode ser interessante... e linda!(veja detalhes em minha home page).
  3. [1] 5. [2] O que Micael trouxe do cosmo e também sobre a expulsão do Arima. [3] Entender melhor sobre o Arima. [4] Muito bom, pena que não conseguir todos as imagens trazidas. RESP.: Sobre o Árimã, veja meu artigo (muito breve...)
    O bem e o mal do ponto de vista da Antroposofia
    Leia do Síérguei Pracófiev (é assim que se pronuncia...) O encontro com o mal, da Ed. Anroposófica.
    Não entendi o comentário.
  4. [1] 5. [2] Uma nova compreensão de Mikhael e uma abordagem exemplar de uma antroposofia prática. [3] Motivado a ler os livros citados. [4] Gratidão.
  5. [1] 5. [2] As várias Revoluções Industriais, A atuação atual de Mikhael... [3] A Revolução Industrial teria mais ou menos pontos positivos? [4] Gostei muito! Enriqueceu ainda mais para a compreensão da Antroposofia. Transmitiu o conteúdo de forma leve. Muito grata! RESP.: Sobre um balanço dos pontos positivos e negativos da tecnologia, dependo do ponto de vista. Pela destruição que ela está causando, inclusive as psicológica e espiritual do ser humano, acho que em geral o balanço é negativo.
  6. [1] 5. [2] As caracteristicas da presença do Espírito Mikhaelico nos dias de hoje... [3] Não ficaram dúvidas [4] Agradeço pelas informações e provocações, foram importantes para me motivar a continuar no caminho espiritual.
  7. [1] 5. [2] Não assisti à palestra. Quando entrei, já estava no momento das perguntas. Mas aprendi, por exemplo, que a Antroposofia pode ser também concebida como uma enorme teoria, que, se não gostar dela, não adianta; e que ela tem aplicações práticas de muita coerência e sucesso. Também que é importante diferenciar a Antroposofia das Instituições. .: antroposóficas e principalmente dos "Antropósofos". [3] Vou ver se consigo assistir à palestra para responder esta questão. [4] É sempre bom poder ver o Valdemar, mesmo virtualmente, pela constante riqueza dos argumentos e debates.
  8. [1] Preciso agradecer a Michael pela sua incansável dedicação ajudando o de alguma forma em sua missão. [2-4] {vazios}. RESP.: Sim, Mikhael não impões absolutamente nada. Fica esperando que colaboremos com ele. Talvez uma das colaborações mais simples, mas profunda, é reconhecer que há algo de espiritual em qualquer objeto ou ser vivo. É interessante notar que as forças adversas à evolução humana positiva tentam passar a mentalidade de que o mal não existe como entidade. Isso é curioso pois essas forças não são físicas. Mas essa atitude delas é compreensível, pois o reconhecimento da existência do mal é esencial para que se reconheça que o ser humano tem livre arbítrio, isto é, transcende a matéria (pois esta está inexoravelmente sujeita às "leis" e condições físicas, portanto dela não pode advir liberdade).
  9. [1] 5. [2] Dois conceitos importantíssimos: 1º - A perspectiva da Antoprosofia no mundo contemporâneo, partindo do tecnicismo Arimãnico direcionada a um mundo virtual-digital mais Espiritualizado. 2º - A partir desta palestra, comecei a perceber a distinção dos dois pensamentos sobre a criação do Universo: o de Steiner (Sopa Cósmica) e o da física atual (Big Bang). [3] Esta palestra me remete à leitura que fiz há muitos tempo, do livro de Steiner, O Conhecimento dos Mundos Superiores - leitura complexa e com várias lacunas de entendimento. Consequentemente,, não consigo compreender a evolução de Mefistófeles em Lucifer e Arimã, menos ainda, de Azura e Zora. Portanto, algumas leituras de alguns livros de Steiner ficam desconexas...como alinhavá-las? Finalmente, cumprimento o Professor Valdemar pela bela palestra, clara e objetiva, como sempre. RESP.: Acho importante considerar que o Big Bang é uma teoria estapafúrdia. Usa um conceito matemático, de descontinuidade no espaço-tempo, como se fosse algo físico. Além disso, leva a um paradoxo: se a matéria estava toda concentrada, teria gerado um super-hiper-duper buraco negro, e não teria havido explosão nenhuma. Para evitar isso inventou-se a teoria do vácuo quântico. Além disso, qual seria a origem da matéria toda condensada? Finalmente, essa explosão devia ter acelerado a expansão só no início, mas o que se observa é uma expansão acelerada das galáxias até hoje -- para onde? Para o nada? E até onde vai o nada? Quanto ao livro O conhecimento dos mundos superiores, releia agora acompanhando com a minha resenha
    www.ime.usp.br/~vwsetzer/antrop/artigo-disposicoes-animicas.pdf
    Na sessão de perguntas depois da palestra, eu relatei que o Steiner tinha dito que o Goethe não conseguiu distinguir Lúcifer de Árimã, de modo que o Mefistófeles que, numa leitura, pode-se pensar que é só o Árimã, tem características dos dois. Não se trata de uma evolução. Lúcifer atua principalmente em nosso corpo astral, Árimã no etérico. Já os Azuras, dos quais Steiner tratou muito pouso, atuam no corpo físico (manipulação genética?) e, consequentemente, na alma da consciência. O Sorat não participou da evolução humana, e tem que usar os outros três. Acho que ele quer impor tudo o contrário do que o Cristo trouxe para a humanidade, por exemplo a fraternidade universal ("Amai-vos uns aos outros", João 13:34, sem nenhuma restrição). Sobre as leituras de Stiener, deve-se sempre começar com as obras básicas (O Conhecimento..., Teosofia, A ciência oculta [eu acho que deveria ser A ciência do oculto], depois o ciclo do Evangelho de Lucas etc.) Sem uma boa base, realmente tudo parece desconexo.