Nesta palestra definimos o que vem a ser Dado e caracterizamos Informação, Conhecimento e Competência. Mostramos que Competência refere-se à confluência de uma Área de Conhecimento com uma Habilidade. Isso leva a uma representação matricial das competências de profissionais, bem como das requeridas por equipes de projetos e por cargos. Nas células dessa Matriz de Competências são representados graus de Informação, Conhecimento e de Competência. Apresentamos a matriz que está em uso na PROMON, que contém cerca de 150 áreas de conhecimento em T.I., bem como as matrizes projetadas para a PRODESP, que além de T.I envolvem áreas gerais (como conhecimentos jurídicos), sistemas e formação.
É feita a demonstração de um sistema simples desenvolvido na PROMON em Excel com macros em VB e VBA, que possibilita o levantamento e atualização das competências de profissionais, bem como a seleção dos que preenchem requisitos de competência de sub-equipes ou cargos. O sistema também permite que se faça um levantamento de quais competências não são detidas pelos profissionais, e quantos detêm uma competência acima de um nível especificado para cada área e habilidade. Relatamos a experiência de levantar as competências de profissionais de T.I. da PROMON, mostrando exemplos de matrizes.
Finalmente, discorremos sobre as características de um Centro de Competências e os problemas sociais que podem advir de sua organização.
Referência: Ver artigo em www.ime.usp.br/~vwsetzer/datagrama.html
Palestras já realizadas sobre esse tema: