SUGESTÕES DE MÚSICAS CLÁSSICAS
PARA QUEM AINDA NÃO APRECIA MÚSICA CLÁSSICA

Valdemar W. Setzer
www.ime.usp.br/~vwsetzer
Esta versão 3.20: 2/7/18

Em várias disciplinas, técnicas ou filosóficas, que eu dava para alunos do Bacharelado em Ciência da Computação do Instituto de Matemática e Estatística da USP eu mencionava a música clássica, pois pela minha experiência poucos deles a apreciavam, certamente por não terem tido esse incentivo na casa de seus pais e na escola. Com isso, estavam perdendo uma das maiores expressões artísticas da humanidade, que tem a característica de ser universal, cosmopolita, encaixando-se muito bem nessas características positivas de nossa época. Além disso, compare-se a delicadeza e sutileza das músicas clássicas em geral, com a gritaria, grosseria e os ritmos viscerais exagerados que grassam, com honrosas exceções, na música popular, especialmente a mais recente.

Para incentivar os alunos eu elaborei uma lista que indicava a eles, com obras clássicas que eu penso poderem ser usadas para se desenvolver o gosto por esse tipo de música. Estou inserindo nessa lista, aos poucos, muitas outras obras. São obras melodiosas, cheias de harmonia; várias delas tornaram-se aquilo que a Rádio Cultura FM de São Paulo 103.3 MHz (altíssimamente recomendada; aliás, compare-se o tom de voz de seus locutores com a normal gritaria em outras rádios), usava antigamente como título de um de seus programas: "Esses clássicos tão populares". No entanto, muitas das obras aqui citadas não se tornaram populares. Essa lista pode também servir para que apreciadores da música erudita encontrem obras que ainda não conhecem.

Creio ser fundamental, para um principiante nesse tipo de música, ouvir uma obra repetidas vezes, até familiarizar-se com os temas, poder acompanhá-los e notar seu desenvolvimento e entrelaçamento. Recomendo escolher uma que pareça agradável ou interessane, repetir apenas um movimento e, depois de razoavelmente conhecido, passar para o seguinte, passando por várias obras, até educar o ouvido para apreciar qualquer música clássica, digamos, pelo menos até o período do estilo impressionista.

A lista na tabela que se segue de modo algum esgota tudo o que se poderia recomendar dentro do espírito acima. A partir da versão 2 as obras foram classificadas por autor, e dentro de cada autor pelo ano da composição. Depois dessa tabela, há uma lista das obras que ainda serão paulatinamente inseridas na tabela, depois de completados os dados correspondentes.

Note-se que, propositalmente, em geral não foram dadas referências a gravações das obras. Existem muitas em CDs, DVDs e na Internet; em geral, as obras citadas estão disponíveis nesta última, às vezes inclusive com partituras, que vão se desenrolando ao longo da música. Se houver dificuldade em encontrar na Internet, recomendo colocar youtube na frente do nome do compositor e da obra. Recomendo que no caso de vídeos, a menos de óperas e balés, não se vejam as imagens, pois elas são irrelevantes e tiram a concentração, e se preste atenção ao som, que é o que interessa. Algumas obras ficam mais sonoras se ouvidas com fones grandes de ouvidos (recomendação de Nivaldo L. Ciocchi); o efeito estereofônico fica bem audível, e talvez notem-se mais detalhes.

Recomendo fortemente que, depois de se adquirir uma certa familiaridade com a música clássica, vá-se ouvi-la ao vivo, especialmente no caso de peças orquestrais; não há comparação entre a audição virtual e a presencial (sem altofalantes, como é costume em concertos normais de música clássica, inclusive nas óperas, ao contrário dos musicais), e só tendo essa experiência pode-se compreender isso. É especialmente gratificante ouvir ao vivo uma música bem conhecida.

Uma fonte enorme de música gravada de todos os gêneros é a radiotunes.com (não é necessário inscrever-se nela) [2].

Os nomes dos compositores estão grafados como é o costume em inglês. Alguns nomes das obras são dadas no original e no inglês para poderem ser localizadas mais facilmente na Internet.

Se alguém tiver alguma sugestão para a lista ou para este texto (p. ex. ver os campos com "?"), ou qualquer correção, por favor escreva-me; o meu endereço de e-mail está no topo de minha home page (ver acima). Os colaboradores estão listados no fim, e nas obras com [...].

Abreviaturas da tabela

Títulos da tabela. Nome: nome pelo qual o compositor é mais conhecido; Nomes ads: nomes adicionais (em geral, vêm antes do nome mais conhecido, em negrito o mais usado); AnosNM: anos de nascimento e morte; AnoC: ano da composição; E: estilo da composição; Opus: número da obra (quando anotado como, por ex. 11,5 leia-se "opus 11, No. 5"); Título: título da obra.
Estilos. B: barroco; C: clássico; I: impressionista; M: moderno; N: renascentinsta; R: romântico. (Essa classificação é minha; em alguns casos é a tradicional.)
Instrumentação: C: coro; CO: coro e orquestra; COS: coro, orquestra e solistas vocais; MC: música de cãmera; MUS: musical; OS: orqestra sinfônica; OC: orquestra de cordas; OR: órgão; S: solo; SO: solista(s) instrumental(is) com orquestra; SVO: solista(s) vocal(is) com orquestra; VPn: voz e piano.
Instrumentos. Cl: clarineta; Fg: fagote; Fl: flauta; Ob: oboé; Or: órgão; Pn: piano; Tr: trompete; Tra: trompa; Vl: violino; Vla: viola; Vlc: violoncelo; Vlo: violão (guitarra).
Tonalidades: b: bemol; m: menor; M: maior; #: sustenido.
Andamentos: All: allegro, And: andante; Lg: largo; Min: minueto; Vi: vivacce.
Outras abreviaturas: conc.: concerto; No.: número; mov.: movimento; mus.: musical (ópera popular, em geral cantada com altofalantes, ao contrário das óperas); op.: opus; orig.: original; orq.: orquestra; p/ para; opr: ópera; sinf.: sinfonia; tbém: também; transcr.: transcrição de; 4t: quarteto, 5t: quinteto etc.; *: algo que vem em um campo seguinte.

Nome Nomes ads
AnosNM
E
AnoC Tipo
Opus
Título/Observação
Albeniz Isaac 1860-1909 M 1890 S ? Asturias, p/ Pn, tocada em geral p/ Vlo
               
Albinoni Tomaso 1671-1750 B 1708 MC ? Adagio em sol m p/ Vl, orq de cordas e Or (atribuído a Remo Giazotto)
Anderson Leroy 1908-1975 R 1950 SO ? Conc. p/ máquina de escrever e orq.
Anônimo     R    
-
Greensleeves, canção folclórica inglesa, citada por Shakespeare em 1597 em The Merry Wives of Windsor
Arensky Anton
Stepanovich
1861-1906 R 1894 MC 35 4t em lá m para Vl, Vla e 2 Vlc (uma formação inusitada!)
Bach Johann Sebastian 1685-1750 B       Em lugar de Opus, o índice BWV (Bach Werke Verzeichnis)
        1704? S 565 Tocatta and Fugue em ré m p/ órgão; ver a orquestração de Stokowski e as de outros
        1706 OR 582 Passacaglia and Fugue em dó m p/ órgão; ver as versões p/ orq. de Stokowski e a de Respighi.
        1721 SO 1049 Brandemburg Concerto No. 4 em sol M, p/ 2 Fls (orig. para Fls doce contralto), Vl e OC (para mim, o 2o mov. é uma marcha fúnebre e deveria ser tocado lentamente)
        1723 SO 1043 Conc. p/ 2 Vls e orq. em ré m
        1724 O 1066* 4 suítes (Ouvertures) *-1069; a No. 2 p/ Fl e OC em si m, de 1724 a 1739
        172? S 1004 Chaconne, da Partita No. 2 em ré m p/ Vl
        1733 COS 243 Magnificat (meu "Lieblingsstück", obra preferida)
        1736 SO 1060R Conc. p/ Ob, Vl e orq. de cordas em dó m
Badelt Klaus 1967- M 2003 OS   Trilha sonora de Pirates of the Caribbean
        2005 OS   Trilha sonora de The Promise
Balakirev Mily Alexeyevich 1881-1938 R 1858 OS   Overture on 3 russian songs
Bartók Béla 1881-1845 M 1915 S, OC 56 Danças Rumenas (Roumanian Danses) (orig. p/ Pn; ele orquestrou para pequena orquestra; peças curtas)
Beethoven Ludwig van 1770-1827 R        
        1800 SO 37 Conc. No. 3, em dó m p/ Pn e orq
        1801 S 27,2 Sonata No. 14, ao Luar (Moonlight Sonata) em dó # m p/ Pn
        1803 MC 47 Sonata No. 9 Kreuzer para Vl e Pn em lá M
        1804 OS 55 Sinf. No. 3 Heróica (Eroica), em mi b M
        1805 S 57 Sonata No. 23 Apassionata em fá m p/ Pn
        1808 OS 67 Sinf. No. 5 em dó m (tbém chamada do Destino, Destiny), com a famosa entrada ta-ta-ta-tãããã; é a mais popular obra do autor
        1808 OS 68 Sinf. No. 6, Pastoral, em fá M
        1808 COS 80 Choral Fantasy, p/ Pn, solistas vocais, coro e orq.
        1812 OS 92 Sinf. No. 7 em lá M, especialmente o último mov, Allegro con Brio)
        1824 COS 125 Sinf. No. 9 Coral em ré m com o famoso coro final Ode à Alegria
        1811 SO 73 Conc. No. 5 Imperador em mi b M p/ Pn e orq.
Belini Vicenzo 1801-1835 R       No Opus, o índice IVB
        1831 OS 20 Sinfonia da ópera Norma
        1823 SO 9 Conc. p/ Ob e orq. em mi b M
        1835 SVO 8 Ária Qui la voce soa soave, do 2o. ato da ópera I Puritani p/ soprano e orq.
Berlioz Hector 1803-1869 R 1830 OS 14 Baile (Ballet), 2º mov. da Symphonie Fantastique (na Internet há vídeos com balê)
Bernstein Leonard 1918-1990 M 1955 MUS   West Side Story
Bizet Georges 1838-1875 R        
        1873 SVO ? Toreador, ária p/ barítono e orq. da ópera Carmen
        1873 SVO ? Habanera, ária p/ mezzo soprano e orq. da opr. Carmen
Bocherini Luigi 1743-1805 C 1771 MC 11,5 Minueto do 5t de cordas em mi M
Borodin Alexander 1833-1887 R 1890 OS   Polovtsian Dances, da ópera Prince Igor p/ coro, orq.
Brahms Johannes 1833-1897 R        
        1858-
1869

S,
OS

? Danças Húngaras Nos. 1 em sol m, 2 em ré m, 3 em fá M, 5 em sol m (a mais conhecida), (orig. p/ Pn a 4 mãos; as 1 e 3 foram orquestradas pelo autor)
        1868 VPn 49,4 Canção de Ninar (Lullaby, Wiegenlied), talvez a canção de ninar mais cantada no mundo todo
Britten Benjamin 1913-1976 M 1934 OC 4 Simple Symphony orig. orq. de cordas ou 4t de cordas
Bruch Max 1838-1920 R 1866 SO 26 Conc. p/ Vl No. 1, em sol m
Castelnuovo-
Tedesco
Mario 1895-1968 M 1934 S 77 Sonata para Vlo, "Omaggio a Boccherini"
Chopin Fréderic 1810-1849 R        
        1830 S ? Nocturne Nº 20 em dó # m p/ Pn, op. póstumo (um dos temas, talvez o principal, do filme O Pianista, de R. Polanski; na Internet encontra-se gravação com Wladyslaw Szpilman, o autor do livro autobiográfico com o mesmo nome)
        1830 SO 11 Conc. No. 1 p/ Pn e orq. em mi m
        1832 S 9,1 Nocturne em si b m, p/ Pn
        1838 S 40,1 Polonaise Militaire em lá M, p/ Pn
Crusell Bernhard
Henrik
1775-1838 R 1811 SO 1 Conc. p/ Cl e orq. em mi b M
Danzi Franz 1763-1826 C ? MC   5t p/ Pn e sopros em ré m
Debussy Claude Achille 1862-1918 I       No Opus, o índice L (Lesure)
        1894 OS 86 Prélude à l'Après-midi d'un faune (para a tarde de um fauno), solo de Fl
        1908 S 113
Children's Corner p/ Pn, tbém em versão de Paterson p/ 2 Cl, 2 Fg e 2 Tra e p/ orq. de André Caplet
Delibes Clement Philibert Léo 1815-1910 R        
        1870 OS ? Valsa (Waltz) do balê Coppelia
        1883 SVO ? Flower Duet (Dueto das Flores) da ópera Lakmé p/ soprano, contralto e orq.
Dvorak Antonin 1841-1904 R        
        1890 MC 87 4t No. 2 p/ pn, Vl, Vla e Vlc em mi b M
        1893 OS 95 Sinf. No. 9 Do Novo Mundo (New World) em mi m (composição mais popular do autor)
        1895 SO 104 Conc. p/ Vlc em si m
Elgar Edward 1857-1934   1907-
1930
OS 39 Pomp and Circumstance, 4 marchas, a mais conhecida é a No. 1, em ré M
Falla Manuel de 1876-1946 R 1915 OS   Danza ritual del Fuego (Ritual Fire Dance) do ballet El Amor Brujo, p/ orq.
Ferde Grofé   1892-1972 R 1931 OS   Suíte Grand Canion
Fobbes Robert 1939 C 1985 SO   Fatasia sobre a Flauta Mágica de Mozart, p/ Fl e orq.
Há gravação no Spotify, vale a pena cadastrar-se
Gershwin George 1898-1937 M 1924 SO   Rhapsody in Blue p/ pn e orq. (a obra mais famosa do autor), orquestração de Ferde Grofé
Glinka Mikhail 1804-1857 R 1837
-42
OS   Overture (abertura) da ópera Ruslan e Lyudmila
Gluck Christoph Willibald 1714-1787 B       Em Opus, o índice Wq (Wotquenne)
        1762 SO 30 Dance of the Blessed Spirits (dos Espíritos Abençoados), da ópr. Orfeo ed Euridice p/ Fl e orq.
Gottshalk Louis
Moreau
1829-1869 R        
        1858   31 Souvenir de Puerto Ruico p/ 5t de sopros (metais)
        1869 SO 69 Fantasy on the Brazilian National Anthem (Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Brasileiro) p/ Pn e orq.
Granados Henrique 1867-1916 R        
        1890 S 68 Spanish Dance No. 2 "Oriental" p/ Pn em ré m
        1894 MC 49 5t p/ Pn e cordas em sol m
Grieg Edvard 1843-1907 R        
        1868 SO 16 Conc. p/ Pn e orq. em lá m [1]
        1875 OS 46 Suite Peer Gynt No. 1 [1]
Guarnieri Mozart Camargo 1907-1993 M 1959 S ? Ponteio No. 45 "Com Alegria"
Guerra Peixe César 1914-1993 M 1972 C ? Série Xavante
Händel Georg Friedrich 1685-1759 B       No opus o índice HWV
        1717 OS 348* *-350; suíte Water Music
        1741 CO 56 Halleluja, do oratório O Messias
        1749 OS 351 Music for the Royal Fireworks (fogos de artifício)
Haydn Franz
Joseph
1732-1809 C       Em Opus, o índice H (Hoboken)
        1765 SO VIIb1 Conc. p/ Vlc e orq. em dó M
        1795 MC XV29 Trio No. 45 em mi b M p/ Vl, Vlc e Pn
        1796 SO VIIe1 Conc. p/ Tr e orq. em mi b M
Kern Jerome 1885-1945 R 1927 SVO ? Ol' Man River, do musical Show Boat
Khatchaturian Aram 1903-1978 M        
        1939 OS ? Dança do Sabre (Sabre Dance) da suite de balê Gayaneh
        1940 SO ? Conc. p/ Vl em ré m; há versão para Fl transcr. Rampal
        1956 MC ? Cena de Amor (Love Scene) do ballet Spartacus e Phrygia p/ orq., redução para fl e pn
Krawczyk
Franck 1969-         Transcrição do Inverno das 4 Estações de Vivaldi, para coro e orq. de cordas
Kraus Joseph Martin 1756-1792 C       No Opus, o índice VB; denominado "O Mozart Sueco"
        1783 OS 141 Sinfonia em mi m
Krommer Franz 1759-1831 C 1802 SO 35 Conc. p/ 2 Cl e orq.
Levy Alexandre 1865-1892 R 1890 OS   Suite Brasileira p/ orq., especialmente a 4a. parte, Samba
Liszt Franz 1811-1886 R       No opus, o índice S (Searley)
        1851 S 141 La Campanella p/ Pn em sol # m, sobre tema de Paganini
Lorenzo
Fernandez
Oscar 1897-1948 R 1930 OS ? Batuque, final de Reisado do Patoreio
Massenet Jules 1842-1912 R 1894 SO ? Meditation, da opr. Thais, p/ Vl o orq.
Marcello Alessandro
Ignazio
1673-1747 B 1717 SO ? Adagio do conc. p/ Ob e orq. de cordas em ré m
Mendelssohn Felix M Bartholdy 1809-1847 R        
        1822 SO 64 Conc. p/ Vl e orq. em mi m
        1825 OC 20 8t p/ cordas em mi b M
        1833 OS 90 Sinf. No. 4 Italiana em lá M
Morton
Gould
  1913-1996 R 1959 OC ? The Gospel Train - Old Time Religion; comparar com o Trenzinho Caipira do Villa Lobos
Mozart Wolfgang Amadeus 1756-1791 C       No lugar do opus, índice KV (Köchel Verzeichnis)
        1769 COS 65* *61a Missa Brevis em dó m (aos 13 anos!)
        1774 SO 191* /186e conc. p/ Fg em si b M
        1775 SO 219 Conc. No. 5 p/ Vl em lá M, The Turkish (O Turco)
        1776 MC 251 Divertimento No. 11 "Nannerl Septet" p. sopros e 4t de cordas em ré M
        1777 MC 213 Divertimento em fá M, p/ 2 Ob, 2 Fg e 2 Tra
        1778 SO 299* */297c Conc. p/ Fl, harpa e orq. em dó M
        1778 SO 313* /285c conc. p/ Flauta No. 1, em sol M, K
        1781 SO 371 Rondó p/ trompra e orq. em mi b M
        1783? S 331 Sonata p/ pn lá M, especialmente o rondó "Alla turca"
        1785 SO 466 Conc. p/ pn e orq. No. 20 em ré m
        1787 OC 525 Uma Serenata Noturna (Eine kleine Nachtmusik),
        1788 OS 550 Sinfonia No. 40, K 550 especialmente o primeiro movimento (a sinf. mais popular do autor)
        1789 MC 581 5t p/ Cl e cordas, em lá maior
        1791 COS 620 Ópera A Flauta Mágica (The Magic Flute, Die Zuberflöte); (ler o enredo antes; o ideal é seguir o libreto – especial para quem acha que não gosta de ópera!)
        1773-
1791
SO   Conc. p/ Tra, No. 1 em ré m M K412, No. 2 em mi b, K417, No. 3 em mi b M K447, No. 4 em mi b M K495.
        1791 SO 622 Conc. p/ Cl em lá M
Mussorgski Modest Pietrovich 1839-1831 R 1874 S, OS ? Quadros de Uma Exposição (Pictures at an Exhibition), orig. p/ Pn e a fantástica orquestração de Maurice Ravel (1922); ler primeiro o que está sendo representado; é a composição mais popular do autor
Nováchek Ottokar 1866-1900 R 1895 S ? Perpetuum Mobile p/ Vl em ré menor
Offenbach Jacques   R 1880 SVO ? Barcarolle (canção de barqueiro), da opr. fantástica Tales of Hoffman, para soprano, contralto e orq.
Orff Carl 1895-1982 R 1936 COS ? Carmina Burana (há duas versões do autor, uma com orq. e outra apenas com 2 pianos e percussão) especialmente o 1o. mov, O Fortuna
Pachelbel Johann 1653-1706 B       Índice PWC no Opus
        1680? OC 37 Canon em ré M, original p/ 3 Vl e baixo contínuo; há várias instrumentações
Paganini Nicolò 1782-1840 R        
        1817 S ? Caprice No. 24 em la m p/Vl
        1826 SO 7 Conc. No. 2 p/ Vl e orq em si m; o 3o mov. é o Rondó La Campanella
        ? SO 11 Moto Perpetuo p/ Vl e orq.
Paul * Dukas *Abraham 1865-1935 R 1897 OS ? The Sorcerer's Apprentice (O Aprendiz de Feiticeiro) (ler a história), em fá m, baseado em poma de Goethe (1797)
(Paulinho) * Nogueira * Paulo Artur Mendes Pupo 1927-2003 M   S   Bachianinhas Nos. 1 e 2 p/ Vlo
Patápio Silva   1880-1907 M 1905 3   Margarida, mazurca p/ Fl e Pn (há gravação com ele próprio)
      M   4   Primeiro Amor, valsa p/ Fl e Pn
Ponchielli Amilcare 1834-1886 R 1876 OS 9 Dance of the Hours, do 3o. ato, cena 2, balê da ópea La Gioconda
Popper David 1843-1913 R 1894 MC 68 Hungarian Rhapsody p/ Vlc e Pn
Prokofieff Sergei Sergeievich 1891-1953 M        
        1917 OS 25 Sinfonia No. 1 Clássica em ré M
        1936 SVO 67 Pedro e o Lobo (Peter and the wolf) p/ narrador e orq. – ótima p/ crianças, mostrando os sons dos vários instrumentos, associados a animais
Praetorius Michael 1571-1621 N 1612 OC
-
Terpsichore, coleção de danças da alta Idade Média
Puccini Giacomo 1858-1924 R 1924 SVO ? Nessun Dorma (Ninguém Durma), ária para tenor, coro e orq., da ópera Turandot
Purcell Henry 1659-1695 B 1700 SO ? Trumpet Voluntary p/ no Tr e orq., aparentemente de Jeremiah Clarke, (ver o video com Maurice André)
Rachmaninoff Sergei Vassilievich 1873-1943 R        
        1901 SO 18 Conc. p/ Pn No. 2 em dó m
        1915 OS 34,14 Vocalise (orig. era uma canção sem palavras para soprano ou tenor e Pn; a versão para orq. foi feita pelo autor e também por outros; há várias versões para instrumentos solo)
        1934 SO 43 Rhapsody p/ Pn e orq. em la m sobre um tema de Paganini
Ravel Maurice 1875–1937 I        
        1910 OS ? Pavane pour une infante défunte; orig. p/ Pn de 1899
        1928 OS ? Bolero (a primeira música minimalista)
Rimsky-
Korsakov
Nikolai 1844-1908 R        
        1887 OS 34 Capricho Espanhol
        1888 OS 35 Scheherazade, suíte sinfônica (obra mais popular)
          MC ? 5t p/ Pn e sopros em si b M, op. póstumo
Rossini Gioacchino 1792-1868 R        
        1804 MC ? Sonata a quattro, p/ 4t de cordas; é de 1823 a versão para 4t
        1816 OS ? Sinfonia (abertura, ouverture) da ópera La Gazzetta
        1816 OS ? Sinfonia (abertura) e Figaro's aria da ópera Il Barbieri de Seviglia
        1817 OS ? Sinfonia (abertura) da ópera La Gazza Ladra
        1819 SO ? Introduction, Theme and Variations p/ Cl e orq. em do M
Saint-Säens Camille 1835-1921 R        
        1863 SO 28 Introduction et Rondo Capriccioso p/ Vl e orq. em la m (há gravações com acompanhamento de piano)
        1874 OS 40 Danse Macabre, poema sinfônico em sol m
        1886 SO ? Le Carnaval des Animaux p/ 2 Pn e orq.; acompanhar pelos títulos dos movimentos
Santoro Cláudio
Franco de Sá
1919-1989 M 1953 OC ? Ponteio p. orq. cordas
Salieri Antonio 1750-1825 C 1774 SO ? Conc. p. Fl, Ob e orq. de cordas
Sarasate Pablo de 1844-1908 R 1878 SO 20 Árias ciganas (Gypsy Airs, Zigeunerweisen) p/ Vl e orq.
        1882 SO 25 Carmen Fantasy p/ Vl e orq.
Satie Eric 1866-1925 I 1888 S   Gymnopédie No. 1 p/ Pn
Schubert Franz 1797-1828 R       No opus está o índice D (Deutsch Verzeichnis)
        1814 OS 125 Symphony No. 2 em si b M
        1818 S 733 Marche militaire op. 51 No. 1 em dó M p/ Pn a 4 mãos
        1819 MC 667 A Truta (Die Forelle), 5t de cordas em lá M Op. 114
        1822 OS 759 Symphony No. 8, Inacabada (Unfinished)
        1827 MC 898 Trio p/ Vl, Vlc e Pn em si b M
Schumann Robert 1810-1856 R        
        1838 S 15 Sonhos (Träumerei) p/ Pn, No. 7 de Cenas Infantis (Kindesrzenen)
        1842 MC 44 5t para Pn e 4t de cordas em mi b m
        1847 OS 61 Scherzo (Allegro Vivace) da sinf. No. 2 em dó M
Scotto Vincent 1874-1952 R 1906 SO   La petite Tonkinoise p/ voz e orq.
Shostakovich Dmitri Dmitrievich 1906-1975 M   MC ? 4 Valsas (Waltzes) para Fl, Cl e pn
        1938 OS   Suite para Jazz Orchestra No. 2
Smetana Bedrich 1824-1884 R 1874 OS ? Poema sinfônico O Rio Moldava (Moldau, Vtalva) em mi m – o tema principal foi usado na Haticva (Esperança), hino nacional de Israel
Stamitz Carl Phillip 1745-1801 C        
        1777 MC ? Octeto No. 1 p/ sopros em si b M
        ? SO 1 Conc. No. 5 p/ Vla e orq. em ré M
        ? MC 14,1 Trio in sol M p/ 2 Fl e Vlc
Strauss * Johann *Fo. 1825-1899 R       Chamado "O Rei da Valsa"; em Opus o índice IJS
        1869 OS 335 Pizzicato Polka
        1874 COS 481 Ópera O Morcego (Die Fledermaus), acompanhar o libreto (para quem acha que não gosta de ópera)
Tchaikosvsky Piotr Ilich 1840-1893 R        
        1974 SO 23 Concerto No. 1 p/ Pn em si b m
        1880 OS 45 Capricho (Capriccio) Italiano
        1880 OS 49 Abertura (Ouverture) 1812 em mi b M com canhões
        1880 OC 48 Serenata em dó M p/ orq. de cordas
        1892 OC 70 6t para cordas em mi b M "Souvenir de Florence"
Telemann Georg
Phillip
1681-1767 B       No Opus, o índice TWV (Telemann-Werke-Verzeichnis)
        1721 SO 52e1 Conc. p/ Fl transversal, Fl doce contralto e orq. cordas em mi m
        1721 SO 51g9 Conc. p/ Vla e orq. de cordas em sol M
        1735 S 40:
14-25
Fantasias No. 1 p/ Vl
Verdi Giuseppe 1813-1901 R        
        1853 OS   Prelúdio do 1º ato da ópera La Traviatta
        1853 CO   Anvil Chorus (Coro di Zingari, dos Ciganos), da ópera Il Trovattore, c/orq.
Villa Lobos Heitor 1887-1959 M       No Opus, índice W
        1917 OS 133 Uirapuru (composta para dança)
        1918 S 140 A Prole do Bebê I p/ Pn
        1920
1921
S
OS

166
168

A lenda do caboclo p/ Pn
Idem, p/ orq.
        1928 S 161 Choro No. 1 p/ Vlo
        1926 S 246 Cirandas Brasileiras p/ Pn
        1928 S 20 Suíte Popular Brasileira p/ Vlo
        Déc.
1930
S 277-
284
Guia Prático p/ Pn com canções e cantigas de rodas infantis, vol. 9 e os restantes
        1930 OS 247 O Trenzinho do Caipira, último mov. das Bachianas Brasileiras No. 2
        1938
1945
SVO 389-
391
Bachianas Brasileiras Nº 5, p/ soprano e orq. de 8 Vlc, movs. Ária em lá m, Martelo em Dó M
Vivaldi Antonio 1678-1741 B       Em opus, estão os índices RV
        1711 SO 356 L'estro Armonico, 12 conc. p/a orq. cordas, especialmente o No. 6 em la m p/Vl e orq.
   

 

 

  1723 SO 269,
315,
293,
297
As 4 Estações (Le quattro stagioni, The four seasons), 4 conc, p/ Vl e orq. de cordas (ler os textos do próprio compositor, descrevendo o que ele quis representar); ver a transcrição do Inverno por Franck Krawczyk p/ coro e orq.
        1728 SO 433,
439
438
Conc. p/ Fl e orq. de cordas (alguns compostos para Fl doce contralto e tocados tanto na Fl transversal quanto na doce), op. 10, especialmente os de Nos 1. (La Tempesta di Mare), 2 (La Notte, prestar atenção no nome sugestivo dos movimentos) e 3 (O Cardeal, Il Gardelino, notar como ele imita o piado)
        1742 SO 537 Conc. p/ 2 Tr e orq de cordas, em dó M
von Suppé Franz 1819-1895 R 1866 OS ? Abertura Cavalaria Ligeira (Light Cavalry Ouverture) da ópera de mesmo nome
Wagner Richerd 1813-1883 R       Em Opus, o índice WWV
        1870 OS 86B Cavalgada das Valquírias (Walkürenritt), início do 3o. ato da ópera The Valkyrie
Weber Carl Maria von 1786-1826 R       No opus estão os índices J (Jähns)
        1811 SO 114 Conc. p/ Cl e orq. No. 1 em fá m, op. 73
        1819 MC 259 Trio p/ Fl, Vl e Pn e, Sol m

Agrecimentos de colaborações

[1] Wolgang Bandel
[2] Nivaldo Laguna Ciocchi

Para completar os dados e inserir na tabela. Versão de 15/12/18

  1. Beethoven, abertura Egmont; Romance p/ Vl e orq.
  2. Variações sobre um Tema de Händel p/ orq. ?; conc. p/ Vl No. 1, conc. duplo para Vl e Vlc em lá m.
  3. Bruch, Fantasia Escocesa p/ Vl e orq. op. 50?
  4. Chopin, Noturno em do # menor (póstumo); Mazurca No. 23 op. 33a, Noturno op. 9 No. 2 p/ Pn, Prelúdios op. 28 Nos. 19 e 20 p/ Pn; Valsa op. 62 ? No. 1 p/ pn
  5. Debussy, Dança orquestrada por Ravel.
  6. Dukas, Villenelle p/ Tra e Pn
  7. Dvorak, 5t para Pn e cordas No. 2; 3o. mov. da sinfonia No. 8
  8. Hoffman, Leopold, conc. em sol M p/ Vl, Vlc e orq. cordas
  9. Kromer, Franz, Concertino p/ Fl e Ob, Czardas p/ Sax e orq.
  10. Liszt, Rapsódia´Hungara No. 2
  11. Mignone, Francisco, p/ 2 Pn (?)
  12. Darius Milhaud, o Boi no Telhado com temas brasileiros; conc. p; harmônica de boca (gaita) No. 3 op. 234
  13. Mozart, Sonata K 545, abertura da ópera La Clemenza de Tito, rondó p/ Pn em dó M, K485, Lacrimosa p/ coro, da Missa de Requiem; conc. Vl e orq. K 61 ?
  14. Nadia Boulanger, 3 peças p/ Vlc e Pn, especialmente a 3a Rápida e nervosamente ritmado
  15. Pergolesi, ? conc. p/ Fl em sol M; opereta Il Maestro de Capela; conc. p/ 2 Fl em ?
  16. Piazzola, Libertango
  17. Rossini, abertura da ópera O Senhor Bruschino" ou o Filho que não ?
  18. Saint Saëns, Bacanal da ópera Sansão e Dalila p/ orq.
  19. Schubert, sinf. No. 5, sinf. No. 8 Inacabada, sonata Arpeggione p/ Vlc e Pn
  20. Schumann, Arabesque No. 18 p/ Pn
  21. Smetana, Dança dos Comediantes da ópera A Noiva Vendida
  22. Svensen, ? Allegreto Scherzando da sinf. ?
  23. Telemann, Georg Phillip conc. p/ 3 Tr, órgão e contínuo;
  24. Tchaikovsky, Valsa da ópera Eugen Onieguin
  25. Von Suppé, Abertura Manhã, tarde e noite em Viena; abertura da ópera Bocaccio
  26. Villa Lobos, Alma Brasileira; Imaporé p/ voz; Modinha e Melodia Sentimental p/ voz; Canto do Cisne Negro p/ Vlc e Pn;   Prelúdio p/ Vlo em ré m,, As três Marias p/ ?, Bachianas No. 1 p. 8 Vlc; Chorinho p/ Vlo, Prelúdio No. 1 p/ Vlo.
  27. Vivaldi, op. 4 No. 3 p/ Vl e orq. cordas; conc. p/ alaúde e Vla.
  28. Wagner, Richard Cavalgada das Walkirias, da ópera Walküre
  29. Weber, abertura Silvano; abertura Abu Assad, abertura cncertante O senhor dos destinos ?; Jubileu com variações sobre God Save the King
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