INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA DA USP
DEPTO. DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

INFORMAÇÕES PARA OS ALUNOS DA DISCIPLINA MAC-0424 DO 1o SEMESTRE DE 2012

Prof. Valdemar W. Setzer - www.ime.usp.br/~vwsetzer (ver aí o endereço de e-mail)
Versão de 13/6/12

AVISOS AOS ALUNOS

  1. ATENÇÃO: a última aula será no dia 27/6. Depois da aula, em entrevista individual, darei a nota final para todos os que tiveram pelo menos a frequência mínima, e tiverem entregado TODOS os trabalhos, inclusive os extras devido a atrasos e os 3 relatórios de concerto, de exposição/museu e de teatro.
  2. Quem não tiver entregue TODOS os trabalhos poderá fazê-lo até o dia 31/8/12 (data precisa a confirmar), combinando previamente a entrevista.
  3. O professor está sempre disponível para conversar sobre qualquer assunto, podendo-se marcar entrevista preferivelmente nas 4as. feiras, depois das 11h00, em sua sala, A-293 ou em outro local e horário a a combinar (inclusive à noite ou fins de semana). A conversa pode ser por telefone; nesse caso, envie um e-mail (endereço no topo da home page) que receberá o número.
  4. Ver as regras da disciplina, que estão sujeitas a revisão se houver interesse por parte dos alunos..
  5. Não esqueçam de entregar em cada aula os desenhos de formas da aula anterior, que devem ter sido treinados em casa! .
  6. Lembrar que, para cada trabalho entregue atrasado, deverá ser feito um extra (ver sugestões abaixo; outros artigos podem ser usados, desde que aprovados pelo professor). O prazo para a entrega desses extras é o 31/8/12, conforma próximo item.
  7. ATENÇÃO: logo depois da última aula do semestre haverá entrevista individual com os alunos que entregarem, até essa data, TODOS os trabalhos exigidos. Nesse entrevista será dada a nota final. Os alunos que não tiverem entregue todos os trabalhos poderão fazê-lo até 31/8/12 (esta data poderá ser revisada, devido a uma viagem do porofessor programada mas ainda não confirmada) IMPRETERIVELMENTE; para essa entrega final atrasada, deverão marcar entrevista com o professor.

PRÓXIMO TRABALHO A SER ENTREGUE

Data da entrega: 27/6/12; Máquina de Turing para verificar se numa cadeia há o mesmo número de As do que de Bs. Para quem não sabe programar uma MT, veja minha palestra
www.ime.usp.br/%7Evwsetzer/apresentacoes/essencia-computadores.pps

TRABALHOS JÁ ENTREGUES

  1. 13/6/12.Artigo de Bill Joy, "Why the future does not need us" em www.wired.com/wired/archive/8.04/joy.html
  2. Artigo "O que a Internet está fazendo com nossas mentes?" Atenção: escrever numa só página, 1-2 linhas por item, quais são os tópicos mais importantes da seção "2. Resumo do livro". Em seguida, fazer o resumo estruturado do restante e comentários sobre todo o artigo. Idealmente, ler o livro do Nicholas Carr, A Geração Superficial -- o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
  3. 21/3/12. Artigo "Um antídoto contra o pensamento computacional".
  4. 18/4/12. Artigo "Data, information, knowledge and competence". Não usar a versão em português de meu site ou a do livro Meios Eletrônicos e Educação: uma Visão Alternativa, pois a versão em inglês está mais atualizada
  5. 9/5/12. Capítulo "Can computers think?" do livro de John Searle Minds, Brains and Sciencre. Copiar na Xerox do IME, no bloco B, pasta 23.

PRÓXIMOS POSSÍVES TRABALHOS

  1. V.W. Setzer, "Meios eletrônicos e educação: televisão, jogos eletrônicos e computador". Complementar com comentários de uma leitura em diagonal do artigo
    http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/efeitos-negativos-meios.html
  2. Escolher pelo menos um dos dois seguintes

POSSÍVEIS TRABALHOS ADICIONAIS PARA OS QUE ENTREGAREM TRABALHOS ATRASADOS (1 adicional para cada trabalho atrasado; a ordem abaixo é arbitrária; não valem os trabalhos que fazem parte das listas logo acima ("Próximo trabalho a entregar" e "Trabalhos ja entregues").

  1. V.W. Setzer, "Meios eletrônicos e educação: uma visão alternativa" no site de V.W.Setzer ou em seu livro de mesmo nome.
  2. Craig Holdrege, "What does it mean to be a sloth?" - disponível em www.netfuture.org/1999/Nov0399_97.html. Incluir no trabalho também a introdução "Technology and the Three-toed Sloth". Ler os comentários de Steve Talbott sobre uma observação de alguém que leu esse artigo, publicados em 2000 na revista In Context.
  3. V.W.Setzer, "O computador como instrumento de anti-arte" (ver no site www.ime.usp.br/~vwsetzer; o artigo do livro Meios Eletrônicos e Educação: uma Visão Alternativa é mais atual).
  4. V.W.Setzer, "A obsolescência do ensino", no site do item 1.
  5. V. W. Setzer, "Homens, mulheres e computadores", no site.
  6. H.Skolimowski, artigo "O tempo dos reis filósofos está chegando" na pasta 20 da xerox (ainda não foi colocado lá??).
  7. V.W.Setzer, artigo "I.A. - Inteligência artificial ou imbecilidade automatizada? As máquinas podem pensar e sentir ?" no site.
  8. J.Weizenbaum, cap. 10 de Computer Power and Human Reason, na Xerox ou copiar do livro na biblioteca do IME.
  9. V.W.Setzer, "The mission of technology", no site.
  10. V.W.Setzer, "Os riscos dos jogos eletrônicos para as idades infantil e juvenil". Ver no site ou no livro Meios Eletrônicos e Educação: uma Visão Alternativa.
  11. V.W.Setzer, "O computador como instrumento do cientificismo", no site ou na xerox.
  12. V.W.Setzer, "Um antídoto contra o pensamento computacional" no site.
  13. V.W.Setzer, "Ciência, religião e espiritualidade", no site.
  14. V.W.Setzer, "O que a Internet está fazendo com nossas mentes?", no site.

    Outros trabalhos podem ser propostos pelo aluno, mas devem ser aprovados pelo professor (encaminhar a ele uma cópia impressa).

OUTROS TRABALHOS OBRIGATÓRIOS (não é preciso fazer resumo e comentários separados, mas fica sempre mais claro)

  1. Relatório sobre visita a uma exposição de arte ou museu (pode ser a do MASP)
  2. Relatório sobre um concerto de música erudita, preferivelmente orquestra, para os que não costumam ir a concertos; sugestões, pela ordem de prioridade: OSESP, Sinfônica Municipal (no Teatro Municipal), Orquestra Experimental de Repertório, OSUSP.
  3. Relatório sobre uma peça de teatro ou musical.

SUGESTÃO DE MÚSICAS CLÁSSICAS (TÓPICO A SER TRATADO EM ALGUMA AULA)

Ver http://www.ime.usp.br/~vwsetzer/musica-classica.html


Acione aqui para a descrição da disciplina.

Acione aqui para as regras da disciplina (atenção: mudadas em 25/2/10)


(Vários tópicos da disciplina, deixados como comentários em html para a próxima vez que for oferecida)