BANCOS DE DADOS:
APRENDA O QUE SÃO, MELHORE SEU CONHECIMENTO, CONSTRUA OS SEUS

Valdemar W. Setzer e Flávio Soares Corrêa da Silva
São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2005

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES
Versão de 8/7/05

Seção 2.13, pg. 50. E2.13-C1. Construa um diagrama ER para representar alguns dados de uma faculdade, como se segue. Essa faculdade oferece certos cursos, compostos por disciplinas; uma disciplina pode ser oferecida para vários cursos. Cada disciplina pode ter outras como pré-requisitos seriais ou paralelos. Os alunos, como na USP, só podem matricular-se em um único curso. Em cada semestre, os alunos matriculam-se nas disciplinas do seu curso, que são todas divididas em turmas; havendo poucos matriculados em uma certa disciplina, ela terá uma turma única. Professores podem ministrar várias disciplinas, sendo também atribuídos a turmas específicas. Coloque as multiplicidades e totalidades adequadas em cada relacionamento, bem como atributos para se poder fazer listas de presença e de notas, bem como históricos escolares, onde deve constar com que professor um aluno fez qual disciplina.

Seção 2.15, pg. 60. E2.15-C1. No exercício E12.3-C1, em lugar de relacionar diretamente os conjuntos de entidades Professores com Turmas e Alunos com Turmas, poder-se-iam fazer agregações dos relacionamentos entre os conjuntos de entidades Professores e Disciplinas e entre Alunos e Disciplinas, relacionando-se essas agregações com Turmas. Construa esse diagrama ER. Qual diagrama seria preferível, esse ou o do E2.13-C1?


Para mais detalhes sobre o livro, veja-se

http://www.ime.usp.br/~vwsetzer