Aula 02 - MAE0111

Última atualização: quinta-feira, 28 de março de 2024

O que significa algo ser “aleatório”?

  1. que depende das circunstâncias, do acaso; casual, fortuito, contingente.
  2. (física) referente a fenômenos físicos para os quais as variáveis tomam valores segundo uma determinada lei de probabilidade (p.ex., o movimento browniano).

Um experimento em que o resultado não é previsível com antecedência é chamado de experimento aleatório. Um experimento aleatório pode ser caracterizado da seguinte forma:
1. É possível descrever o conjunto de todos os resultados possíveis (chamado espaço amostral do experimento aleatório).
2. Não é possível prever o resultado com certeza.
3. É possível associar cada resultado possível a uma probabilidade de ocorrência.


O que é Probabilidade?

  1. perspectiva favorável de que algo venha a ocorrer; possibilidade, chance. “há pouca probabilidade de chuva”
  2. grau de segurança com que se pode esperar a realização de um evento, determinado pela frequência relativa dos eventos do mesmo tipo numa série de tentativas.

Podemos definir a probabilidade de um evento usando as frequências relativas ou por meio de uma abordagem axiomática.

Na primeira abordagem, supomos que um experimento aleatório é repetido muitas vezes nas mesmas condições. Para cada evento \(A\) definido no espaço amostral \(\Omega\), definimos \(n_A\) como o número de vezes que o evento \(A\) ocorreu durante as primeiras \(n\) repetições do experimento. Neste caso, a probabilidade do evento \(A\), denotada por \(P(A)\), é definido por: \[P(A) = \lim_{n\rightarrow\infty} \frac{n_A}{n}~,\]

o que significa que \(P(A)\) é definido como o limite relativo ao número de vezes que o evento \(A\) ocorreu relativo ao número total de repetições.

Na segunda abordagem, para cada evento \(A\), aceitamos que existe uma probabilidade de \(A\), \(P(A)\), satisfazendo os três axiomas a seguir:
1. \(0\leq P(A)\leq 1\),
2. \(P(\Omega)=1\),
3. Para cada sequência de eventos mutuamente exclusivos \(A_1,A_2,\ldots\) (isto é, eventos tais que \(A_i \cap A_j = \emptyset\) se \(i \neq j\)): \[ P\left(\bigcup_{i=1}^{\infty} A_i\right) = \sum_{i=1}^{\infty} P(Ai)~.\]


Interpretações de Probabilidade

\(~\)

\(~\)


Comentários sobre Probabilidade e Aleatoriedade


O que é Estatística?

  1. ramo da matemática que trata da coleta, da análise, da interpretação e da apresentação de massas de dados numéricos.
  2. qualquer coleta de dados quantitativos.

A palavra estatística, derivada do latim, refere-se à noção de estado (status): “que é relativo ao estado”. Os governos têm uma grande necessidade de contar e medir numerosos eventos e atividades, como mudanças demográficas, nascimentos, tendências de imigração e emigração, mudanças nas taxas de emprego, negócios, etc.

Nessa perspectiva, o termo “estatística” é usado para indicar um conjunto de dados disponíveis sobre um determinado fenômeno (por exemplo, estatísticas de desemprego).

No sentido mais moderno e preciso da palavra, “estatística” é considerada uma disciplina que se preocupa com dados quantitativos. É constituído por um conjunto de técnicas de obtenção de conhecimento a partir de dados incompletos, de um rigoroso sistema científico de gestão de coleta de dados, da sua organização, análise e interpretação, quando é possível apresentá-los de forma numérica.

Numa população de indivíduos, pode ser de interesse saber, em termos de teoria estatística, se um determinado indivíduo tem carro ou se fuma. Por outro lado, também pode ser de interesse saber quantos indivíduos têm automóvel e são fumantes, e se existe relação entre possuir automóvel e hábitos de tabagismo na população estudada.

Gostaríamos de conhecer as características da população globalmente, sem nos preocuparmos com cada pessoa ou cada objeto da população.

Distinguimos dois subconjuntos de técnicas: (1) aquelas que envolvem estatísticas descritivas e (2) aquelas que envolvem estatísticas inferenciais. O objetivo essencial da estatística descritiva é representar a informação em um formato compreensível e útil. A estatística inferencial, por outro lado, visa facilitar a generalização dessas informações ou, mais especificamente, fazer inferências (relativas a populações) com base em amostras dessas populações.

“The Statistician is the Wizard who makes”scientific” statements about invisible states and quantities. However, contrary to the real wishes (or witches), he attaches uncertainties to his statements.”


Comentários sobre Estatística


Método Científico

  1. Formulação de uma questão, teoria ou hipótese.
  2. Coleta de informações: planejamento de um experimento para obtenção de dados ou apenas a observação de um fenômeno ou variáveis de interesse.
  3. Conclusões (por vezes, parciais) baseadas nos dados obtidos anteriormente.
  4. Se necessário, repetir (2) e (3) ou formular novas hipóteses.

População X Amostra, Probabilidade X Estatística



Estatística Descritiva

Inferência Estatística

Aprendizado Estatístico