___________________________________________________________________________________

Tarefa de MAP0125 _______________________________________________________________________________________________

Para fazer os exercícios desta lista vocês devem baixar do site

http://www.ime.usp.br/~tonelli/numerico/exemplos/ as funções

1. Use as funções gauss_elim.sci e pivota1.sci do site e escreva uma nova função do SCILAB que receba como parâmetros uma matriz quadrada A e um vetor coluna b e retorne como saída um vetor coluna que satisfaça a equação A.x = b.

2. O que faz a função newton1.sci? Quais são os parâmetros de entrada e quais os resultados de saída? Modifique esta função para que ela receba como parâmetros a função f, o chute inicial x0 e um número inteiro n que é o numero de iterações do método de Newton e cuja resposta seja a aproximação da raiz com o número de iterações dados e uma avaliação da precisão desta aproximação.

3. Repita o exercício anterior com a função bissec1.sci

Observação: Para escrever um programa no SCILAB usamos o editor de textos scipad() e editamos ou um script ou uma função. O script é apenas uma sequência de comandos em SCILAB que é carregada e executada sem receber parametros. Os programas que são scripts são arquivos com a terminação .sce. Por exemplo, tutgeo1.sce é um script. A função também é um arquivo de programa só que especial pois a função só é executada quando fornecemos os parâmetros (ou entradas da função). Depois de executada a função produz um resultado (ou saída da função) que pode ser armazenado numa variável. Para escrever uma função devemos editar um arquivo cuja terminação será .sci. Este arquivo começa definindo uma função, portanto com o comando function e termina com endfunction. O nome da função deve coincidir com o nome do arquivo. Por exemplo, para defininir a função newton2(). Edito o arquivo newton2.sci que deve começar como function <saida>= newton2(<parametros>), e terminar com endfunction. Os programas que voces pegaram no site são exemplos de funções. Para carregar, e usar, uma função que a gente definiu no SCILAB use o comando getf(). Por exemplo, getf("newton2.sci").