A avaliação em 1998 (do biênio 96-97) será feita por programa de pós-graduação e não por curso. Não haverá mais conceitos separados, um para o mestrado e outro para o doutorado. Os cursos de mestrado e doutorado no mesmo programa de pós-graduação terão uma única avaliação e um único conceito.
A decisão da avaliação única para cada programa ja está tomada e não está em discussão. Entretanto, todos os detalhes da forma de avaliar no novo esquema estão em aberto. Em particular, será necessário recalibrar os critérios.
A grande área de Ciências Exatas e da Terra à qual pertence a área de Computação ficou de reunir as sugestões das áreas e levar uma posição da grande área das Exatas e da Terra para a CAPES.
Espera-se que os seguintes tópicos sejam discutidos na próxima reunião do CTC da CAPES que será realizada no dia 18 de novembro p.f.:
Se as mudanças forem muito grandes, existe a possibilidade de adiar todo o processo de avaliação para o segundo semestre de 1998. Existe ainda uma possibilidade de que a partir da próxima, a avaliação seja feita com intervalos maiores (de 3 em 3 anos).
Universidade de São Paulo Instituto de Matemática e Estatística Departamento de Ciência da Computação Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária 05508-900 São Paulo, SP, Brasil |