Classificação da Computação

Como resultado de um trabalho conjunto, a Coordenação de Ciência da Computação da CAPES e o Comitê Assessor de Ciência da Computação do CNPq elaboraram uma nova proposta de nome e de classificação para a área. O novo nome é Computação (omitida a palavra Ciência); a classificação está indicada a seguir.

1. Matemática Computacional • Algoritmos Numéricos

• Combinatória e Grafos

• Computação Simbólica

• Otimização

2. Sistemas Digitais • Circuitos Combinacionais e Seqüenciais

• Circuitos Integrados

• Entrada/Saída e Comunicação de Dados

• Microprocessadores

• Projeto de Sistemas Digitais Assistido por Computador 3. Computação Básica

• Algoritmos

• Arquitetura e Organização de Computadores

• Computação Paralela

• Estruturas e Armazenamento de Dados

• Linguagens de Programação

• Métodos Formais

• Modelagem e Análise de Sistemas de Computação

• Modelos de Computação

• Técnicas de Programação

• Teoria da Informação

4. Tecnologias e Sistemas de Computação • Bancos de Dados

• Computação Gráfica e Modelagem Geométrica

• Segurança de Dados

• Engenharia de Software

• Hipermedia

• Inteligência Artificial

• Interfaces com Usuário

• Redes de Computadores

• Redes Neurais

• Sistemas Distribuídos

• Sistemas Operacionais

• Tolerância a Falhas 5. Aplicações

• Artes

• Automação e Controle

• Ciências Biológicas

• Ciências da Saúde

• Ciências Exatas

• Ciências Humanas

• Ciências Sociais

• Editoração Eletrônica

• Engenharia

• Geoprocessamento

• Processamento de Linguagens Naturais

• Processamento de Imagens

• Processamento de Sinais

• Reconhecimento de Padrões

• Robótica

• Simulação e Modelagem

• Sistemas de Informação

• Trabalho Cooperativo

• Visão Computacional

6. Computadores e Sociedade • Aspectos Legais da Computação

• Aspectos Profissionais da Computação

• Aspectos Sócio-Econômicos da Computação • Computadores na Educação

• Educação em Computação

• História da Computação

• Indústria da Computação

Atualizado em 8 de setembro de 1997