MINI CURSOS Carga Horária de cada mini curso: 6 horas TÍTULO: Funções e Modelagem PROFESSORES: Profa. Cláudia Cueva Cândido e Profa. Roseli Fernandez RESUMO: O objetivo do curso é enfatizar a importância das funções no estudo das situações que aparecem no cotidiano. Através de atividades serão discutidas as várias representações das funções, suas propriedades e seus gráficos. Será abordada a construção de novas funções a partir de antigas e a relação entre seus gráficos. PUBLICO ALVO: alunos de graduação e professores de Ensino Fundamental e Médio PRÉ REQUISITOS: não há
TÍTULO: Equações Algébricas: uma abordagem histórica PROFESSORA: Profa Heloisa D. Borsari RESUMO: Apresentar, em linhas gerais, o desenvolvimento histórico da teoria de resolução das equações algébricas, com destaque para a dedução das fórmulas de resolução das equações de graus 3 e 4. PÚBLICO ALVO: Professores de Ensino Fundamental (5ª a 8ª) e Médio e alunos de Licenciatura. PRÉ-REQUISITOS: Não há
TÍTULO: Matemática e Finanças PROFESSOR: Prof. Claudio Possani RESUMO: Apresentar ao aluno as idéias básicas de Modelagem Matemática aplicadas a Finanças. Como um problema concreto , ligado à área de Finanças pode ser formulado em termos Matemáticos, equacionado , resolvido (pelo menos uma versão simplificada), e interpretado no contexto adequado. PÚBLICO ALVO: alunos de Graduação e Professores de Ensino Médio na área de Matemática. PRÉ-REQUISITOS: noções básicas de Cálculo Diferencial e Integral
TÍTULO: Um
passeio pelas geometrias não euclidianas
OFICINAS Carga Horária de cada oficina: 4 horas TÍTULO: Explorando funções com o computador. PROFESSORA: Profa. Vera Guisti RESUMO: Explorar funções por meio de atividades abertas, usando como ferramenta um programa com características dinâmicas. PÚBLICO ALVO: Professores de Matemática da rede pública do Estado de São Paulo e alunos de Licenciatura em Matemática. PRÉ REQUISITOS: ter alguma prática de uso do computador.
TÍTULO : Estatística Para Todos PROFESSORA: Profa. Lisbeth Cordani RESUMO: 1. O papel da Estatística na sociedade 2. Discussão sobre incerteza e variabilidade - exemplos práticos 3. Quantos peixes há no lago? Uma proposta de estimação. 4. Sugestões de projetos a serem desenvolvidos em sala de aula - tratamento de dados PÚBLICO ALVO: professores Ensino Fundamental/Médio PRÉ REQUISITOS: não há
TÍTULO: Introdução à Geometria Hiperbólica com o auxílio do Cabri-géomètre PROFESSOR: Prof. Vincenzo Bongiovani RESUMO: O objetivo da oficina é construir, com o software Cabri-géomètre, alguns objetos geométricos hiperbólicos. Trabalharemos com o modelo do disco Poincaré. Além disso, pretendemos levar os participantes a fazer a passagem do modelo do disco de Poincaré para o modelo do semi-plano de Poincaré. Essa passagem é realizada graças à gestão dos pontos no infinito do software Cabri. PÚBLICO ALVO: alunos da raduação da Licenciatura em Matemática e professores de Matemática do Ensino Médio. PRÉ REQUISITOS: familiaridade com o software Cabri-géomètre
TÍTULO A Geometria das Dobraduras PROFESSORA: Profa. Maria Elisa Galvão RESUMO: As dobraduras podem ser utilizadas de várias maneiras como um recurso interessante para a exploração das propriedades geométricas das figuras planas e espaciais. A construção de vários exemplos e sua análise detalhada nos trarão algumas sugestões para bem aproveitar essa alternativa de trabalho no ensino da Geometria. PÚBLICO ALVO Professores/ alunos de Licenciatura em Matemática PRÉ REQUISITOS Geometria Euclidiana
TÍTULO: Discutindo comportamentos de números e formas em ambiente computacional PROFESSORA: Profa. Ana Paula Jahn RESUMO: Esta oficina tem por objetivo discutir o papel do computador em determinadas atividades matemáticas, focando as relações entre experimentação e formalização na aprendizagem da Matemática. Para tanto, serão propostas atividades envolvendo: 1) números e noções de divisibilidade, que devem ser desenvolvidas com o auxílio do Excel; 2) formas, em particular, quadriláteros a serem construídos utilizando o Cabri-géomètre e a linguagem LOGO. PÚBLICO ALVO: Público alvo: graduandos dos cursos de Licenciatura em Matemática; professores de Matemática do Ensino Fundamental e Médio. PRÉ REQUISITOS: familiaridade com funções básicas do Excel e do Cabri-géomètre.
|