Faculdade
Tecnológica de Carapicuíba
Tecnologia em Logística – Ênfase em Transportes
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Cronograma 1º Semestre – 2006 |
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Matemática |
Estatística |
Financeira |
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Semana |
Matutino |
Noturno |
Matutino |
Noturno |
Matutino |
Noturno |
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Tópico |
Data |
Tópico |
Data |
Tópico |
Data |
Tópico |
Data |
Tópico |
Data |
Tópico |
Data |
|
1ª. |
AD |
07/02 |
AP |
09/02 |
PD |
07/02 |
PD |
09/02 |
AP |
09/02 |
AD |
05/02 |
2ª. |
1.1 |
14/02 |
1.1 |
16/02 |
2.1 |
14/02 |
2.1 |
16/02 |
1.1 |
16/02 |
1.1 |
12/02 |
3ª. |
1.1-1.2 |
28/02 |
1.1-1.2 |
23/02 |
2.1 |
28/02 |
2.1 |
23/02 |
3.1 |
23/02 |
3.1 |
26/02 |
4ª. |
1.2 |
07/03 |
1.2 |
02/03 |
2.2 |
07/03 |
2.3 |
02/03 |
2.2 |
02/03 |
2.2 |
05/03 |
5ª. |
1.2 - 1.3 |
14/03 |
1.2 - 1.3 |
09/03 |
2.1 |
14/03 |
2.1 |
09/03 |
3.2 |
09/03 |
3.2 |
12/03 |
6ª. |
1.3 |
21/03 |
1.3 |
16/03 |
2.4-2.5 |
21/03 |
2.4-2.5 |
16/03 |
3.2 |
16/03 |
3.2 |
19/03 |
7ª. |
P1 |
28/03 |
P1 |
23/03 |
2.6 |
28/03 |
2.6 |
23/03 |
3.3 |
23/03 |
3.3 |
26/03 |
8ª. |
1.4 |
04/04 |
1.4 |
30/03 |
2.6-2.7 |
04/04 |
2.6-2.7 |
30/03 |
3.4 |
30/03 |
3.4 |
02/04 |
9ª. |
1.4 - 1.5 |
11/04 |
1.4 - 1.5 |
13/04 |
2.8 |
11/04 |
2.8 |
13/04 |
3.5 |
13/04 |
3.5 |
09/04 |
10ª. |
1.6 |
18/04 |
1.6 |
20/04 |
2.8 |
18/04 |
2.8 |
20/04 |
P1 |
20/04 |
P1 |
16/04 |
11ª. |
1.6 |
25/04 |
1.6 |
27/04 |
P1 |
25/04 |
P1 |
27/04 |
3.6 |
27/04 |
3.6 |
23/04 |
12ª. |
1.7 |
02/05 |
1.7 |
04/05 |
2.6 |
02/05 |
2.6 |
04/05 |
3.6 |
04/05 |
3.6 |
07/05 |
13ª. |
1.7 |
09/05 |
1.7 |
11/05 |
2.6 |
09/05 |
2.6 |
11/05 |
3.7 |
11/05 |
3.7 |
14/05 |
14ª. |
1.7-1.8 |
16/05 |
1.7-1.8 |
18/05 |
2.7 |
16/05 |
2.7 |
18/05 |
3.7 |
18/05 |
3.7 |
21/05 |
15ª. |
1.8-1.9 |
23/05 |
1.8-1.9 |
25/05 |
2.8 |
23/05 |
2.8 |
25/05 |
3.8 |
25/05 |
3.8 |
28/05 |
16ª. |
1.9 |
30/05 |
1.9 |
01/06 |
2.8-2.9 |
30/05 |
2.8-2.9 |
01/06 |
3.9 |
01/06 |
3.9 |
04/06 |
17ª. |
1.9 |
06/06 |
P2 |
15/06 |
P2 |
06/06 |
P2 |
15/06 |
P2 |
15/06 |
P2 |
11/06 |
18ª. |
P2 |
13/06 |
PS |
22/06 |
PS |
13/06 |
PS |
22/06 |
PS |
22/06 |
PS |
18/06 |
19ª. |
PS |
20/06 |
- |
- |
- |
20/06 |
- |
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- |
- |
- |
AP - Apresentação da Disciplina;
PD - Prova de Diagnóstico;
AP - Apresentação da Proposta de revisão e reforço;
P1 - 1ª Prova;
P2 - 2ª Prova;
PS - Prova Substitutiva;
Matemática
1.1 - Teoria dos Conjuntos;
1.2 - Função do 1º e 2º Graus, gráficos;
1.3 - Composição de Funções;
1.4 - Inequações Duplas, Produto e Quociente de Inequações;
1.5 - Condições de Existência de uma inequação;
1.6 - Sistema de Inequações;
1.7 - Álgebra de Matrizes;
1.8 - Determinantes e suas Propriedades;
1.9 - Transformações Lineares e suas propriedades
Estatística
2.1 - Introdução a Teoria das Probabilidades.
2.2 - Fatorial e Binômio de Newton
2.3 - Introdução a Análise Combinatória (Arranjos, Permutações e Combinações)
2.4 - População e Amostras. Classificação e propriedades das Amostras.
2.5 - Séries Estatísticas.
2.6 - Medidas de Posição (Médias, Mediana, Moda)
2.7 - Separatrizes;
2.8 - Medidas de Dispersão ou de Variabilidade (Variância, Desvio Padrão, Desvio).
2.9 - Medidas de Assimetria.
Matemática Financeira
3.1 - Porcentagem
3.2 - Grandezas Proporcionais e Regra de Três
3.3 - Descontos e Acréscimos Sucessivos
3.4 - Regime de Capitalização Simples
3.5 - Juros e Descontos Simples
3.6 - Juros e Descontos compostos
3.7 - Progressão Geométrica e Aritmética
3.8 - Séries de Pagamento e Fluxo de Caixa
3.9 - Amortização
Matemática
Ementa:
Teoria dos Conjuntos; Aritmética; Relações e Funções; Matrizes e Determinantes; Álgebra Linear; Estruturas Algébricas.
Objetivos:
Propiciar ao estudante uma revisão dos conceitos fundamentais da matemática e permitir que aplique tais conceitos em situações reais.
Bibliografia:
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo et al, Coleção “Fundamentos de Matemática Elementar”, Edição 8, 2006 volumes de 1 a 11, São Paulo, Editora Atual;
DANTE, Luiz Roberto. Matemática Contexto e Aplicações. (Volume único, Ensino Médio). Editora Ática.
IEZZI, Gelson; DOLCE, Osvaldo et al. Matemática (Volume Único). Atual Editora.
LIPSCHUTZ, S., Álgebra Linear, Makron, São Paulo.
Estatística
Ementa:
Dados Estatísticos - Formas de Apresentação de Dados; Medidas de Tendência Central; Medidas de Dispersão; Probabilidade; Distribuição Binomial e Normal; Amostragem; Testes de Hipóteses; Regressão; Modelos de Regressão; Representação Gráfica de Resultados.
Objetivos:
Ao final do curso o estudante deverá estar capacitado para: Reconhecer e aplicar os conhecimentos básico sobre distribuição de freqüências, construir e analisar gráficos estatísticos, analisar o afastamento de dados numéricos em relação a umvalor médio, utilizar os procedimentos estatísticos para tomadas de decisões e como ferramentas da qualidade, efetuar cálculos de probabilidades e analisar de fenômenos probabilísticos, obter, por regressão, a curva que melhor ajusta pontos amostrais, interpretar o significado da curva obtida, obter dados por amostragem.
Bibliografia:
COSTA NETO, P. L. O., Estatística, Ed. Edgard Blücher, 1995;
CRESPO, A. A., Estatística Fácil, 14ª ed., Ed. Saraiva- SP, 1995;
Matemática Financeira
Ementa:
Porcentagens - Aplicações Comerciais; Conceito de Juros - Mercado Perfeito de Capitais; Juros Compostos - Taxas Equivalentes; Capitalizacão, Amortização e Métodos de Equivalência para Seleção de Alternativas; Operações de Desconto de Títulos: Desconto Comercial e Desconto Racional; Custo Anual; Taxa Interna de Retorno; Depreciação; Substituição de Equipamentos; Leasing; Compra de Equipamentos.
Objetivos:
Ao final do curso o estudante deverá ter condições de: reconhecer e saber utilizar em tomada de decisão conhecimentos sobre: juros simples, juros compostos, efetuar os procedimentos para realizar a operação de desconto de títulos e utilizar essa operação como uma das formas de obter capital; efetuar cálculos sobre rendas (formação de capital e amortização de financiamentos); avaliar os custos de um financiamento; efetuar cálculos financeiros para aquisição e substituição de equipamentos; efetuar cálculos de depreciação de equipamentos; efetuar cálculos cambiais; analisar as possibilidades e conveniências de aplicações no mercado financeiro.
Bibliografia:
VERAS, Lilia Ladeira, Matemática Financeira, Edt. Atlas, 1995;
ASSAF NETO, Alexandre, Matemática Financeira e Suas Aplicações, Edt. Atlas, 1995;
ARAÚJO, C. R. V., Matemática Financeira, Edt. Atlas, São Paulo, 1993.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Ao longo do curso o aluno será avaliado nas três disciplinas por meio de:
A média final (MF) será calculada maximizando as notas a partir da expressão:
Será aplicada uma avaliação substituta, caso o aluno falte em uma das avaliações ou MF menor que 5, substituindo a menor das notas entre P1 e P2. |