Atividade de Revisão, Reforço e

Reconhecimento -RRR



Versão para impressão: RRR.doc

Versão para impressão: RRR.pdf

Acesse os Roteiros AQUI

1 . Objetivo


Em vista da grande dificuldade dos alunos do curso de Logística e em alguns causados até por uma relação traumática na apercepção dos conceitos matemáticos necessários para o acompanhamento do curso, elaboramos esta proposta de atividades extra classes. Porém esta experiência não estaria circunspecta somente ao desenvolvimento e acúmulo conceitual dos objetos matemáticos! Seria uma porta para que os alunos possam reconhecer e elaborar um método próprio de estudo baseado no auto-didatismo. Num primeiro movimento os alunos serão estimulados a detectar suas deficiências e necessidades e, auxiliados pelos professores e monitores, saná-las! Num segundo movimento, a partir das dificuldades encontradas em sala de aula, os alunos buscariam eles próprios e em grupo, dirimir estas dúvidas e reforçarem estes conceitos.

Minha expectativa nesta atividade é primeiramente estimular os alunos propondo uma revisão e consolidação dos conceitos básicos, alguns dos quais não serão abordados diretamente nas aulas regulares de Matemática, Estatística e Matemática Financeira porém são essenciais pra que os alunos possam acessar os conceitos novos e mais abstratos expostos no decorrer do semestre.

Posteriormente realizaremos um reforço onde trabalharemos parte dos conceitos desenvolvidos nas três disciplinas durante o semestre. E finalmente proporemos atividades que remetam as aplicações destes conceitos matemáticos tanto nas disciplinas futuras, tais como Pesquisa Operacional, como no exercício das atividades afins da Logística, e desta forma perceber a importância dos conceitos matemáticos desenvolvidos.



2. Público alvo



Alunos do primeiro cíclo do curso de Logistica com enfase em Transporte. A estimativa seria de um público de aproximadamente 25 alunos, tendo em vista que nos dois primeiros semestres do curso de Logísitca diagnosticamos 11 alunos com sérias dificuldades e 14 com necessidade de revisão no primeiro semestre e 10 alunos com sérias dificuldades e 15 com necessidade de revisão no segundo semestre.





3. Metodologia e Avaliação



Para um reconhecimento e avaliação dos novos alunos, faremos inicialmente uma prova diagnóstico que cobrirá envolverá tanto conceitos básicos (60 % da prova) quanto conceitos a serem abosrdados durante o curso (40 % da prova). Esta prova objetiva tanto uma avaliação dos alunos pela parte dos professores como uma possível reflexão do aluno numa auto-avaliação. A partir desta avaliação serão criados grupos de estudos com 5 alunos que durante o semestre trabalharão coletivamente, auxiliando-se mutuamente.

Todas as atividades serão orientadas por 10 Roteiros de estudos elaborados pelos professores e monitores. Além disto serão realizadas algumas aulas expositivas, principalmente quando perceber-se a dificuldade por parte de mais de um grupo em acompanhar alguma das atividades estipuladas nos Roteiros.

O acompanhamento da evolução dos aluno será no sentido de conferir se este, conjuntamente com seus colegas do grupo, realizou as pesquisas e resolveu os exercícios propostos, dando um OK nas metas de cada Roteiro.

Os grupos de trabalho terão 4 horas atividades distribuidas na semana, com acompanhamento do professor que realizaria uma breve exposição dos temas e posteriormente trabalharão em grupo. Além disto está programada, dentro da possibilidade de pessoal, de mais 4 horas de atividade nos fins de semana, com acompanhamento de um Monitor, conforme calendário e anexo.

Avaliação será continua e visa estimular o aluno na busca de uma auto-avaliação formada a partir do desenvolvimento do seu senso crítico. Está avaliação será convertida em nota que comporá um terço da nota do aluno no disciplina de Matemática. Serão elaborados dois Roteiros com atividades que virão a compor a nota de Estatistica e Matemática Financeira.



    1. Material de apoio

Será sugerido que os alunos adquiram um livro de ensino médio que contenha parte dos temas que serão abordados nas atividades iniciais. Além disto será solicitado que eles adquiram um caderno específico onde farão as atividade dos roteiros, tanto na solução das listas quanto pesquisas solicitadas.

As notas de aula e as apostílas serão fundamentais quando trabalharmos a parte de revisão! Serão sugeridas e referidas páginas na internet onde os alunos deverão realizar pesquisas e usá-las para resolução de problemas.



    1. Roteiros



A organização das atividades será feita a partir da elaboração de 10 roteiros, sendo:

    1. Números Inteiros;

    2. Números Primos, MDC e MMC

    3. Álgebra de Frações;

    4. Potenciação

    5. Radiciação e Racionalização de Denominadores;

Roteiro B

    1. Equações de 1º Grau;

    2. Equações de 2º Graus;

    3. Construção de problemas;

    4. Sistema de Equações;

    5. Gráficos;

    1. Grandezas Proporcionais;

    2. Regra de três;

    3. Porcentagem



    1. Fatorial e Binômio de Newton;

    2. Introdução a Análise Combinatória (Arranjos, Permutações e Combinações);

    3. Probabilidade e Teorema de Bayes;



Roteiro E

    1. Inequações Duplas, Produto e Quociente de Inequações

    2. Sistema de Inequações;

Roteiro F

    1. Álgebra de Matrizes;

    2. Determinantes e suas Propriedades;

    3. Transformações Lineares e suas propriedades;

    1. Medidas de Posição (Médias, Mediana, Moda);

    2. Medidas de Dispersão ou de Variabilidade (Variância, Desvio Padrão, Desvio Quadrático Médio).

    3. Medidas de Assimetria e Curtose (Coeficiente de Assimetria e de Curtose);

    4. Números Índices. Índices Agregativos;





Roteiro H: Introdução à Pesquisa Operacional;



Roteiro I: Pesquisa Aplicada de Estatística;



Roteiro J: Matemática Financeira Aplicada;





    1. Avaliação



No final de cada roteiro será solicitado que o aluno elabore uma atividade envolvendo os conceitos estudados. Não será recolhido as atividades dos roteiros, com excessão dos três últimos. Somente recolheremos a folha do Roetiro, confirmando a realização de todas as atividades.

A avaliação final será feita individualmente, em grupo e pelo professor. A partir desta avaliação definiremos a nota de participação NP, que sertá calculada como

onde (AI ) é a nota da avaliação individual, (AG ) é a nota da avaliação do grupo e (AP ) é a nota da avaliação do professor.

4. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:

 

IEZZI, G.; DOLCE O.; MURAKAMI C., HAZZAN, S., POMPEO, J. N., MACHADO, N., DEGENSZAJN,  Coleção “Fundamentos de Matemática Elementar”,  5 ed., volumes de 1 a 11, São Paulo, Editora Moderna, 1986.

GENTIL, N.; GRECO, A. C.; GRECO, S. E.; BELLOTO, A. ;  MARCONDES, C. A. S., Matemática para o 2º Grau, 5. ed., volumes 1 ao 3, São Paulo, Editora Ática, 1996.

HAZZAN, S.; POMPEO, J. N.; Matemática Financeira, 5ª. Ed., São Paulo, Ed. Saraiva, 2003.

SOARES, J. F.; FARIAS, A. A.; CESAR, C. C.; Introdução à Estatística,  7ª. Ed., Rio de Janeiro, Editora LTC, 1991.



Apostilas Virtuais:

http://www.cefetpr.br/deptos/damat/professores/lauro/aulas/mat_aplicada/apostila/mat_aplicada_a.pdf

http://www2.eeg.uminho.pt/economia/priscila/intocaveis/FMIE04/links/Apostila_Estatistica_I.pdf

http://www.ericolisboa.eng.br/cursos/apostilas/po/download.htm



5. Horário e Calendário


Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

09h20-10h10



Matemática


RRR


10h10-11h00



Matemática


RRR


11h10-12h00



Estatística


Contabilidade


12h00-12h50



Estatística


Contabilidade


13h00-13h50







13h50-14h40







14h50-15h40







15h40-16h30







18h00-19h00

RRR




RRR


19h00-19h40

Contabilidade




Matemática


19h40-20h20

Contabilidade




Matemática


20h30-21h10





Estatística


21h10-22h30





Estatística


Horas de atividade com professor: RRR



Fevereiro

Março

Abril

Maio

Junho

A






B







C








D






E







F







G







H






I







J








1