Atividade de Revisão, Reforço e
Reconhecimento -RRR
Versão para impressão: RRR.doc
Versão para impressão: RRR.pdf
1 . Objetivo
Em vista da grande dificuldade dos
alunos do curso de Logística e em alguns causados até
por uma relação traumática na apercepção
dos conceitos matemáticos necessários para o
acompanhamento do curso, elaboramos esta proposta de atividades extra
classes. Porém esta experiência não estaria
circunspecta somente ao desenvolvimento e acúmulo conceitual
dos objetos matemáticos! Seria uma porta para que os alunos
possam reconhecer e elaborar um método próprio de
estudo baseado no auto-didatismo. Num primeiro movimento os alunos
serão estimulados a detectar suas deficiências e
necessidades e, auxiliados pelos professores e monitores, saná-las!
Num segundo movimento, a partir das dificuldades encontradas em sala
de aula, os alunos buscariam eles próprios e em grupo, dirimir
estas dúvidas e reforçarem estes conceitos.
Minha expectativa nesta atividade é primeiramente estimular os alunos propondo uma revisão e consolidação dos conceitos básicos, alguns dos quais não serão abordados diretamente nas aulas regulares de Matemática, Estatística e Matemática Financeira porém são essenciais pra que os alunos possam acessar os conceitos novos e mais abstratos expostos no decorrer do semestre.
Posteriormente realizaremos um reforço onde trabalharemos parte dos conceitos desenvolvidos nas três disciplinas durante o semestre. E finalmente proporemos atividades que remetam as aplicações destes conceitos matemáticos tanto nas disciplinas futuras, tais como Pesquisa Operacional, como no exercício das atividades afins da Logística, e desta forma perceber a importância dos conceitos matemáticos desenvolvidos.
2. Público alvo
Alunos do primeiro cíclo do curso de Logistica com enfase em Transporte. A estimativa seria de um público de aproximadamente 25 alunos, tendo em vista que nos dois primeiros semestres do curso de Logísitca diagnosticamos 11 alunos com sérias dificuldades e 14 com necessidade de revisão no primeiro semestre e 10 alunos com sérias dificuldades e 15 com necessidade de revisão no segundo semestre.
3. Metodologia e Avaliação
Para um reconhecimento e avaliação dos novos alunos, faremos inicialmente uma prova diagnóstico que cobrirá envolverá tanto conceitos básicos (60 % da prova) quanto conceitos a serem abosrdados durante o curso (40 % da prova). Esta prova objetiva tanto uma avaliação dos alunos pela parte dos professores como uma possível reflexão do aluno numa auto-avaliação. A partir desta avaliação serão criados grupos de estudos com 5 alunos que durante o semestre trabalharão coletivamente, auxiliando-se mutuamente.
Todas as atividades serão orientadas por 10 Roteiros de estudos elaborados pelos professores e monitores. Além disto serão realizadas algumas aulas expositivas, principalmente quando perceber-se a dificuldade por parte de mais de um grupo em acompanhar alguma das atividades estipuladas nos Roteiros.
O acompanhamento da evolução dos aluno será no sentido de conferir se este, conjuntamente com seus colegas do grupo, realizou as pesquisas e resolveu os exercícios propostos, dando um OK nas metas de cada Roteiro.
Os grupos de trabalho terão 4 horas atividades distribuidas na semana, com acompanhamento do professor que realizaria uma breve exposição dos temas e posteriormente trabalharão em grupo. Além disto está programada, dentro da possibilidade de pessoal, de mais 4 horas de atividade nos fins de semana, com acompanhamento de um Monitor, conforme calendário e anexo.
Avaliação será continua e visa estimular o aluno na busca de uma auto-avaliação formada a partir do desenvolvimento do seu senso crítico. Está avaliação será convertida em nota que comporá um terço da nota do aluno no disciplina de Matemática. Serão elaborados dois Roteiros com atividades que virão a compor a nota de Estatistica e Matemática Financeira.
Material de apoio
Será sugerido que os alunos adquiram um livro de ensino médio que contenha parte dos temas que serão abordados nas atividades iniciais. Além disto será solicitado que eles adquiram um caderno específico onde farão as atividade dos roteiros, tanto na solução das listas quanto pesquisas solicitadas.
As notas de aula e as apostílas serão fundamentais quando trabalharmos a parte de revisão! Serão sugeridas e referidas páginas na internet onde os alunos deverão realizar pesquisas e usá-las para resolução de problemas.
Roteiros
A organização das atividades será feita a partir da elaboração de 10 roteiros, sendo:
3 Roteiros de Revisão;
4 Roteiros de Reforço;
3 Roteiros de Reconhecimento.
Roteiros de Revisão: A idéia é orientar o aluno a buscar e resgatar os conceitos básicos necessários e consolidar estes em exercícios. Na prática o aluno terá que buscar na literatura de 2.o grau estes conceito, e alguns casos, dependendo da solicitação do roteiro, apresentar um resumo destes num trabalho e depois fazer os exercícios indicados. Serão elaborados 3 roteiros que abordarão, tanto na forma de atividades de solução de listas de exercícios como pesquisa:
Roteiro A
Listas:
Números Inteiros;
Números Primos, MDC e MMC
Álgebra de Frações;
Potenciação
Radiciação e Racionalização de Denominadores;
Roteiro B
Listas:
Equações de 1º Grau;
Equações de 2º Graus;
Construção de problemas;
Sistema de Equações;
Gráficos;
Roteiro C
Listas:
Grandezas Proporcionais;
Regra de três;
Porcentagem
Roteiros de Reforço: A idéia é disponbilizar material extra paraque o aluno possa consolidar as atividades ministradas em sala de aulas. Serão elaborados 4 roteiros que abordarão, tanto na form de atividades de solução de listas de exercícios como pesquisa:
Roteiro D
Listas:
Fatorial e Binômio de Newton;
Introdução a Análise Combinatória (Arranjos, Permutações e Combinações);
Probabilidade e Teorema de Bayes;
Roteiro E
Listas:
Inequações Duplas, Produto e Quociente de Inequações
Sistema de Inequações;
Roteiro F
Listas:
Álgebra de Matrizes;
Determinantes e suas Propriedades;
Transformações Lineares e suas propriedades;
Roteiro G
Listas:
Medidas de Posição (Médias, Mediana, Moda);
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade (Variância, Desvio Padrão, Desvio Quadrático Médio).
Medidas de Assimetria e Curtose (Coeficiente de Assimetria e de Curtose);
Números Índices. Índices Agregativos;
Roteiros de Reconhecimento: A idéia é produzir um material, conjuntamente com os demais professores do curso de Logística que tem nas disciplinas de Matemática, ferramenta excencial para o desenvolvimento de suas disciplinas, que possibilitará uma perspectiva abrangente da importância e impregabilidade dos conceitos aprendidos neste semestre.
Roteiro H: Introdução à Pesquisa Operacional;
Roteiro I: Pesquisa Aplicada de Estatística;
Roteiro J: Matemática Financeira Aplicada;
Avaliação
No final de cada roteiro será solicitado que o aluno elabore uma atividade envolvendo os conceitos estudados. Não será recolhido as atividades dos roteiros, com excessão dos três últimos. Somente recolheremos a folha do Roetiro, confirmando a realização de todas as atividades.
A avaliação final será feita individualmente, em grupo e pelo professor. A partir desta avaliação definiremos a nota de participação NP, que sertá calculada como
onde (AI ) é a nota da avaliação individual, (AG ) é a nota da avaliação do grupo e (AP ) é a nota da avaliação do professor.
4. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:
IEZZI, G.; DOLCE O.; MURAKAMI C., HAZZAN, S., POMPEO, J. N., MACHADO, N., DEGENSZAJN, Coleção “Fundamentos de Matemática Elementar”, 5 ed., volumes de 1 a 11, São Paulo, Editora Moderna, 1986.
GENTIL, N.; GRECO, A. C.; GRECO, S. E.; BELLOTO, A. ; MARCONDES, C. A. S., Matemática para o 2º Grau, 5. ed., volumes 1 ao 3, São Paulo, Editora Ática, 1996.
HAZZAN, S.; POMPEO, J. N.; Matemática Financeira, 5ª. Ed., São Paulo, Ed. Saraiva, 2003.
SOARES, J. F.; FARIAS, A. A.; CESAR, C. C.; Introdução à Estatística, 7ª. Ed., Rio de Janeiro, Editora LTC, 1991.
Apostilas Virtuais:
http://www.cefetpr.br/deptos/damat/professores/lauro/aulas/mat_aplicada/apostila/mat_aplicada_a.pdf
http://www2.eeg.uminho.pt/economia/priscila/intocaveis/FMIE04/links/Apostila_Estatistica_I.pdf
http://www.ericolisboa.eng.br/cursos/apostilas/po/download.htm
5. Horário e Calendário
|
Segunda |
Terça |
Quarta |
Quinta |
Sexta |
Sábado |
---|---|---|---|---|---|---|
09h20-10h10 |
|
|
Matemática |
|
RRR |
|
10h10-11h00 |
|
|
Matemática |
|
RRR |
|
11h10-12h00 |
|
|
Estatística |
|
Contabilidade |
|
12h00-12h50 |
|
|
Estatística |
|
Contabilidade |
|
13h00-13h50 |
|
|
|
|
|
|
13h50-14h40 |
|
|
|
|
|
|
14h50-15h40 |
|
|
|
|
|
|
15h40-16h30 |
|
|
|
|
|
|
18h00-19h00 |
RRR |
|
|
|
RRR |
|
19h00-19h40 |
Contabilidade |
|
|
|
Matemática |
|
19h40-20h20 |
Contabilidade |
|
|
|
Matemática |
|
20h30-21h10 |
|
|
|
|
Estatística |
|
21h10-22h30 |
|
|
|
|
Estatística |
|
Horas de atividade com professor: RRR
|
Fevereiro |
Março |
Abril |
Maio |
Junho |
|||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
A |
|
|
|
|
|
|||||
B |
|
|
|
|
|
|
||||
C |
|
|
|
|
|
|
|
|||
D |
|
|
|
|
|
|||||
E |
|
|
|
|
|
|
||||
F |
|
|
|
|
|
|
||||
G |
|
|
|
|
|
|
||||
H |
|
|
|
|
|
|||||
I |
|
|
|
|
|
|
||||
J |
|
|
|
|
|
|