Chamada para bolsa de pós-doutorado em MODELAGEM, ANÁLISE E INFERÊNCIA DE REDES BIOLÓGICAS – USP - São Paulo - Brasil

Table of Contents

Informações Gerais

• Área de conhecimento: Ciência da computação/ biologia de sistemas
  • Título do projeto: Redes Biológicas: Modelagem, Análise, e Inferência
  • Área específica: Biologia de Sistemas
  • Início de trabalho: Julho de 2021
  • Supervisor: Ronaldo Fumio Hashimoto
  • Instituição: Universidade de São Paulo-USP
  • Endereço: Rua do Matão, 1010, Cidade Universitária, São Paulo, Brasil.
  • Prazo para candidatura: 24 de junho de 2021.

• Inscrição e-mail: post.doc.usp.application@gmail.com
  • Assunto: Candidatura à bolsa de pós-doutorado em modelagem, análise e inferência de redes biológicas

Descrição do projeto

O Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP), oferece uma posição de pós-doutorado para cientistas interessados em trabalhar em Biologia de Sistemas para modelar e analisar fenômenos biológicos. O projeto se concentra na modelagem, análise e inferência de redes biológicas para compreender como interações de seus componentes (topologia de rede ou sua arquitetura) dão origem à função ou comportamento desses sistemas (dinâmica da rede ou seu fenótipo). O pós-doutorado irá trabalhar especificamente na modelagem de redes biológicas como sistemas dinâmicos: topologia, estabilidade, robustez, inferência e simulação. Candidatos com conhecimento em Redes Complexas, Redes Booleanas e Cadeia de Markov são desejáveis. O pesquisador PD será responsável por propor e implementar modelos para representações intermediárias de redes e analisá-las para a descoberta de novos conhecimentos. A pesquisa levará em consideração várias fontes de dados, como genômica, transcriptômica, proteômica, metabolômica, incluindo também conhecimento encontrado na literatura (por exemplo, interações gênicas em artigos publicados) ou em bancos de dados online (por exemplo, KEGG, GO, STRING). É de particular interesse que métodos de aprendizado de máquina sejam incorporados a essa abordagem. É desejável que o candidato tenha conhecimento de programação.

Sobre a instituição

A Universidade de São Paulo é a universidade brasileira melhor classificada internacionalmente da América Latina, sendo considerada uma das mais prestigiadas instituições educacionais do país. O grupo da USP trabalha nas áreas de biologia de sistemas e aprendizado de máquina há mais de 20 anos com forte colaboração internacional.

Valor da Bolsa

O candidato selecionado será financiado por uma bolsa FAPESP com as seguintes condições: financiamento inicial de 16 meses anos (podendo ser prorrogado até 24 meses com base no desempenho), bolsa R$ 90K por ano (aprox. US$ 24K/ano PPP) mais reserva técnica para viagens de participação em conferências.  Mais informações estão disponíveis em http://www.fapesp.br/en/5427. O auxílio inclui também verba para despesas de mudança para São Paulo/Brasil (incluindo passagens aéreas).

Habilidades necessárias

Doutorado (qualquer área) com background em modelagem matemática e programação para análise em fenômenos de biologia e medicina. Essa experiência prévia deve ser demonstrada nas publicações dos candidatos.

Espera-se excelente habilidade oral e escrita em inglês para a comunicação científica e colaboração.

Detalhes da aplicação

Por favor, envie os seguintes documentos

• CV
  • Link para ORCID, Google Scholar, ou Researcherid
  • Síntese da tese de doutorado e outras publicações relevantes
  • Duas cartas de recomendação de antigos supervisores ou colaboradores.

para:

• Inscrição e-mail: post.doc.usp.application@gmail.com
  • Assunto: candidatura à bolsa de pós-doutorado em modelagem, análise e inferência de redes biológicas

Created: 2021-06-03 Thu 14:17

Validate