next up previous
Next: Seu arsenal Up: ep2 Previous: O problema

Suas tarefas

Vimos em classe ema solução que dá preferência aos carros que vão do sul para o norte. Modifique-a para obter uma solução imparcial. Implemente as duas soluções e meça o tempo médio de espera para entrar na ponte em cada direção. Em outras palavras:

  1. Implemente a solução que dá preferência aos carros que vão do sul para o norte.
  2. Rode esse programa com uma certa população inicial de carros: $n$ carros inicialmente no lado sul e $n$ carros inicialmente no lado norte.
  3. Meça o tempo médio de espera para entrar na ponte pelo lado sul e o tempo médio de espera para entrar pelo lado norte.
  4. Implemente a solução imparcial.
  5. Refaça as etapas 2 e 3 com o novo programa e com a mesma população inicial de carros.
  6. Escreva um relatório com os resultados que você obteve.

Faça o tempo de travessia desejado de cada carro (isto é, o tempo que o carro leva para atravessar a ponte na ausência de carros mais lentos à frente dele) ser escolhido aleatoriamente dentro de um certo intervalo. Esse tempo é sorteado no momento que o carro entrar na ponte. O tempo de permanência no mesmo lado da ponte, também aleatório, deve ser sorteado quando um carro começar a rodar ou quando ele sair da ponte.

Seu programa deve receber seis parâmetros: a quantidade inicial de carros de cada lado da ponte, as extremidades do intervalo para sorteio do tempo de travessia desejado, as extremidades do intervalo para sorteio do tempo de permanância do mesmo lado da ponte, e um valor que define quando a execução do programa acaba (após $t$ travessias, ou algo assim).

Você pode ter que experimentar diferentes combinações desses parâmetros para obter situações ``interessantes''. Por exemplo: com poucos carros, travessia rápida e alto tempo de permanência no mesmo lado a chance de concorrência é pequena. Uma situação assim não é interessante, pois o tempo médio de espera será muito próximo de zero.


next up previous
Next: Seu arsenal Up: ep2 Previous: O problema
Francisco Reverbel
2002-04-22