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Coisas são muito parecidas com lugares, mas existem algumas diferenças
importantes. As coisas possuem as seguintes características
básicas:
- Nome -- identifica a coisa de maneira única. É usado
internamente pelo sistema e serve também como ``nome externo''
visto pelo usuário. Não pode haver mais de uma coisa com o mesmo
nome.
- Descrição -- texto que descreve a coisa. Só aparece se o usuário
pedir explicitamente.
- Localização -- diz onde a coisa se encontra. Pode ser um lugar,
uma coisa que pode conter outras (vide abaixo), ou o próprio
aventureiro.
- Propriedades -- são valores genéricos que permitem especificar
melhor as características da coisa, de acordo com as necessidades
do jogo. Algumas propriedades podem ser tamanho, peso ou cor.
Além disso, algumas coisas podem ter a capacidade de conter outras
(mochila, mala, vaso, sacola, etc).
- Ações -- tabela com os verbos que tem significado especial para
esta coisa.
Uma propriedade especial que pode ser atribuída a uma coisa é a
animação: a cada movimento do aventureiro, um função de atualização é
chamada para alterar algumas das propriedades do coisa (lugar, parte da
descrição, etc).
As seguintes ações podem ser aplicadas a todos as coisas:
- Examinar - descreve a coisa.
- Pegar -- passa a coisa para o aventureiro, se possível (podem
haver restrições quanto ao número de coisas, tamanho ou peso que o
aventureiro pode carregar).
- Largar -- a coisa (que precisa estar com o aventureiro) é
colocada no lugar onde o aventureiro se encontra. Com argumentos
adicionais pode-se colocar uma coisa dentro de outra, desde que a
segunda tenha capacidade de conter outras e espaço livre suficiente.
Ações específicas para algumas coisas podem ser ``ligar'', ``destruir'',
``esfregar'' , etc. Procure ter uma implementação padrão para verbos
mais gerais.
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Francisco Reverbel
2004-03-30