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Um Empurr�o com essa Hist�ria de XML

Uma ``solu��o incompleta'' para a parte de XML est� dispon�vel na p�gina de MAC-212. Essa solu��o inclui os arquivos world.xml (uma descri��o de um mundo virtual muito simples) e world.dtd (uma pequena DTD com as regras de descri��o do mundo), que voc� pode usar como modelos para construir um mundo virtual mais elaborado. Ela tamb�m inclui novas vers�es das classes fornecidas como empurr�o inicial para o primeiro exerc�cio programa (br.usp.ime.mac212.adventure.Place, br.usp.ime.mac212.adventure.Main e br.usp.ime.mac212.util.Console), bem como a classe br.usp.ime.mac212.util.XML, que � uma classe auxiliar �til para fazer leitura de arquivos XML. Essa ``solu��o incompleta'' � muito parecida com a que foi fornecida para o primeiro exerc�cio programa. H�, no entanto, uma importante diferen�a: o programa principal agora l� o mundo virtual do arquivo world.xml, que pode ter sido escrito por uma pessoa sem conhecimentos de programa��o.

Sua primeira tarefa � estudar e rodar a ``solu��o incompleta''. Entenda bem a DTD fornecida, pois voc� precisar� alterar as regras de descri��o de mundo para permitir que lugares tenham coisas, personagens, etc. Experimente mexer no arquivo world.xml e tornar inv�lida a descri��o do mundo. Adicione um tag n�o previsto nas regras de descri��o, ou ``esque�a'' um tag de fechamento de elemento, ou omita um elemento obrigat�rio, como o nome que precisa aparecer dentro de um lugar. Veja como o programa reclamar� se um criador de jogos distra�do fizer alguma besteira.

Note que as classes fornecidas como ``empurr�o inicial'' n�o fazem o salvamento do estado do jogo num arquivo nem a restaura��o do estado do jogo de um arquivo. A vers�o do programa que voc� entregar� deve ler um argumento da linha de comando ou interagir com o usu�rio de algum modo para saber se o usu�rio quer um jogo novo ou quer continuar um jogo que ele salvou antes. Se for jogo novo, o programa l� o arquivo XML com a descri��o do mundo e cria um mundo virtual novo. Se for continua��o de jogo salvo, o programa l� o estado do jogo de um arquivo especificado pelo usu�rio. Neste caso o arquivo XML nem ser� lido, pois todo o mundo virtual ser� restaurado a partir do arquivo com o estado do jogo.


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Francisco Reverbel
2002-05-10