Coloquei algumas dicas de geração de textos em LaTeX nesta página. Comentários e outras dicas são bem-vindos. Crédito será dado para as contribuições.
É possível gerar apresentações similares às do Power Point em Linux. O processo é executado em dois passos e envolve usar o pdflatex com o texto da apresentação (de forma semelhante a um texto qualquer) e, depois, para geração dos efeitos (cores, pausas etc), usar um pós-processador de arquivos PDF.
Sua apresentação final será um arquivo PDF, que pode ser exibido com qualquer leitor decente de arquivos PDF, como, por exemplo, o xpdf (ou derivados, como o kpdf e o gpdf) ou o Acrobat Reader, disponível para diversas plataformas (MacOS, MacOSX, Windows, Linux, Solaris etc), o que torna as apresentações geradas por este processo mais "portáveis" do que as geradas pelo Power Point. Além disso, para textos com boa dose de matemática, a facilidade de geração e a qualidade de saída são boas.
A descrição do processo está aqui apenas em linhas gerais. Conforme dito anteriormente, suponho que que sua distribuição seja a Debian testing. Os passos descritos podem, naturalmente, serem modificados para outras distribuições, mas não serão tão indolores.
tetex-base
e tetex-bin
, para uma
instalação minimal. Pacote tetex-extra
para
"incrementos úteis". Pacote tetex-doc
para
documentação. foiltex
.
free-java-sdk
da sarge, porque ele
já vai instruir o seu APT sobre as dependências a fim de você ter
um sistema "completo" (na medida do possível) de desenvolvimento em
Java só com Software Livre.
Pronto, processo de instalação concluído.
Com a parte chata concluída, o resto gera satisfação instantânea: pegue os fontes da minha apresentação aqui e edite-os à vontade.
Para fazer a apresentação, faça só o seguinte (supondo que seu
arquivo fonte tenha nome de apres.tex
):
pdflatex apres
(quantas vezes forem necessárias)
ppower4 apres.pdf sai.pdf
Pronto, sua apresentação para o mundo chama-se
sai.pdf
. Renomeie a gosto e ponha na Web.