next up previous
Next: Pontifícia Universidade Católica-Rio Up: Qualificações/Históricos dos Parceiros Previous: Universidade Estadual de Campinas

Universidade Federal do Rio de Janeiro

O Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da UFRJ foi criado em 1970 e desde então passou por diversas fases, acompanhando a evolução extremamente dinâmica da computação e da engenharia de sistemas em nosso país. Este programa conta atualmente com 25 doutores e 7 mestres em regime de tempo integral e dedicação exclusiva e 6 doutores em tempo parcial.

Até agosto de 1993 foram defendidas 525 teses de mestrado e 88 teses de doutorado. Além disso, o programa procura manter um vínculo com a graduação através do Instituto de Matemática e da Escola de Engenharia da UFRJ. Os alunos do programa ocupam hoje posições relevantes nos departamentos de pesquisa operacional, centro de processamento de dados na indústria de computadores dos principais órgãos e empresas governamentais e de iniciativa privada, tais como: Petrobrás, Eletrobrás, Furnas, Vale do Rio Doce, Siderúrgica Nacional, Banco Nacional da Habitação, Bolsa de Valores, Cepel, Cobra, IBM, Esso, Shell, entres outras. Outra parte dos alunos formados dedicou-se à tarefa docente e podemos citar entre as universidades brasileiras que contam com o mestres e doutores formados pelo programa: PUC-Rio, UFPb, UFF, FUCar, UNICAMP, UFBa, UFRGS, UFSC, UFAL, IME, UFPA, UFCE, UnB, IFV, além da própria UFRJ.

Os pesquisadores envolvidos neste projeto vêm trabalhando juntos há alguns anos, sob a figura central de Jayme Luiz Szwarcfiter. Nesses últimos cinco anos dez teses foram defendidas na área de problemas estruturais e algorítmicos em grafos (Problema 1 especificado no Item 2) sob sua orientação. Dessas teses, cinco foram de doutorado (uma delas em co-orientação com Nelson Maculan Filho) e as outras cinco de mestrado (uma delas em co-orientação com Celina M.H. de Figueiredo).

Os participantes do ProComb desta instituição vêm atuando ativamente em vários projetos relevantes à esta proposta, como por exemplo o Projeto SAG/UFRJ junto à reitoria da UFRJ (310102P0114), com o título Grafos Perfeitos e com duração de 1989 à 1994. Salientamos também que, sob coordenação de Jayme Luiz Szwarcfiter, os pesquisadores Jayme L Szwarcfiter, Sulamita Klein, Márcia R. Cerioli, Celina M.H. de Figueiredo, Oscar Porto, Celso C. Ribeiro participam do ProTeM-I, com o projeto Grafos e Complexidade Computacional.



next up previous
Next: Pontifícia Universidade Católica-Rio Up: Qualificações/Históricos dos Parceiros Previous: Universidade Estadual de Campinas



Carlos Eduardo Ferreira
Tue Feb 27 12:05:40 GMT 1996