next up previous
Next: Universidade Estadual de Campinas Up: Qualificações/Históricos dos Parceiros Previous: Qualificações/Históricos dos Parceiros

Universidade de São Paulo

A tradição do departamento de Ciência da Computação do IME-USP na área de Combinatória se iniciou nos anos 70, com a criação do curso de graduação em Ciência da Computação e do Mestrado em Matemática Aplicada com ênfase em Computação. Os pesquisadores desse departamento estiveram entre os fundadores de alguns dos eventos mais importantes da área de Ciência da Computação no país, tais como a Escola de Computação (evento bianual realizado desde 1981) e o LATIN tex2html_wrap_inline739 92 (Latin American Theoretical INformatics, realizado em 1992).

Vale aqui mencionar que estão presentes neste grupo de participantes duas gerações de pesquisadores deste departamento: Arnaldo Mandel foi o orientador de mestrado de Yoshiharu Kohayakawa e de José Coelho de Pina; Paulo Feofiloff por sua vez orientou o mestrado de José Augusto R. Soares; e Yoshiko Wakabayashi foi a orientadora de mestrado de Carlos Eduardo Ferreira e de doutorado de Maria Angela Gurgel. Além dessa geração que retornou recentemente do exterior após ter cumprido o programa de doutoramento no exterior (Ferreira, Kohayakawa, Soares), outros pesquisadores também foram formados e estão recebendo treinamento no exterior. Este fato mostra como este grupo nasceu e cresceu, adquirindo hoje status de uma equipe com forte formação em combinatória. Cabe aqui destacar que vários dos integrantes deste projeto obtiveram o doutorado no exterior trabalhando sob a orientação dos mais renomados especialistas na área (Babai, Bollobás, Edmonds, Grötschel, Younger), e cada um deles trouxe a sua contribuição ao departamento, como pioneiros e líderes na área em que atuam.

As áreas de concentração deste projeto estão entre as mais fortes deste departamento. Já há alguns anos os pesquisadores do IME que integram este projeto vêm realizando dois seminários semanais: um na área de combinatória e outro na área de otimização combinatória. Todos os pesquisadores envolvidos no projeto têm grande interesse no estudo de problemas estruturais e algorítmicos em grafos, um dos tópicos desse projeto. Quanto ao estudo de métodos poliedrais para problemas NP -difíceis, tanto Yoshiko Wakabayashi como Carlos Eduardo Ferreira trabalharam e realizaram pesquisa conjunta com Martin Grötschel (cf., e.g., [21, 22, 23, 28, 29, 30, 31]), considerado o maior especialista neste assunto. Finalmente, na área de métodos probabilísticos, José Augusto R. Soares e Yoshiharu Kohayakawa estão envolvidos em pesquisa conjunta com líderes desta área (cf., e.g., [4, 11, 15, 16, 36, 37, 47, 73, 74]), realizando pesquisa de ponta.

Sendo a instituição que reúne o maior número de participantes, assim como profissionais com interesses em todos os tópicos mencionados, decidiu-se de comum acordo escolher a USP para exercer a coordenação do projeto.



next up previous
Next: Universidade Estadual de Campinas Up: Qualificações/Históricos dos Parceiros Previous: Qualificações/Históricos dos Parceiros



Carlos Eduardo Ferreira
Tue Feb 27 12:05:40 GMT 1996