Bolsa de Pós-Doutorado em Métodos Numéricos para Fluidos Geofísicos

Como parte do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais, no contexto do projeto Jovem Pesquisador 2 sobre Métodos numéricos para uma nova geração de modelos de previsão de tempo e clima, convidamos aos interessados a participarem da seleção de 2 bolsas de pós-doutorado, com duração de 24 meses (extensíveis até 48 meses), para trabalhar no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Buscamos candidatos com forte potencial de pesquisa em métodos numéricos para fluidos geofísicos para trabalhar no desenvolvimento de métodos para modelos de previsão de tempo e clima globais.

• Perfil: Pesquisador jovem, em vias de obter, ou tendo obtido doutorado há menos de 7 anos, com experiência em métodos numéricos para fluido dinâmica, modelagem atmosférica/oceânica, e habilidades de programação em Fortran/C/C++.

• Local:  Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo

• Contrato: Bolsa de Pós-Doutorado FAPESP (Detalhes: https://fapesp.br/bolsas/pd)

• Duração: 24 (extensível a 48) meses.

• Início: Flexível, preferencialmente no primeiro semestre de 2023.

• Bolsa: R$8479,20/mês

• Outros benefícios: Reserva técnica de 10% do valor anual da bolsa, auxílio-instalação, licença paternidade/maternidade, e possibilidade de estágio no exterior (até 1 ano, a depender de aprovação da FAPESP)

• Uma das vagas será destinada a trabalhar no tema de Interação entre turbulência e métodos numéricos em modelos atmosféricos em colaboração com um grupo de pesquisa da Universidade de Exeter (Reino Unido), neste caso, o candidato poderá aplicar para um período de pesquisa em Exeter de até 1 ano, a depender de aprovação da FAPESP.

Como aplicar:

1. Enviar e-mail para com:

• Assunto: Postdoc FAPESP

• CV + lista de publicações;

• Carta de indicação de interesse mostrando experiência prévia no desenvolvimento de métodos numéricos para fluido dinâmica, modelagem atmosférica/oceânica e habilidades de programação.

2. Solicite que sejam enviadas ao menos 2 cartas de recomendações diretamente ao e-mail acima, de preferência sendo uma das cartas do orientador de doutorado.

Data limite para submissão: 31 de dezembro de 2022.

Resultados: 23 de janeiro de 2023.