Cédula de Dinheiro
Com Código de Barras


Ink stained cash Dado o uso de cartões de crédito / débito e de sistemas de pagamento através da internet, ninguém mais iria utilizar cédulas de dinheiro. Mas, enquanto existir caixa eletrônico (sendo explodido), talvez seja necessário implantar sistemas para reduzir roubos. Atualmente, há estratégias de neutralização, tipicamente com o uso de uma tinta que se espalha sobre as cédulas, no momento da explosão do caixa eletrônico (Intelligent banknote neutralisation system).

Por outro lado, existe uma patente no qual se descreve "uma cédula de dinheiro com código de barras" ("Een bankbiljet met streepcode"). Porém, ao se utilizar código de barras para o rastreamento de uma cédula de dinheiro, seria necessário a cooperação de diversas instituições distintas: Banco Central, bancos de varejo e supermercados.

Automated teller machine

Um banco (de varejo), antes de disponibilizar as cédulas em um caixa eletrônico, precisaria coletar o número de série de cada nota. Se todo dinheiro for sacado, estes dados poderiam ser descartados. Por outro lado, se o caixa eletrônico for roubado, estes números de série deveriam ser registrados como de dinheiro roubado.
Um caixa de supermercado, mais do que registrar as compras, poderia registrar também o número das cédulas que foram entregues pelo cliente (no mesmo sistema de leitura de código de barras de mercadorias). Caso, mais tarde, se detecte que a cédula possui um número de série proveniente de roubo, seria possível rastrear o momento exato da entrega da cédula (desde que registrado no cupom fiscal do supermercado). Esta informação permitiria buscar em câmeras de segurança imagens do interior do supermercado e de arredores.
Zebra with QR code on the back
                concept in field Dado que, atualmente, as mercadorias dos supermercados somente utilizam sistemas de código de barras, o sistema QRCode não seria apropriado.

Banknote feature.JPG

Caso o Banco Central decida adotar o sistema de código de barras, também poderia adotar o sistema braille impresso em cédulas de dinheiro.



Back to home page