Córtex Visual de Humanos e de Cães



A ilusão de óptica desenvolvida por Jagarikin (figura: anel em rotação) possui um grande impacto, na forma de estímulo visual (em humanos). Por outro lado, seriam cães (ou outros animais) capazes de detectar este mesmo estímulo?

Em termos acadêmicos, existem muitos trabalhos na área de psicologia visual de animais: adestramento de cães através de imagens de TV; pombos treinados demonstrando capacidade de detectar UV; peixes treinados para detectar padrões de cor; ou até gatos interagindo com ilusões de óptica impressas em papel.

Para analisar uma eventual habilidade de detecção de ilusão de óptica em cães, um experimento de adestramento poderia ser implementado em duas etapas:
  • Através de adestramento convencional, apresenta-se estímulos visuais sem ilusão de óptica (movimento para direita, e movimento para esquerda). Esta etapa deveria ser concluída com sucesso, uma vez que não envolveria nenhum tipo de ilusão de óptica.
  • Com ilusão de óptica, através de adestramento novamente, apresenta-se estímulos visuais (movimento de ilusão para esquerda, movimento de ilusão para direita). Esta etapa pode ou não obter sucesso. Caso seja concluída com sucesso, seria uma prova científica de que viria a existir similaridade no funcionamento do córtex visual de cães e de humanos.

Referência Externas:

https://twitter.com/jagarikin

Successful application of video-projected human images for signalling to dogs - P Pongrácz, Á Miklósi, A Dóka, V Csányi - Ethology 109 (10), 809-821

The influence of ultraviolet radiation on the pigeon's color discrimination - Anthony A. Wright - J Exp Anal Behav. 1972 May; 17(3): 325–337.

The Goldfish as a Retinex Animal - David J. Ingle - Science 1985 Vol 227, Issue 4687 pp. 651-654