Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior | ||
prefacio [2014/02/19 11:39] 143.107.45.11 |
prefacio [2022/04/04 22:39] acarlos |
||
---|---|---|---|
Linha 1: | Linha 1: | ||
Este texto é fruto da nossa experiência de vários anos como professores do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Nesse período, foram ministradas diversas disciplinas básicas de Estatística para cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. | Este texto é fruto da nossa experiência de vários anos como professores do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Nesse período, foram ministradas diversas disciplinas básicas de Estatística para cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. | ||
- | Buscamos enfatizar dois aspectos neste livro. O primeiro se refere a repartir a Estatística Descritiva ao longo do texto, suavizando, assim, a transição para Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Em geral, os alunos sentem o impacto de uma maior formalização e, muitas vezes, não conseguem estabelecer o elo de ligação entre essas partes. Um segundo interesse é transmitir a importância da computação na Estatística. Não atrelamos o texto a nenhum software específico, | + | Buscamos enfatizar dois aspectos neste livro. O primeiro se refere a repartir a Estatística Descritiva ao longo do texto, suavizando, assim, a transição para Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Em geral, os alunos sentem o impacto de uma maior formalização e, muitas vezes, não conseguem estabelecer o elo de ligação entre essas partes. Um segundo interesse é transmitir a importância da computação na Estatística. Não atrelamos o texto a nenhum software específico, |
O livro contém exercícios ao final de seções e capítulos. Os exercícios de seção são mais diretos e visam à aplicação imediata dos conceitos discutidos. Ao fim de cada capítulo, um considerável número de exercícios ajuda os estudantes na fixação global dos conceitos apresentados. Também são propostos exercícios para serem desenvolvidos com a ajuda do computador. O principal objetivo desses exercícios é enfatizar as ideias estatísticas envolvidas e não a habilidade computacional. No Apêndice B, apresentamos as soluções comentadas dos exercícios de seção e fornecemos as respostas para os exercícios ímpares de fim de capítulo. | O livro contém exercícios ao final de seções e capítulos. Os exercícios de seção são mais diretos e visam à aplicação imediata dos conceitos discutidos. Ao fim de cada capítulo, um considerável número de exercícios ajuda os estudantes na fixação global dos conceitos apresentados. Também são propostos exercícios para serem desenvolvidos com a ajuda do computador. O principal objetivo desses exercícios é enfatizar as ideias estatísticas envolvidas e não a habilidade computacional. No Apêndice B, apresentamos as soluções comentadas dos exercícios de seção e fornecemos as respostas para os exercícios ímpares de fim de capítulo. | ||
Linha 9: | Linha 9: | ||
Aproveitamos para atualizar o texto pela nova ortografia e corrigir os erros em respostas, identificados até então. Pequenas alterações de redação também foram feitas. As principais mudanças, em relação à sexta edição revista, terceira reimpressão, | Aproveitamos para atualizar o texto pela nova ortografia e corrigir os erros em respostas, identificados até então. Pequenas alterações de redação também foram feitas. As principais mudanças, em relação à sexta edição revista, terceira reimpressão, | ||
- | Ao longo das várias edições, diversos colegas contribuíram com sugestões. Entre eles destacamos Adilson Simonis, Cláudia Monteiro Peixoto, Clélia Toloi, Denise Botter, Elisabeti Kira, Elisete da Conceição Q. Aubin, Julio da Motta Singer, Lighia B. Horodynski-Matsushigue, | + | Ao longo das várias edições, diversos colegas contribuíram com sugestões. Entre eles destacamos Adilson Simonis, Cláudia Monteiro Peixoto, Clélia Toloi, Denise Botter, Elisabeti Kira, Elisete da Conceição Q. Aubin, Julio da Motta Singer, Lighia B. Horodynski-Matsushigue, |
Pedimos, desde já, desculpas pelos erros que serão eventualmente identificados nesta nova edição. As críticas e sugestões de colegas e estudantes serão muito bem-vindas e, certamente, auxiliarão na melhoria da próxima versão. | Pedimos, desde já, desculpas pelos erros que serão eventualmente identificados nesta nova edição. As críticas e sugestões de colegas e estudantes serão muito bem-vindas e, certamente, auxiliarão na melhoria da próxima versão. |