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prefacio [2014/02/19 11:39]
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 Este texto é fruto da nossa experiência de vários anos como professores do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Nesse período, foram ministradas diversas disciplinas básicas de Estatística para cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Este texto é fruto da nossa experiência de vários anos como professores do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Nesse período, foram ministradas diversas disciplinas básicas de Estatística para cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.
  
-Buscamos enfatizar dois aspectos neste livro. O primeiro se refere a repartir a Estatística Descritiva ao longo do texto, suavizando, assim, a transição para Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Em geral, os alunos sentem o impacto de uma maior formalização e, muitas vezes, não conseguem estabelecer o elo de ligação entre essas partes. Um segundo interesse é transmitir a importância da computação na Estatística. Não atrelamos o texto a nenhum software específico, permitindo que o conhecimento computacional anterior dos estudantes pudesse ser incorporado, minimizando o desgaste de um novo aprendizado. Ressaltamos que vários software disponíveis no mercado podem ser utilizados. Os arquivos mencionados no decorrer do livro estão disponíveis em[[http://www.ime.usp.br/~noproest|www.ime.usp.br/~noproest]] juntamente com outras informações de interesse.+Buscamos enfatizar dois aspectos neste livro. O primeiro se refere a repartir a Estatística Descritiva ao longo do texto, suavizando, assim, a transição para Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Em geral, os alunos sentem o impacto de uma maior formalização e, muitas vezes, não conseguem estabelecer o elo de ligação entre essas partes. Um segundo interesse é transmitir a importância da computação na Estatística. Não atrelamos o texto a nenhum software específico, permitindo que o conhecimento computacional anterior dos estudantes pudesse ser incorporado, minimizando o desgaste de um novo aprendizado. Ressaltamos que vários software disponíveis no mercado podem ser utilizados. Os arquivos mencionados no decorrer do livro estão disponíveis em [[http://www.ime.usp.br/~noproest|www.ime.usp.br/~noproest]] juntamente com outras informações de interesse.
  
 O livro contém exercícios ao final de seções e capítulos. Os exercícios de seção são mais diretos e visam à aplicação imediata dos conceitos discutidos. Ao fim de cada capítulo, um considerável número de exercícios ajuda os estudantes na fixação global dos conceitos apresentados. Também são propostos exercícios para serem desenvolvidos com a ajuda do computador. O principal objetivo desses exercícios é enfatizar as ideias estatísticas envolvidas e não a habilidade computacional. No Apêndice B, apresentamos as soluções comentadas dos exercícios de seção e fornecemos as respostas para os exercícios ímpares de fim de capítulo. O livro contém exercícios ao final de seções e capítulos. Os exercícios de seção são mais diretos e visam à aplicação imediata dos conceitos discutidos. Ao fim de cada capítulo, um considerável número de exercícios ajuda os estudantes na fixação global dos conceitos apresentados. Também são propostos exercícios para serem desenvolvidos com a ajuda do computador. O principal objetivo desses exercícios é enfatizar as ideias estatísticas envolvidas e não a habilidade computacional. No Apêndice B, apresentamos as soluções comentadas dos exercícios de seção e fornecemos as respostas para os exercícios ímpares de fim de capítulo.
prefacio.txt · Última modificação: 2022/04/04 22:39 por acarlos

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