Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


prefacio

Este texto é fruto da nossa experiência de vários anos como professores do Departamento de Estatística do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo. Nesse período, foram ministradas diversas disciplinas básicas de Estatística para cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Buscamos enfatizar dois aspectos neste livro. O primeiro se refere a repartir a Estatística Descritiva ao longo do texto, suavizando, assim, a transição para Probabilidade e Variáveis Aleatórias. Em geral, os alunos sentem o impacto de uma maior formalização e, muitas vezes, não conseguem estabelecer o elo de ligação entre essas partes. Um segundo interesse é transmitir a importância da computação na Estatística. Não atrelamos o texto a nenhum software específico, permitindo que o conhecimento computacional anterior dos estudantes pudesse ser incorporado, minimizando o desgaste de um novo aprendizado. Ressaltamos que vários software disponíveis no mercado podem ser utilizados. Os arquivos mencionados no decorrer do livro estão disponíveis em www.ime.usp.br/~noproest juntamente com outras informações de interesse.

O livro contém exercícios ao final de seções e capítulos. Os exercícios de seção são mais diretos e visam à aplicação imediata dos conceitos discutidos. Ao fim de cada capítulo, um considerável número de exercícios ajuda os estudantes na fixação global dos conceitos apresentados. Também são propostos exercícios para serem desenvolvidos com a ajuda do computador. O principal objetivo desses exercícios é enfatizar as ideias estatísticas envolvidas e não a habilidade computacional. No Apêndice B, apresentamos as soluções comentadas dos exercícios de seção e fornecemos as respostas para os exercícios ímpares de fim de capítulo.

Em relação à edição anterior, a sétima edição tem como modificações principais a forma como apresentamos o box-plot e a introdução dos gráficos Q-Q plot e de probabilidade. Optamos por identificar no box-plot os valores extremos com asteriscos, conforme utilizado na maioria dos software . Os novos tipos de gráficos possibilitam ampliar e enriquecer a análise de dados. Essas modificações foram feitas nos Capítulos 1 e 6, consequentemente, houve alteração na sequência e no número de páginas, sendo que foram acrescentados novos exercícios e/ou itens referentes aos tópicos mencionados.

Aproveitamos para atualizar o texto pela nova ortografia e corrigir os erros em respostas, identificados até então. Pequenas alterações de redação também foram feitas. As principais mudanças, em relação à sexta edição revista, terceira reimpressão, estão listadas no endereço Internet mencionado acima.

Ao longo das várias edições, diversos colegas contribuíram com sugestões. Entre eles destacamos Adilson Simonis, Cláudia Monteiro Peixoto, Clélia Toloi, Denise Botter, Elisabeti Kira, Elisete da Conceição Q. Aubin, Julio da Motta Singer, Lighia B. Horodynski-Matsushigue, Lúcia P. Barroso, Marli Mikael, Nelson Tanaka, Rinaldo Artes e Silvia Ferrari. Maria Cecília Camargo Magalhães colaborou na revisão final da redação. A estudante Tatyana Maya Okano auxiliou na correção das respostas de vários exercícios. Apontamos, ainda, o recebimento de várias mensagens eletrônicas com comentários e/ou sugestões. A todos que colaboraram, o nosso sincero muito obrigado. Agradecemos, ainda, aos alunos de várias unidades da USP, que apontaram erros e deram sugestões. Finalmente, gostaríamos de agradecer a Luís Ricardo Câmara, da Adusp-Associação dos Docentes da USP, pela diagramação das tabelas e auxílio na arte final de algumas das figuras apresentadas no texto.

Pedimos, desde já, desculpas pelos erros que serão eventualmente identificados nesta nova edição. As críticas e sugestões de colegas e estudantes serão muito bem-vindas e, certamente, auxiliarão na melhoria da próxima versão.

São Paulo, fevereiro de 2010

Marcos Nascimento Magalhães e Antonio Carlos Pedroso de Lima

prefacio.txt · Última modificação: 2022/04/04 22:39 por acarlos

Ferramentas da página