Práticas como Componentes Curriculares (PCoC)
Ricardo Bianconi
Esse ano vamos inovar! Você tem que pesquisar as referências abaixo e responder as duas perguntas:
- Qual é a fundamentação do modelo de van Hiele? (O que justifica esse modelo?)
- Qual é a contribuição de Dina van Hiele-Geldof?
Entregar o trabalho até as 24h o dia 8 de dezembro em meu email: bianconi @ ime . usp . br
Referências:
- Pierre M. van Hiele. El problema de la comprensión (en conexión con la comprensión de
los escolares en el aprendizaje de la geometría). 1957. Tese (Doctoral) - Universidad de
Utrecht, Utrecht. Traducción al español para el proyecto de investigación Gutiérrez y otros,
1991.
Neste link.
- Dina van Hiele-Geldof. Selected Writings.
Neste link.
- Adriana Quimantão Passos. Van Hiele, Educação Matemática Realística e GEPEMA: Algumas Aproximações.
Neste link.
Bibliografia
- E.Q.F. Resende & M.L.B. Queiroz, Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2000.
- M. M. Lindquist; A.P. Shulte (Orgs.) Ensinado e Aprendendo Geometria. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.
- C. A. dos Santos & A. M.Nacarato, Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. Coleção Tendências em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica Ed., 2014.
- Artigos da RPM e da Educação Matemática em Revista - EMR - pertinentes aos temas estudados.
- Resumos nos anais dos Encontros do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME.
- Dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME.
- Portal Dia Dia
Educação.
- Publicações do CAEM-IME-USP.