Práticas como Componentes Curriculares (PCoC)

Ricardo Bianconi


Esse ano vamos inovar! Você tem que pesquisar as referências abaixo e responder as duas perguntas:

  1. Qual é a fundamentação do modelo de van Hiele? (O que justifica esse modelo?)
  2. Qual é a contribuição de Dina van Hiele-Geldof?

Entregar o trabalho até as 24h o dia 8 de dezembro em meu email: bianconi @ ime . usp . br

Referências:

  1. Pierre M. van Hiele. El problema de la comprensión (en conexión con la comprensión de los escolares en el aprendizaje de la geometría). 1957. Tese (Doctoral) - Universidad de Utrecht, Utrecht. Traducción al español para el proyecto de investigación Gutiérrez y otros, 1991. Neste link.
  2. Dina van Hiele-Geldof. Selected Writings. Neste link.
  3. Adriana Quimantão Passos. Van Hiele, Educação Matemática Realística e GEPEMA: Algumas Aproximações. Neste link.


Bibliografia

  1. E.Q.F. Resende & M.L.B. Queiroz, Geometria Euclidiana Plana e construções geométricas. Campinas/SP: Editora da UNICAMP, 2000.
  2. M. M. Lindquist; A.P. Shulte (Orgs.) Ensinado e Aprendendo Geometria. Tradução: Hygino H. Domingues. São Paulo: Atual, 1994.
  3. C. A. dos Santos & A. M.Nacarato, Aprendizagem em Geometria na Educação Básica. Coleção Tendências em Educação Matemática. São Paulo: Autêntica Ed., 2014.
  4. Artigos da RPM e da Educação Matemática em Revista - EMR - pertinentes aos temas estudados.
  5. Resumos nos anais dos Encontros do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME.
  6. Dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Matemática do IME.
  7. Portal Dia Dia Educação.
  8. Publicações do CAEM-IME-USP.