No dia 14 de Novembro aconteceu a primeira fase da Maratona de Programação, de forma online, devido á pandemia. Ao todo participaram quase 800 times em todo o Brasil e cerca de 130 no estado de São Paulo, competindo por vagas para a final brasileira, que será em Março.

Neste ano participaram 9 times da USP (campus da capital), com a maioria formada por alunos do BCC, mas também com alunos da Poli e Ciências Moleculares, e tiveram um ótimo desempenho!

Confira o placar final do Brasil.

Este ano conseguimos colocar 3 times no Top 15 brasileiro. Nossos times são treinados pelo Nathan Proença, aluno de mestrado do MAC.

Placar subreg

KondZhiLa

Formado por Víctor de Sousa Lamarca, William Hideki Kondo, Jiang Zhi. Colocados em 7º no Brasil e 3º em São Paulo.

Hoje tem AC do Ribamar

Formado por Thiago Lima Oliveira, Gabriel Morete de Azevedo, Lucas Hiroshi Hanke Harada. Colocados em 11º no Brasil e 5º em São Paulo.

dog hits girl

Gabriel Fernandes de Oliveira, Pedro Teotônio de Sousa, Giovanna Kobus Conrado. Colocados em 15º no Brasil e 7º em São Paulo.

O time de cima é trouxa

Formado por Felipe Castro de Noronha, Bento Bruno Pereira, Raphael Ribeiro da Costa e Silva. Colocados em 17º no Brasil e 8º em São Paulo.

Fazemos programa

Formado por Gustavo de Medeiros Carlos, Davi de Menezes Pereira, Luiza Barros Reis Soezima. Colocados em 57º no Brasil e 15º em São Paulo.

cod&

Formado por Nathan Luiz Bezerra Martins, Ana Yoon Faria de Lima, Daniel Silva Lopes da Costa. Colocados em 62º no Brasil e 18º em São Paulo.

Ponteiros para o vazio

Formado por Otávio Vacari Martins,Guilhermo Cutrim Costa, Willian Wang. Colocados em 100º no Brasil e 27º em São Paulo.

Lontras Radioativas

Formado por Eduardo Sandalo Porto, Pedro Henrique Alves de Queiroz, André Souza Abreu. Colocados em 123º no Brasil e 30º em São Paulo.

Dançarinos Húngaros

Formado por Luã Nowacki Scavacini Santilli, Antonio Marcos Shiro Arnauts Hachisuca, Arthur Prado De Fazio. Colocados em 125º no Brasil e 31º em São Paulo.

Esse ano, excepcionalmente, não teremos a tradicional seletiva USP. Por causa da pandemia do novo corona vírus, a SBC retirou a taxa de inscrição das equipes, o que remove o propósito da seletiva. Para saber mais, acesse maratona.sbc.org.br.

Para participar basta se inscrever.

  • Formulário de inscrição: Formulário
  • Fechamento das inscrições: 17 de outubro de 2020

As equipes que preencherem o formulário corretamente primeiro tem o privilégio de serem inscritas antes dos demais, o que minimiza as chances de imprevistos e problemas. Não perca tempo!

A Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Esta competição é baseada na habilidade de se resolver problemas com algoritmos e código sob pressão, com velocidade, de forma correta e eficiente, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. As equipes são compostas por três alunos, que tentam, durante 5 horas, resolver o maior número possível de problemas propostos em menor tempo errando o mínimo possível.

Este evento é parte das classificatórias regionais para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM-ICPC (Association for Computing Machinery International Collegiate Programming Contest). Os melhores colocados nessa etapa se classificam para a final brasileira, e os melhores da final brasileira se classificam para a final mundial.

Boa sorte!

A Prova II da Seletiva Individual USP 2020 já está no vjudge.

Para ter a senha de acesso, você deve preencher este formulário.

Link para o editorial.

Boa prova!

A Prova I da Seletiva Individual USP 202 já está no vjudge.

Para ter a senha de acesso, você deve preencher este formulário.

Link para o editorial.

Boa prova!

Regras Gerais

A Seletiva Individual 2020 faz parte do processo de escolha dos alunos e alunas que irão representar a USP campus Butantã na Maratona de Programação 2020.

  1. Cada participante deve ser elegível segundo as regras da organização da Maratona de Programação.

  2. No segundo semestre, teremos a prova “Seletiva USP 2020”, nos moldes das provas oficiais da Maratona de Programação. As 3 melhores equipes representarão a USP. Das demais, a melhor equipe formada apenas por alunos e alunas de primeiro ano (sem experiência prévia autodeclarada) também representarão a USP.

  3. As vagas restantes serão distribuídas entre os melhores colocados na Seletiva Individual e que não se classificaram no critério por equipes.

Os participantes que passaram pela prova por equipes irão competir com suas respectivas equipes. Os participantes que passaram pela Seletiva Individual devem escolher entre si a formação de suas equipes.

Formato Seletiva Individual 2020

  • A Seletiva Individual consistirá de várias provas que irão acontecer no decorrer do primeiro semestre de 2020.

  • Parte da Seletiva Individual irá acontecer no grupo do vjudge. Para participar, é necessário criar uma conta no vjudge e se inscrever no grupo.

  • Cada prova terá duas etapas: a Prova Oficial, e a Prova Upsolving.

  • A Prova Oficial vai ficar aberta no vjudge por 1 semana, mas pedimos que vocês façam ela num intervalo de 3h 20min (200 minutos).

  • Para permitir nosso controle, cada Prova Oficial vai ter um formulário que você deve preencher indicando qual o ELAPSED TIME, no vjudge, de quando você começou a fazer a prova. Quem não preencher o formulário de uma Prova Oficial específica não terá a pontuação desta prova considerada!

  • Pedimos que vocês só leiam a Prova Ofical depois de preencher o formulário. Preencher o formulário é o que oficialmente dá início à sua participação na prova oficial.

  • Os links necessários para participar serão divulgados aqui no blog e no Channel do MaratonUSP no Telegram.

  • Depois da semana da Prova Oficial, vai abrir no grupo do vjudge a Prova Upsolving. Ela terá os mesmos problemas da Prova Oficial, mas não terá a restrição de tempo para submeter soluções. Você é livre para submeter na Prova Upsolving em qualquer horário, e todo problema resolvido na Prova Upsolving que não foi resolvido na Prova Oficial será contabilizado.

Colaboração e Uso de Internet

  • Durante a Prova Upsolving os participantes podem colaborar trocando ideias ou dicas (altamente recomendado).

  • Não é permitido troca de soluções (código).

  • Em ambos períodos da prova (Oficial e Upsolving) deve ser proibido procurar pela solução do problema (ideia ou código) na internet.

  • Se o participante sabe que um certo problema requer de alguma técnica, estrutura de dados ou algoritmo, pode procurar na internet ou livros sobre aquilo (aprender o conceito), tanto na Prova Oficial quanto na Prova Upsolving. É proibido copiar e colar o código diretamente. Lembre que a intenção é que cada participante aprenda e implemente coisas novas ao longo das provas, e as saiba aplicar aos problemas, não que só saiba usar como uma “caixa preta”.

  • Caso se encontre algum tipo de cola que infrinja algum dos itens anteriores, o participante será automaticamente desclassificado.

Pontuação e Critério de Desempate

  • Todo aluno ou aluna que preencheu pelo menos um formulário da Prova Oficial está se inscrevendo na Seletiva Individual como um todo.

  • Cada questão resolvida em Prova Ofical vale 2 pontos.

  • Cada questão resolvida em Prova Upsolving vale 1 ponto.

  • Caso exista empate em pontos, se prosseguirá a fazer o desemapate pelos seguintes critérios (nessa ordem):

    1. Quantidade de problemas resolvidos em Prova Oficial.
    2. Maior quantidade de Provas Oficiais da seletiva 2020 que participou.
    3. Maior rating máximo no Codeforces.
    4. Competidor mais velho.
    5. Sorteio.