Mais uma aula do MaratonIME! Preparada e apresentada pelo Yan Couto, sobre Árvores de sufixos. Numa próxima aula, veremos como construir a árvore em tempo linear.

Tópicos da Aula

  • Tries
  • Árvore de sufixos em O(n^2)

Exercícios

Créditos

  • Professor: Yan Couto
  • Câmera: Renzo Gómez
  • Edição: Victor Colombo

Você estuda maratona, mas não sabe como progredir? Não estuda mas tem interesse em algoritmos e estruturas de dados e como implementá-los? Está pronto para dar o próximo passo, em direção à grandeza? À fama? Ao AC?

O MaratonIME agora vai organizar uma série de aulas para serem dadas todas as sextas-feiras, no IME. Os tópicos são diversos: Geometria, Strings, Fluxo, etc. Cada aula vai ter sua própria lista de exercícios, para fixar a teoria e testar sua implementação dos algoritmos.

Não pode comparecer? Perdeu a aula pra pegar um Pokemon? Sem problemas! As aulas vão ser disponibilizadas no Youtube! (Depois de um tempo adequado de edição :P, e se conseguirmos o equipamento de filmagem)

Todas as aulas planejadas até agora podem ser vistas no nosso calendário. Aproximadamente uma semana antes de cada aula, um formulário para inscrição nesta vai ser disponibilizado na nossa página do facebook. Assim que os vídeos estiverem prontos, serão postados aqui no site, junto com a lista de exercícios.

Continuem treinando!

Estão abertas as inscrições para a Seletiva USP organizada pelo IME. Ela vai acontecer no dia 20 de agosto. Esta competição serve para determinar os cinco times que representarão a USP (Campus Butantã) na Maratona de Programação da SBC no dia 10 de setembro, e ajudar a USP a chegar cada vez mais longe na programação competitiva.

Para participar basta se inscrever.

Informações Sobre a Prova:

  • Data da Seletiva: 20 de agosto
  • Local da Seletiva: IME Bloco B - CEC
  • Início do evento: 10:00 horas
  • Início da prova: 14:00 horas
  • Fim da prova: 19:00 horas

A Maratona de Programação

A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins. Esta competição é baseada na habilidade de se resolver problemas com algoritmos e código sob pressão, com velocidade, de forma correta e eficiente, promovendo a criatividade e o trabalho em equipe. As equipes são compostas por três alunos, que tentam, durante 5 horas, resolver o maior número possível de problemas propostos em menor tempo errando o mínimo possível.
Este evento é parte das classificatórias regionais para as finais mundiais do concurso de programação da ACM, o ACM-ICPC (Association for Computing Machinery International Collegiate Programming Contest). Os melhores colocados na final brasileira se classificam para esta final mundial.

A Seletiva

Este ano, a seletiva tem o apoio e patrocínio de:

Serão classificados para a Maratona da SBC cinco times seguindo o seguinte critério: Os três melhores times se classificam, depois deles, o melhor time ainda não classificado formado somente por pessoas do primeiro ou segundo ano da graduação e, depois, o melhor time ainda não classificado formado somente por alunos do primeiro ano de graduação.
Para poder se inscrever, seu time deve ser elegível pelos critérios da SBC. Os times são formados por três alunos que deverão ter iniciado seus estudos universitários no ano de 2012 (a contar do início do primeiro curso universitário do aluno) ou posterior e ter nascido no ano de 1993 ou posterior.
Boa sorte!

Esse ano o AcampIMEnto, nosso treino durantes as férias, ocorreu de 4 à 15 de julho, e teve dois níveis, Iniciantes e Veteranos. Times de várias universidades, como USP - São Carlos e UNICAMP, vieram participar.

Os Iniciantes ficaram sob a tutela do dorminhoco Yan Couto e do coach-lindo-mas-pega-pesado Renzo Gomez . Os Veteranos foram orientados pela lenda Marcos Kawakami e o mito Arthur Nascimento.

Obrigado a todos que participaram e ajudaram a organizar. Ano que vem tem mais! Aos que participaram, lembrem-se de resolver os problemas que não passaram em prova, é uma parte muito importante de aprender. E nos chamem para os seus acampamentos :P

Foto AcampIMEnto

Para os que não participaram, segue a lista de contests que foram simulados:

Semana 1:

Semana 2:

Com a participação de 10 times, o simulado foi um sucesso!

Foto simulado

Todos os times resolveram pelo menos 1 de um total de 13 problemas. O placar e problemas do simulado podem ser acessados pelos links abaixo.

  • Placar
  • Prova
  • Em breve teremos comentários sobre as soluções dos problemas!
  • Os problemas podem ser enviados aqui.

Parabéns a todas as equipes! Os ganhadores foram:

ATM do Zé - 11 problemas

ATM do Zé - 1º Lugar

we.get(balloons); - 10 problemas

we.get(balloons); - 2º Lugar

Nonami - 7 problemas

Nanomi - 3º Lugar