Transistores e circuitos integrados

Em 1947, um grupo de Standford inventou o transistor. Usando semicondutores, os transistores poderiam substituir as válvulas, sendo menores, mais rápidos e mais duradouros, além de não esquentarem tanto nem consumirem tanta energia. Surgiram assim os primeiros computadores transistorizados.
Nos anos 60, sob a influência do programa espacial americano, o desenvolvimento da microeletrônica levou a construção de circuitos transistorizados integrados em uma única pastilha de silício (chip) de dimensões reduzidas. Dezenas de milhares de transistores são integrados em um chip de alguns milímetros quadrados, dando origem aos circuitos integrados microminiaturizados. Isso possibilitou o surgimento de minicomputadores: computadores poderosos do tamanho de uma escrivaninha.

Em 1970, a Intel, empresa norte-americana, produziu o primeiro microprocessador. Um microprocessador é um circuito integrado do tipo LSI (large scale integration) que contém todo circuito lógico de uma unidade central de processamento em um chip do tamanho de uma unha. Os microprocessadores foram usados na construção de mini e microcomputadores.

Os avanços nessa direção prosseguem até hoje, com os circuitos VLSI (very large scale integration) e os circuitos ULSI (ultra large scale integration).

Também nos anos 70 surgiram grandes computadores, conhecidos como mainframes, imensamente poderosos. Hoje em dia, temos os chamados supercomputadores, como o Deep Blue, com velocidade superior a 500 MIPS (milhões de instruções por segundo).



 
Índice Página Anterior Próxima Página

Página Principal | Listas de Exercícios | Problemas Resolvidos| macmulti@ime.usp.br