Título: Funções de Seleção na Lógica Matemática e na Teoria dos Jogos Abstract: Chamamos uma "função de seleção"um funcional do tipo (X -> R) -> X. A motivação para esse nome, introduzido em [1], vem do caso onde R = Bool, de forma que uma função p : X -> Bool pode ser vista como um predicado sobre X. Neste caso, uma função de seleção e : (X -> Bool) -> X toma o predicado p : X -> Bool como argumento e retorna um elemento de X, que intuitivamente satisfaz o predicado p. Outro exemplo seria o caso onde R = Real. Funções do tipo (X -> Real) -> X são, por exemplo, funções que retornam o ponto onde p : X -> Real tem valor máximo ou mínimo. Junto com Martín Escardó [1,2], mostramos que uma operação binária nas funções de seleção quando iterada calcula estratégias ótimas numa noção bem general de jogos seqüenciais. Esses jogos incluem os casos clássico de equilíbrio de Nash assim como jogos entre dois jogadores com objetivos conflitantes, usados na teoria de linguagens de programação. Essa palestra visa dar uma breve introdução a essa teoria da funções de seleção listando as várias conexões com a lógica matemática, a teoria do ponto fixo, algoritmos de busca exaustiva, e a teoria do jogos seqüenciais. [1] M. Escardó and P. Oliva, Selection functions, bar recursion and backward induction. MSCS, 20(2):127-168, 2010. [2] M. Escardó and P. Oliva, Sequential games and optimal strategies, Proceedings of the Royal Society A, 467:1519-1545, 2011.