OK. Vou tentar descrever abaixo a sugestão de encaminhamento que dei aos alunos (em sala e que me procuraram). 1. Escrever a apostila no formato das apostilas do LEM, usar como modelo a do Hanói e a de Polinômios ("multiplicação de retas"). Escrever dirigido a um professor de Matemática com todas as dicas para que ele consigua desenvolver a atividade de acordo com o "método da descoberta". 2. Estrutura da apostila: para simplificar o processo de dedução do aluno, dividir a atividade em três partes. 2.1. Como definir o conceito de semelhança (ou O que é semelhança, ou...) Propor atividade no GSP para que o aluno perceba o que ocorre se "ampliamos" ou reduzimos uma figura. Isso pode ser feito via construção de macros que desenham poligonais, por exemplo a partir de dois pontos. Depois pode-se criar outras com mais pontos para que o aluno perceba a propriedade que depois usarão para definir semelhança: A sem. a B, c/ razão r <=> existe f:A->B : d(x,y)/d(f(x),f(y))=r para todo x e y de A 2.2. Propriedades sobre figuras semelhantes (ou sobre polígonos...) Propor que os alunos tentem encontrar propriedade sobre figuras semelhantes, especificamente, que envolva áreas. Novamente, construir (ou usar aquelas de 2.1.) macros que a partir de dois pontos construa figuras e calcule suas áreas. Tentar descobrir algum invariante: se , então A(A)/A(B)=r² Incentivá-los a demonstrar a relação (conjectura) acima. Idéia da demonstração: - pegar três pontos, x, y e z em A tais que os segmentos xy e xz sejam perpendiculares e que o retângulo xyz pertença a A - chamar de x', y' e z' as imagens de A por f em B - como A sem. a B com razão xy/x'y' = xz/x'z' = r, então A(xyz)=xy . xz e A(x'y'z')=x'y' . x'z' (*) logo A(xyz)/A(x'y'z') = ( xy . xz ) / ( x'y' . x'z' ) = = xy/x'y' . xz/x'z' =(*) r . r = r² 2.3. Aplicação do teorema de semalhança à triângulos retângulos Pedir para que os alunos pesquisem o que acontece ao colocar figuras semelhantes sobre os lados de um triângulo retângulo. Após conjecturarem, dar dicas para eles tentarem demonstrar. Idéia da demonstração: Dado um triângulo retângulo de lados a, b e c (a hipotenusa) Se A, B e C são figuras semelhantes sobre os lados a, b e c (respectivamente), com os lados sendo semelhantes, então as razões de semelhança entre A e B e entre A e C, devem ser a/b e a/c, respectivamente Agora do teorema de semelhança, A(A)/A(B)=a²/b² e A(A)/A(C)=a²/c² (**) Logo, de (**) A(B) + A(C) = b²/a² A(A) + c²/a² A(A) = A(A) (b²+c²)/a² = = A(A), pois o triângulo é retângulo, logo a² = b² + c². Bem, foi mais ou menos isso que sugeri. Bom trabalho,