[ Principal | Tarefas | Projeto Final: etapa 1 ] |
MAC 118 - 1999 |
Nesta página apresentamos a primeira etapa do trabalho final de MAC 118, consistindo
de uma primeira pesquisa (quantitativa) sobre o uso do Computador em algumas
escolas do ensino médio.
Note que deverão entregar um arquivo Word e sua impressão.
Observações:
*
Para descarregar este arquivo, comumente, basta "clicar" no "link", porém, se
isso abrir um página no Netscape (ou o navegador que estiver usando), faça o
seguinte: coloque o "mouse" sobre o "link" e dê um "clique" no botão direito do
mesmo e selecione uma opção que diz algo como "Gravar o Vínculo Como..." (ou
"Save Link As...", ou ...).
Para simplificar seu trabalho, descarregue
daqui* um aquivo em
Word 6, com a tabela para coletar os dados das escolas.
Atenção, tivemos que utilizar alguns "truques" do Word 6
(inserindo "caixas de texto") para dividirmos algumas células em mais
de uma linha, por isso, procure não alterar o formato desta
tabela.
Outra opção é alterar a configuração de seu
navegador par associar arquivos com extensão doc à gravação em disco.
MAC 118 - segundo semestre 1999 - primeiro texto para a apostila final
[
MAC 118 - Projeto Final
Pesquisa sobre o uso do Computador: ênfase no ensino de Matemática
Neste texto descrevemos os objetivos gerais do trabalho final de MAC 118, detalhando a primeira etapa a ser entregue na semana 11. Para as etapas futuras serão especificados novos objetivos.
1. Objetivos Gerais
O objetivo desta pesquisa é fazer um levantamento de dados e análise a respeito do uso do computador na escola, com ênfase no ensino de Matemática. Este trabalho será baseado em pesquisa de campo, sem necessidade de pesquisa bibliográfica, embora possa ser utilizada alguma referência para contrapor argumentos ou justificar observações.
Como método de trabalho, dividiremos a pesquisa em duas etapas principais: na etapa 1, deverão escolher algumas escolas para um levantamento inicial de dados; na etapa 2, serão analisados os dados coletados na etapa 1, por todos os grupos, definindo-se duas escolas a serem analisadas (por grupo).
2. Etapa 1: escolha das escolas de interesse e levantamento de dados iniciais
Esta etapa servirá como uma triagem das escolas a serem analisadas e levantamento quantitativo de dados.
Inicialmente, cada equipe deverá escolher um conjunto de escolas do ensino médio (antigo segundo grau), preferivelmente localizadas na vizinhança dos componentes da equipe. Esse conjunto deverá ser de, no mínimo, quatro escolas, sendo ao menos uma particular. Nesta etapa, a equipe deverá realizar uma "visita curta" a essas escolas para obter as informações numéricas a respeito da mesma e do uso do Computador no ensino.
Para cada uma das escolas visitadas recomendamos que sejam coletados os seguintes dados:
1. Nome e endereço da escola.
- Escola pública ou particular?
- Se a escola é particular:
- qual é o valor da mensalidade para o ensino médio?
- conseguir catálogos de propaganda das escolas.
2. Quando a escola (ou unidade) foi fundada?
3. Qual é o número de alunos matriculados no ensino médio e divididos em quantas turmas?
4. Quantos computadores a escola possue para fins didáticos (excluindo os de uso administrativo)?
- Distribuidos em quantas salas?
- Tem técnicos especializados? Quantos e o que fazem?
5. A escola permitiria que vocês fizessem uma pesquisa sobre o uso do computador no ensino médio, efetuando algumas entrevistas e visitas a escola? (para "oficializar" a pesquisa, na segunda etapa poderão levar uma carta de apresentação)
6. Como foram obtidas as informações acima (devem ir até as escolas):
- Nome e posição de quem forneceu os dados;
- Qual a confiabilidade destes dados? Adote o seguinte critério numérico de confiabilidade: (1) verbal, (2) leitura/exame de catálogo de propaganda e (3) consulta a um terminal ou livro de registro.
Após ter realizado o levantamento dos dados acima, o grupo deverá indicar (e justificar) quais escolas seriam mais interessantes para a pesquisa da etapa 2. Esta indicação será levada em consideração na escolha final.
7. Reflexão sobre a etapa 2:
Além destes dados, solicitamos que os grupos iniciem uma reflexão sobre a segunda etapa, apontando uma possível metodologia de pesquisa para esta. Lembre-se que a metodologia deverá servir para realizarmos o objetivo da pesquisa.
Por exemplo, poderiam pensar nas seguintes questões (e o porquê delas):
- Quem pretendem entrevistar? O que pretendem perguntar?
- Como analisar e verificar o uso didático efetivo dos compudadores?
- Pretendem passar algum questionário? Como seria?
3. Etapa 2: pesquisa e análise crítica do uso do Computador no Ensino
Nesta etapa compreenderá basicamente:
pesquisas mais detalhadas com as escolas selecionadas;
análise final sobre o uso do computador, com ênfase no ensino de Matemática.
Posteriormente detalharemos mais esta etapa.
4. O que entregar da etapa 1
Data de entrega: 18 a 22 de outubro (semana 11)
Grupo: formar grupos de (até) três alunos
Texto: (ao menos nesta etapa) utilize folha A4, fonte HELVETICA (como neste enunciado), corpo do texto com fonte 12pt e com margens indicadas abaixo.
![]() |
Aumente um ou dois (pts) o tamanho das fontes para títulos ou
seções, colocando-os em negrito.
|
Formato do arquivo a ser entregue para cada escola preencha a tabela abaixo:
Questões |
Dados |
||||||||
1 |
Nome: |
||||||||
End.: |
Fone: |
||||||||
Pública [ ] Particular [ ] |
Valor da mensalidade: |
||||||||
2 |
Data de fundação: | ||||||||
3 |
Total de alunos: |
Turmas de 1o ano: |
Turmas de 2o ano: |
Turmas de 3o ano: |
|||||
4 |
Total de computadores |
Em quantas salas: |
|||||||
Número de técnicos: |
Funções: / / / |
||||||||
5 |
Autorização: |
||||||||
6 |
Nome: |
Função: |
Confiabilidade: |
||||||
Nome: |
Função: |
Confiabilidade: |
|||||||
Nome: |
Função: |
Confiabilidade: |
Indique e justifique quais escolas seriam mais interessantes para a pesquisa da etapa 2.
De acordo com o item 7, elabore um texto propondo uma metodologia para ser usada na etapa 2.