[ Principal | Tarefas ]

MAC 118 - 1999

Projeto Final: Pesquisa sobre o uso do computador no ensino de Matemática


O projeto deverá ser realizado em equipe de três componentes, pesquisando-se ao menos duas escolas (uma deve ser particular). Espera-se que os três componentes trabalhem no projeto. Durante a avaliação, o professor fará perguntas individuais a cada elemento do grupo para identificar a sua participação no trabalho. Os grupos também devem entregar, numa seção de apêndices (vide item II), um pequeno relatório sobre a distribuição de tarefas no grupo, descrevendo quais tarefas cada componente realizou e o tempo gasto em cada uma.


A partir da próxima página, apresentaremos uma sugestão para a redação/construção do trabalho final de MAC118, além de várias dicas sobre o que deve constar de sua pesquisa e análise. Na parte I, propomos uma estrutura para o texto e na parte II, agrupamos por público alvo várias das sugestões de questões que os grupos propuseram no texto da etapa 1 deste trabalho.


Esta é apenas uma sugestão, mas se o grupo desejar realizar uma redação/pesquisa bastante diferente desta proposta, sugerimos fortemente que nos procure para discutirmos a viabilidade da idéia.


O que entregar e como: dois arquivos com o número do grupo, indicando a versão de Word utilizada, e a listagem dos mesmos. O arquivo principal terá o corpo do texto, como indicado no item I abaixo, e o segundo contendo uma tabela resumida com os dados das duas escolas pesquisadas na etapa final do trabalho (esta tabela mv projeto-final.txt será distribuída, na página da disciplina, e em sala de aula para que todos os grupos adotem um mesmo padrão). Por exemplo, se o grupo é de número 3 e usou Word 6.0, os nomes dos arquivos para o trabalho principal e para a tabela deverão ser, respectivamente,


grupo3-W6.doc e grupo3-tabela-W6.doc.

Clique aqui para descarregar um modelo da tabela grupoXX-tabela-W6.doc.


Dicas Gerais:

1. Procure redigir parágrafos curtos, com uma ou no máximo duas idéias. É melhor ser mais direto que usar de muitos "rodeios".

2. Fixe a pessoa e tempo que o texto é escrito.

3. Respeite as seções, colocando nelas texto compatível com seu título.

4. Neste trabalho, não existe necessidade de pesquisa bibliográfica, a menos de grupos que não tenham conseguido escolas que faça real uso do computador (neste caso, procure-nos para discutirmos a alternativa). Porém, se houver citações de idéias que leram em algum texto é imprescindível citar a fonte.

5. Escreva o texto como se estivesse se dirigindo a um leitor genérico, não ao professor da disciplina. Se tiver algum comentário específico a nós destinado, coloque em uma seção separada para não quebrar a coerência de seu texto.


Formato:

1. Use fonte Times New Roman, com tamanho 12pt para as frases. Aumente um ou dois pontos cada título, colocando-os em negrito.

2. Use parágrafos com espaçamento simples.

3. Use papel A4, com margens: superior 1.5cm; inferior 1.5cm; esquerda 1.5cm e direita 1.0cm.


Data de entrega: todas as turmas no dia 03/12 até às 20H.



Bom trabalho,


Leliane

Leônidas


I. Estrutura do texto

Título


Autores



Trabalho ... (MAC118)


Resumo


Faça um resumo (máximo dez linhas) da pesquisa, de seus objetivos e indique o que abordará no texto.


1. Introdução


Descreva a pesquisa em maiores detalhes. Descreva as duas etapas: seus objetivos e o que foi pesquisado em cada uma delas. Seja claro e deixe para fazer qualquer tipo de análise ou comentários para a seção Análise e Conclusão. O grupo deverá descrever aqui todos os aspectos importantes para a sua pesquisa. Nesta seção é importante ressaltar, em linhas gerais, como foi elaborada a pesquisa, o que analisará e em que estarão basedas suas conclusões (visitas às escolas, entrevistas, análise de "software" disponível, infraestrutura, capacitação de professores...).



2. Metodologia


Nesta seção, deverá ser especificada a metodologia que empregaram no projeto de pesquisa, devendo envolver: descrição dos dados e a maneira como foram coletados, como analisou os dados e o que usaram para estabelecer suas conclusões. Lembramos que estes dados devem vir num arquivo grupoXX-tabela-Wyy.doc, com a transcrição completa das entrevistas.



3. Atividades de ensino


Nesta seção é importante destacarem como foram montadas as "fichas" das subseções 3.1, 3.2, ... (uma para cada escola). Se não conseguirem apostilas/texto explicitamente com estes resumos sugerimos que cruzem as várias entrevistas para elaborá-los. Mesmo que as escolas disponham de apostilas/texto, é importante que o grupo comparare a proposta formal com a prática (indicada nas entrevistas).


3.1 Escola XXX


Falar da escola: nome completo, endereço, fundação, ...


3.1.1 Ficha da atividade XXY


- Tópicos de Matemática

- "Software" utilizado

- Série recomendada

- Descrição da atividade

- Objetivos da atividade com relação ao aprendizado

- Pré-requisitos (conhecimento de software)

- Horas em sala de aula

- Horas fora da sala

- Resumo (metodologia empregada)

- Avaliação:

- Formas de avaliação do aluno quanto a ferramenta ou método de ensino

(existe alguma avaliação específica para as atividades com o Computador?)

- Formas de avaliação do método empregado (é analisada a melhoria no desempenho do aluno com realação ao método tradicional?)


3.1.2 "Software" disponível


Nome da ferramenta

- Séries recomendadas

- Responsável comercial

- Endereço Internet

- Características do sistema

Física: tipo de computador, S.O., memória requerida,...

Operacional: com "mouse", o que o usuário pode realizar nele,...

- Tópicos de Matemática envolvidos


3.1.3 Infraestrutura


- Número de computadores

- Número de salas com computadores

- Número de alunos por computador

- Turmas/disciplinas que usam e horas semanais de uso


3.1.4 Capacitação de professores


- Onde e quem capacita

- Número de horas

- Produção de material didático (existe material de apoio - neste caso seria muito interessante colocarem cópias como anexo)

- Como é feita a capacitação: número de horas, o que o professor faz,...



4. Análise


Nesta seção deverão analisar a seção 3. Sugerimos que inicialmente apresentem suas obervações gerais sobre cada escola pesquisada e posteriormente, comentem cada subseção de 3, por escola.



5. Conclusão


Aqui cabem suas observações finais sobre o trabalho. Devem ressaltar os aspectos mais importantes da pesquisa, no que concerne aos objetivos da mesma.



A. Apêndices


A.1 Entrevistas realizadas


O grupo deve indicar claramente como foram obtidas as respostas (por escrito, gravação,....) e listar todas as questões e respostas obtidas, separadas por escola e dentre essas, por entrevistados (com nome e posição).



A.2 Divisão de trabalho


Elaborar uma tabela (com três colunas - nome x tarefa x tempo), descrevendo as tarefas que cada membro do grupo desenvolveu e quanto tempo foi gasto em cada uma (tempo estimado). Pode-se colocar uma linha separada para listar as tarefas desenvolvidas conjuntamente pelo grupo.





II. Sugestões de perguntas


Sugestões sobre como realizar a coleta de dados:


1. Elaborar formulários de questões, que possam ser respondidos rapidamente, para distribuir a grupos de alunos ou grupo de professores.

2. Selecione diferentes pessoas para serem entrevistadas sobre cada um dos diferentes aspectos da pesquisa. É importante coletar informações sobre um mesmo aspecto a partir de fontes diferentes (coordenador da disciplina, professor ou aluno) para poderem distinguir diferentes pontos de vista ou verificarem a diferença entre a proposta e sua execução.

3. Assistindo aulas: pode-se anotar a dinâmica de sala, grau de participação dos alunos, interatividade do "software"...

4. Pesquisa sobre o "software" utilizado para uma análise sobre a maneira em que ele esta sendo usado (explorado) pela escola.


A lista de tópicos a seguir corresponde a uma compilação dos métodos e questionários sugeridos pelos alunos das três turmas de MAC118. Essa coleção de tópicos deverá servir para orientar a sua pesquisa. É importante que o grupo colete cada uma dessas informações, cabendo a cada grupo estabelecer o método da coleta. Sugerimos que a coleta seja através de entrevistas, com formulários de questões, e assistindo-se aulas.


A lista também é uma sugestão, podendo ser complementada com questões que julguem relevante ao trabalho.



METODOLOGIA

- Entrevistar:

- o responsável pela área de informática

- o professor de matemática ou orientador pedagógico ou coordenador da disciplina

- o aluno de ensino médio

- Assistir a uma aula

- Entregar um formulário para os alunos responderem


PERGUNTAS AO RESPONSÁVEL PELA ÁREA DE INFORMÁTICA

- Qual é o número de computadores disponíveis para os alunos? Distribuídos em quantas salas?

- De que forma os computadores são usados em cada série?

- Quantas vezes por semana os alunos frequentam a sala de informática?

- Qual é a duração da aula?

- Quais programas ("software") são utilizados?

- Qual é a razão aluno por micro e aulas por semana ?

- Com que frequência é feita a manutenção dos micros?


PERGUNTAS AO(S) PROFESSOR(ES) DE MATEMÁTICA (ou orientador pedagógico)

- Quais são as disciplinas que leciona e para que séries?

- Qual é a sua opinião sobre o uso do computador em sala de aula como uma ferramenta de suporte no ensino da matemática?

- Você usa o computador como uma ferramenta de suporte no ensino de matemática?

- Caso a resposta seja positiva:

- Há quanto tempo utiliza o computador em sala de aula?

- Foi realizado algum tipo de estudo e/ou levantamento para se introduzir o computador em sala de aula?

- A escola oferece algum tipo de treinamento para o professor?

- Quais ferramentas de software voltadas para o ensino de Matemática são utilizadas?

- Você pode descrever o método de ensino empregado nessas aulas com o uso do computador?

- Quais são os tópicos de matemática que são ensinados com o apoio do computador?

- Existe alguma espécie de material de apoio didático produzido pelo professor ou pela escola voltado para o uso do computador no ensino de matemática?

- Quais são os objetivos pedagógicos que se deseja alcançar?

- Como tem sido a avaliação da escola quanto ao aproveitamento do aluno?

Foi notada alguma melhora de desempenho dos alunos em relação às turmas que não uilizam o computador?

- Na sua opinião o uso do computador em sala de aula desperta o interesse do aluno para o tópico de ensino em questão?

- Na sua opinião como o uso do computador em sala de aula pode facilitar a tarefa do professor?

- Se não usa o computador no ensino de matemática, qual é a sua opinião a respeito do uso do computador no ensino de matemática? Você conhece alguma ferramenta de software para matemática?


PERGUNTAS AOS ALUNOS

- Quantas e quais são as disciplinas que utilizam o computador em sala de aula?

- Quais foram os conceitos de matemática que você aprendeu com o uso do computador?

- Poderia citar um exemplo? O que achou mais interessante?

- Você conhece algum "software" (programa de computador) de matemática?

- Você tem acesso ao computador na escola? Com que frequência?

- Com quantos colegas você divide o computador durante uma aula?


ASSISTINDO UMA AULA

Observar o método de ensino empregado pelo professor, anotar a dinâmica de aula, a reação dos alunos,...


MAC 118 / 1999 - Trabalho Final

Entrega: semana de 29/11 a 03/12 [5]


 
[ Página inicial | LEM | "Free software" | CAEM ]