next up previous
Next: About this document ... Up: Algumas dicas sobre a Previous: Séries e sequências


Grau de formalismo a ser cobrado

É interessante que a apostila deixe claro para o professor que o grau de formalismo que ele cobrará da turma dependerá do grau de compreensão da mesma. É necessário ponderar até onde (ou o que) deve ser discutido.

É importante que seja ressaltada na apostila, a vantagem de se usar o MuPAD (e consequentemente o computador), frisando que este facilita a intuição. Por exemplo, bastaria você propor atividades de modo que o aluno perceba que a sequência está convergindo para algum valor específico (seu limite) e sugira que o professor indague sobre os conceitos envolvidos.

Algumas peguntas que podem ser utilizadas: o que significa esta ``tendência''? como o aluno pode convencer alguém deste fato? será que não existe uma distância mínima entre a sequência e o suposto limite?

Note que a última pergunta ``força'' a necessidade da definição formal (ou intuitiva) de convergência, pois para responder negativamente a esta pergunta é necessário convencer a todos que:

qualquer que seja a distância dada ($D>0$% WIDTH=51 HEIGHT=32 ) existe um termo ($x_N$% WIDTH=27 HEIGHT=30 , $N\in{\rm I\kern -0.2 em N}$% WIDTH=58 HEIGHT=32 ) a partir do qual a distância entre os termos subsequentes e o suposto limite é menor que a distância dada ($\vert x_i - \overline {x} \vert < D, \ 
      \forall i\stackrel{>}{{}_{=}}N$% WIDTH=165 HEIGHT=36 ).



Leonidas O Brandao
2000-11-21