Re: Semin�rios de Inform�tica e Educa��o
[Pr�via] [Pr�xima] [Pr�via por assunto] [Pr�xima por assunto]
[�ndice cronol�gico] [�ndice de assunto]

Re: Semin�rios de Inform�tica e Educa��o



Ol�, grupo:

   Ainda hoje � noite ficarei sabendo se terei que participar de uma 
reuni�o extraordin�ria aqui na Escola de Aplica��o. Dependo da 
disponibilidade de um outro professor para que me substitua.

   Caso eu n�o apare�a, � por conta de tal compromisso.

   Muito obrigado,

              Ernani.


Leliane Nunes de Barros escreveu:

> Semin�rio de Inform�tica e Educa��o: http://www.ime.usp.br/~lem/iee
>  ================================================================
>               Semin�rio Registrado na CPG do IME/USP
>                Todas as quintas das 10H30 �s 11H30 
>         	           Sala 242-A
>			
>			Todos s�o benvindos!
>  ================================================================
>
>T�tulo:      Ensino de Introdu��o � Programa��o com Padr�es Pedag�gicos
> 
>Palestrante: Karina Valdivia Delgado - kvd@ime.usp.br
>	     aluna de mestrado do MAC
>           
>Data: 12/05
>
>Resumo:
>
>Incentivados pelas id�ias de Soloway, que desenvolveu o sistema PROUST
>baseado em teorias cognitivas sobre programa��o, pesquisadores
>desenvolveram um modelo baseado em padr�es para instru��o em
>programa��o. Neste modelo, o aprendizado pode ser visto como um processo
>de reconhecimento de padr�es que compara experi�ncias passadas com a
>situa��o atual de resolu��o de problemas. O modelo sugere que
>programadores experientes procuram experi�ncias passadas, ou padr�es de
>problemas, que estejam relacionados com o problema atual e que possam
>ser adaptadas � situa�ao atual. Este modelo, faz a suposi��o que
>programadores experientes, ao projetarem seus programas, pensam em usar
>padr�es ao inv�s de senten�as ou segmentos pequenos de c�digo. Por outro
>lado, um aprendiz n�o tem nenhuma experi�ncia real de programa��o em
>mente e portanto s� pode procurar por senten�as que aprenderam. 
>
>Neste semin�rio, ser�o apresentados alguns exemplos de padr�es
>pedag�gicos e um ambiente de programa��o baseado em padr�es. Al�m disso,
>apresentaremos algumas id�ias de constru��o de um sistema tutor
>inteligente baseado no sistema PROUST.
>
>  
>