MAC5700 - Seminários em Ciência da Computação

1o. Semestre de 2005

Terminologia

Temos vários seminários no IME durante o semestre. Para esta disciplina consideraremos os seminários registrados na CPG (Comissão de Pós-Graduação do IME). A maioria deles são divulgados por email e costumam acontecer periodicamente. Cada seminário tem um (ou mais de um) coordenador, usualmente um professor do IME. Cada seminário tem um expositor, que fala sobre determinado assunto. Além disso, temos palestras de pesquisadores visitantes, usualmente convidados por professores do departamento que são os coordenadores ou organizadores.

Regras para o 1o. semestre de 2005:

  1. Os alunos matriculados nesta disciplina deverão enviar uma mensagem para leliane@ime.usp.br (Leliane Nunes de Barros), até 28 de março de 2005, confirmando estarem cientes das regras aqui mencionadas. É IMPORTANTE que nessa mensagem, cada aluno informe o nome do seu orientador, e envie uma cópia ao mesmo.

  2. Para receber os 4 créditos a que MAC5700 dá direito, cada aluno deverá assistir a pelo menos 8 exposições ou palestras  e  fazer pelo menos uma exposição em algum seminário. A exposição deverá ser combinada com o orientador e algum coordenador de seminário, devendo ser amplamente anunciada por email. Converse o quanto antes sobre isso com o seu orientador para selecionar um tema e marcar uma data para a exposição!
    IMPORTANTE: uma exposição em um seminário não pode ser usada para obter créditos em MAC5700 e, ao mesmo tempo, justificar os "créditos de seminários" a que se refere o último parágrafo do capítulo Créditos nas Normas Gerais para os Programas de Pós-Graduação.
  3. Informações sobre os Seminários registrados na CPG no primeiro semestre de 2005 podem ser encontradas na página mantida pela CPG. Os grupos responsáveis pelos seminários divulgam os mesmos enviando um email para todos os professores e alunos do departamento. Os alunos devem estar atentos a esses avisos, e começar a participar logo no início do semestre. Não são válidos seminários sem ampla divulgação. Palestras de professores convidados que ocorram dentro dos seminários registrados (divulgados pelo coordenador de tais seminários) também serão contabilizados.

  4. O que deverá ser entregue:
  5. A avaliação final de MAC5700 será feita com base nesses relatórios e na exposição feita pelo aluno. As exposições feitas pelos alunos serão avaliadas (pelo coordenador ou outra pessoa designada pelo coordenador, quando se tratar de seu próprio orientando). Para fazer a avaliação o coordenador (ou a pessoa designada por este) deverá preencher o seguinte questionário. Caberá ao aluno lembrar ao coordenador a necessidade de preencher o questionário.

  6. Atenção! Neste semestre, introduzimos duas pequenas mudanças:
    1. a data da exposição que será feita pelo aluno deverá ser marcada, junto com o orientador e coordenador do seminário em questão, até o dia 25 de abril, enviando um email para o coordenador de MAC5700 (leliane@ime.usp.br), com cópia para o orientador e coordenador do seminário.
    2. para atestar a participação do aluno como ouvinte, o aluno deverá entregar uma folha de presença assinada pelo coordenador do seminário NO MESMO DIA DO EVENTO . Veja aqui o novo modelo de folha de presença.

Datas importantes

  1. 28/março: confirmar por e-mail estar ciente das regras, dar o nome do orientador (enviar uma cópia do e-mail para o orientador).
  2. 25/abril data final para o envio da mensagem marcando uma data para a exposição feita pelo aluno, com cópia para o coordenador do seminário e orientador, incluindo título e um pequeno resumo.
  3. 25/junho : data final para entrega dos relatórios.
Espera-se que cada aluno participe assiduamente de algum seminário organizado por um dos grupos de pesquisa em ciênncia da computação. Recomenda-se que cada aluno participe de vários dos seminários, para conhecer diversas áreas de pesquisa da ciênncia da computação.
Página principal de MAC5700
Leliane Nunes de Barros <leliane@ime.usp.br>

Last modified: Fri Mar 11 21:05:11 BRT 2005