[Prévia] [Próxima] [Prévia por assunto] [Próxima por assunto]
[Índice cronológico] [Índice de assunto]

Universitário de São Paulo não lê quase nada



Oi Gente,

Hoje ao entrar no Bloco C vi que o vigia estava lendo um jornalzinho cuja manchete era

"Universitário de São Paulo não lê quase nada"

A priori, uma notícia dessas me pareceria um absurdo mas, pelo que tenho sentido dos alunos do BCC de uns 5 anos para cá, parece que é bem verdade. No início desse semestre, já fiquei surpreso que alguns alunos da disciplina de XP reclamaram de ter que ler o livro ultra- fininho do Kent Beck que dá prá ler em uma tarde.

O que será que está acontencendo com essa geração? Na minha época (e não estou tão velho assim :-) era comum os alunos do BCC lerem uns 2 livros por mês e ficarmos conversando sobre eles. Hoje em dia, parece que a grande maioria não mais faz isso. Será que o tempo que a minha geração pré-Internet dedicava aos livros a geração atual dedica ao MSN e ao orkut?...

A quem não tem o costume de ler regularmente, eu recomendo que passe a refletir ativamente sobre isso e que tente se auto-motivar a ler pelo menos um livro por mês, pode ser um livro técnico ou de literatura, tanto faz, mas leia!

Abraço,
fabio.
P.S.: É óbvio que essa manchete e minha observação são generalizadoras, eu conheço vários alunos do BCC que lêem muito; com certeza muito mais do que eu, pelo menos. Mas infelizmente, parecem ser uma minoria. Só depende de nós mesmos mudarmos a nossa rotina. Diminuir o tempo de MSN, orkut e navegação aleatória na Internet e aumentar o tempo de leitura de livros de qualidade não é difícil de fazer e tem potencial para trazer grandes benefícios.