MAC 337/5900 - Computação Musical
Aula 19 - 23/10/7
Capítulo 4 - continuação dos exemplos
- Continuando com os exemplos do Capítulo 4, D09.Shepard.tone.pd mostra como usar um banco de 20 osciladores senoidais para criar o efeito de glissando infinito.
- D11.sampler.poly.pd mostra como podemos
- ler uma seqüência de mensagens Pd de um arquivo usando o objeto qlist
- distribuir uma seqüência de notas para as vozes de um banco de voez através do objeto poly
- as páginas 111-117 do livro do Puckette explica em detalhes o funcionamento deste sampler polifônico
Capítulo 5 - Espectro e Modulação
- Inicialmente, vamos ver no E01.spectrum.pd como objetos de FFT do pd podem ser usados para desenhar o espectro de um som em tempo real.
- A Fig. 5.1 mostra 3 exemplos de espectros de sons. Espectros podem ser:
- harmônicos ou inarmônicos
- discretos ou contínuos
- Podemos agora ver em mais detalhes, 3 novas formas de síntese sonora utilizando modulação: modulação de amplitude, modulação de freqüência e waveshaping.
- Modulação é qualquer técnica para
alterar formas de onda de forma sistemática "horinzontalmente"
ou "verticalmente".
Multiplicação de sinais de áudio
- Até agora nós temos
- somado sinais de áudio e
- multiplicado um sinal de áudio por um outro sinal que
varia lentamente (por exemplo, ao acrescentar uma envoltória de
amplitude)
- Vamos agora ver o que acontece quando multiplicamos dois sinais de áudio que variam rapidamente.
- A chave para entender isso é ver a fórmula de produto de cossenos:
- cos(a) cos(b) = 1/2 [ cos(a + b) + cos(a - b) ]
- Em outras palavras, ao multiplicar dois sons senoidais, obtemos
um som com duas parciais, uma na soma das freqüências
originais e outro na subtração das freqüências
originais.
- Estas duas novas componentes são chamadas de sinebands (bandas de seno?).
- Esta propriedade leva a uma técnica para manipular os componentes de um som denominada modulação em anel (ring modulation)
Modulação em Anel (Ring Modulation)
- Normalmente, na modulação em anel, se multiplica um sinal de áudio complexo por uma onda senoidal.
- Esta foi uma das primeiras técnicas de manipulação de timbres utilizada
nos primórdios da música eletrônica analógica e, posteriormente,
digital.
- De acordo com a relação entre a
freqüência da senóide e a da fundamental do sinal de
áudio, diferentes mudanças no espectro do som são
realizadas.
- A Fig. 5.3 mostra as parciais que surgem com diferentes valores
para modulação em anel com duas ondas senoidais com
freqüênciasα e β.
- A Fig. 5.4 mostra o deslocamento das parcipais ao se multiplicar um sinal qualquer por uma senóide.
- O patch E02.ring.modulation.pd mostra visualmente diferentes tipos de modulação em anel.
- O patch E03.octave.divider.pd mostra como
- uma modulação em anel com portadora a 1/2 da
freqüência fundamental do som de entrada transpõe o
som 1 oitava abaixo mexendo pouco no espectro do som
- uma modulação por uma senóide a uma
freqüência várias vezes maior do que a fundamental do
som de entrada o que muda a envoltória espectral sem mudar a
fundamental do som.
- Este divisor de oitavas usa dois subpatches, looper e delay para encapsular detalhes de um looping sampler e um gerador de atrasos no som.
- O patch introduz também um objeto bem interessante: o fiddle~ que é um reconhecedor de altura (pitch tracker).
- É interessante como quando usamos a
modulação para o agudo, ele muda o som das vogais, a
palavra "falando" parece que vira "filando" :-)
- Além de reconhecer alturas, o fiddle~ reconhece
também amplitude, ataques e sons polifônicos: dar uma
olhada no patch de Help.
- Exercício: estender o seu minimoog de forma que ele possa ser "tocado" a partir do microfone por um cantor.
Modelagem de onda (Waveshaping)
- Waveshaping consiste
simplesmente em passar a onda através de uma certa
função não-linear chamada função de
transferência.
- A função de transferência distorce a onda original modificando o seu timbre.
- O som resultante depende do áudio de entrada, da
função de transferência e da intensidade do sinal
(áudio de entrada).
- A Fig. 5.6 mostra um exemplo de waveshaping chamado de clipping.
- Note como neste clipping, a forma de onda muda de onda quadrada para onda senoidal.
- Este efeito de clipping é o mesmo que obtemos ao saturar a entrada de um aplificador, gerando um efeito semelhante a um pedal overdrive.
- O patch E04.difference.tone.pd mostra esta mudança de timbre que o clipping produz.
- Há outras formas mais complexas de modelagem de ondas com outros tipos de função:
- polinômios de Chebychev: E05.chebychev.pd
- exponenciais: E06.exponential.pd
- utilizando senos e cossenos podemos escolher harmônicos pares ou ímpares ou uma combinação deles: E07.evenodd.pd
- modulação de freqüência (que já
vimos antes) e modulação de fase são outros
exemplos: E08.phase.mod.pd
- O patch E09.FM.spectrum.pd é muito interessante pois mostra o que os parâmetros da síntese FM fazem com o espectro.
- Já o E10.complex.pd mostra uma FM composta, com duas moduladoras e como isso afeta o espectro.
- Esse tipo de síntese FM composta e outras
modulações compostas foram a base dos sintetizadores FM
que dominaram o mercado de teclados eletrônicos na década
de 1980.
Capítulo 6 - Projeto de Espectros
- Como vimos no capítulo anterior, utilizando
técnicas simples de modulação e modelagem da onda
sonora, podemos escolher quais parciais entrarão e quais
sairão do som. Podemos escolher só os pares, só os
ímpares, alguns harmônicos específicos, mudar as
suas intensidades relativas, etc. E tudo isso a um baixo custo
computacional (apenas somas e multiplicações).
- John Chowning então percebeu que analisando o espectro dos
instrumentos reais e depois recriando um espectro semelhante
através de modulação apropriadas, podíamos
criar versões sintetizadas de instrumentos reais usando FM.
- Ainda mais: os instrumentos mudam o espectro ao longo de cada
nota; podemos analisar esta mudança e depois recria-la
algoritmicamente.
- Chowning foi até capaz de imitar a voz humana com síntese FM.
- F02.just.say.pd é uma piadinha que usa clipping e uma modulação com dente de serra arredondado para falar...
- O Capítulo 6 apresenta um arcabouço geral para a
construção de espectros quaisquer, possivelmente variando
ao longo do tempo.
- F05.ring.modulation.pd
mostra como é possível, por exemplo, aumentar a largura
da banda de formantes e jogá-los mais para direita ou mais para
a esquerda.
Nas próximas aulas: reverb (G08.reverb.pd)
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