next up previous
Next: Código fonte Up: Simulador de escalonamento distribuído Previous: Análise do escalonamento Round-Robin

Como a simulação é implementada

Implementamos um applet com simulação de um escalonador distribuído baseado no algoritmo Round-Robin. A simulação pode ser feita com 2, 3 ou 4 máquinas, denominadas ``Computer 1'', ``Computer 2'', ``Computer 3'', ``Computer 4''.

Antes de iniciar o applet é preciso escolher o numero de CPU's que se deseja que apareçam na simulação (2, 3 ou 4). Para evitar simetrias, já que os parâmetros da simulação são os mesmos em todas as máquinas, o ``Computer 2'' sempre inicia contendo 2 processos1. As demais máquinas iniciam contendo nenhum processo.

Em cada máquina, processos novos aparecem ao longo da simulação, e esses processos são alocados na máquina local ou em outras. O algoritmo para escolha das maquina onde alocar o proximo processo é muito simples. Se o processo pode ser instanciado na mesma máquina, ele o faz. Caso a fila de prontos esteja cheia, a máquina envia um broadcast perguntando qual a máquina que não está sobrecarregada. A primeira que responder, ganha o processo. O processo migrado aparece em azul na máquina de destino até que ele alcance a CPU desta pela primeira vez, quando volta a ser cinza.

Os parâmetros da simulação são os seguintes:

Esses parâmetros podem ser alterados a qualquer momento. Basta pressionar o botão pause e alterar os parâmetros desejados. Pressionando o botão start, a simulação é retomada.


next up previous
Next: Código fonte Up: Simulador de escalonamento distribuído Previous: Análise do escalonamento Round-Robin
regis@ime.usp.br