(1) Mark Guzdial. Object-Oriented Design with Multimedia Applications. Prentice-Hall. 2000.
(2) Daniel D. Abdala e Aldo v. Wangenheim. Conhecendo o Smalltalk. Visual Books. 2002. (livro competente e relativamente barato (40 reais)).
(3) Adele Goldberg, David Robson. Smalltalk-80. The Language and Its Implementation. Addison-Wesley. 1983. (para quem quiser beber direto da fonte).
(4) Adele Goldberg. Smalltalk-80. The interactive programming environment. Addison-Wesley. 1984. (está em disponível para consulta na biblioteca).
(5) Chamond Liu. Smalltalk, Objects, and Design. toExcel. 2000. (uma leitura muito agradável: apresenta os principais conceitos de OO comparando Smalltalk a outras linguagens como C++ e Java.)
(6) Timothy Budd. A Little Smalltalk. Addison-Wesley. 1987. (está em disponível para consulta na biblioteca).
(7) E. Gamma, R. Helm, R. Johnson, and J. Vlissides, Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software, Addison-Wesley, 1995. (a bíblia dos padrões de projeto OO) (está em disponível para consulta na biblioteca).
(8) Oscar Nierstrasz, Stéphane Ducasse, and Damien Pollet, Squeak by Example, Square Bracket Associates, 2009.
(0) Kent Beck. Smalltalk Best Practice Patterns. Addison-Wesley, 2000. (livro excelente descrevendo padrões de boa programação OO em Smalltalk; mas sou suspeito prá falar pois sou fã do Kent Beck :-)
(1) Martin Fowler, Refactoring: Improving the Design of Existing Code, Addison-Wesley, 2000.
(2) Martin Fowler, Analysis Patterns: Reusable Object Models, Addison-Wesley, 2000.
(3) F. Buschman, R. Meunier, H. Rohnert, P. Sommerland, and M. Stal, Pattern-Oriented Software Architecture: A system of Patterns, John Wiley & Sons, 1996.
(4) D. Schmidt, M. Stal, H. Rohnert, and F. Buschmann, Pattern-Oriented Software Architecture: Patterns for Concurrent and Distributed Objects, John Wiley & Sons, 2000.
(5) C. Szyperski, Component Software: Beyond Object-Oriented Programming, Addison-Wesley, 1998.