Introdução à Computação

 

Compilador C via FTP

 

No repositório ftp://ftp.ime.usp.br/pub/jstern/mac115/lcc encontra-se um compilador C. Esse compilador pode ser copiado e distribuído mediante as condições descritas no arquivo COPYRIGHT daquele diretório. A Home-Page oficial deste compilador está em http://www.cs.princeton.edu/software/lcc/index.html

 

1. Instalação

Para instalar o compilador lcc em seu micro, execute os seguintes passos:

  1. Copie todos os arquivos do repositório acima para um arquivo temporário em seu micro.
    ATENÇÃO: No momento de salvar cada arquivo em seu disco, verifique se o nome do arquivo está sendo salvo exatamente com o mesmo nome que aparece no diretório FTP. Alguns browsers podem acrescentar um sufixo entre parênteses no nome do arquivo - por exemplo, LCC-WIN32(1).ZIP, PKUNZIP(2).EXE, etc. Se seu browser estiver incluindo estes sufixos, retire-os na hora de salvar os arquivos (ou depois do download, usando um utilitário como o Windows Explorer ou o File Manager). Note que o pkzip.exe e o pkunzip.exe não serão executados com esses sufixos.
  2. No prompt do DOS, dirija-se ao diretório onde estão os arquivos e digite:
    pkunzip -d lcc-wi~1.zip
    *Obs: o nome correto do arquivo é LCC-WIN32.ZIP, mas nomes de arquivos com mais de 8 letras são truncados no modo MS-DOS
  3. Ao descompactar o arquivo acima, o pkunzip criará o diretório LCCPUB. Mova este diretório para o diretório-raiz aravés do comando:
    move lccpub c:\
  4. Mova também os arquivo LCCWIN32.DOC.ZIP, COPYRIGHT e Readme para o diretório C:\LCCPUB,usando os comandos
    move lccwin*.zip c:\lccpub
    move copyright c:\lccpub
    move readme c:\lccpub
  5. Dirija-se ao diretório c:\lccpub e execute o programa setuplcc.exe. Neste programa, você deverá informar os diretórios c:\lccpub\include e c:\lccpub\lib nos campos apropriados.
  6. Após os passos acima, você poderá executar o programa c:\lccpub\Wedit.exe para iniciar a interface do compilador. Você poderá eliminar o diretório temporário criado, tomando o cuidado de transferir os arquivos

O arquivo LCCWIN32.DOC.ZIP contém a documentação do compilador. Para descompactá-lo, entre no diretório c:\lccpub e digite
pkunzip -d lccwin~1.zip

Você poderá incluir manualmente os atalhos do compilador e dos helps em sua barra de tarefas:

  1. Clique no menu Start da barra de tarefas. Selecione a opção Taskbar no menu "Settings".
  2. Dentro da janela "Taskbar Properties", clique na ficha "Start Menu Programs", e em seguida clique no botão "Advanced".
  3. Clique sobre a pasta "Programs", e em seguida clique no menu "File" - "New" - "Folder"
  4. Troque o nome da nova pasta criada para Lcc.
  5. Clique sobre a pasta lcc e em seguida crie um novo atalho (Opção "File"-"New"-"Shortcut").
  6. No campo "Command Line", digite
    c:\lccpub\bin\wedit.exe
    Em seguida, digite Wedit.exe como nome para o atalho.
  7. Usando os passos 5 e 6, crie os atalhos para os arquivos Weditres.exe, Wedit.hlp e Weditres.hlp

 

2. Utilizado o Compilador

Uma vez instalado o compilador LCC em seu micro, você poderá utilizá-lo para editar e compilar os programas em C descritos no curso.

Para informações mais detalhadas da operação deste programa, consulte a documentação e os helps. Nesta seção faremos uma breve descrição de como compilar os programas do curso.

Para familiarizar-se com o ambiente do LCC copie o programa-exemplo hello.c para um diretório de seu micro (por exemplo, c:\mac115\hello) e em seguida execute o Wedit.exe.

Para abrir o programa, voce deverá criar um projeto (opção "Create Project" do menu "File"). Especifique o nome do projeto (por exemplo, hello) e seu diretório (c:\mac115\hello). Clique no botão Create.

Em seguida será apresentada uma janela para a inclusão de arquivos no projeto. Na caixa "List Files of Type" selecione "C Sources" e clique duas vezes sobre o arquivo "hello.c" na lista de arquivos. Note que este arquivo deverá constar na lista "Selected project files".

Clique no botão "Validate" para finalizar a criação de seu projeto. O código-fonte do programa hello.c será apresentado num editor. O LCC criará o diretório c:\mac115\hello\lcc, onde serão gravados alguns arquivos auxiliares.

Clique agora no menu "Compiler", na opção "Make". Neste momento o LCC compilará o programa e (se não houver erros) gerará o código executável hipo.exe, que será gravado no diretório c:\mac115\hello\lcc.

Uma janela indicará que o programa foi compilado com sucesso. Clique no botão "Run" para executá-lo. Será aberta uma janela DOS com a apresentação da mensagem do programa. Eventualmente, após a execução do programa, devem aparecer mensagens do tipo "Batch File Missing" ou "File not Found". Não descobri ao certo a causa dessas mensagens, mas não merecem grandes preocupações, já que aparecem somente após o programa ter sido executado. Você pode também executar o programa hello.exe diretamente no prompt do DOS, basta dirigir-se ao diretório onde o mesmo foi gravado.


3. Dicas Úteis

Nesta seção apresentarei algumas dicas para evitar e contornar pequenos "problemas" que o usuário poderá encontrar.

  1. O LCC só consegue reconhecer nomes de diretórios e arquivos que satisfaçam o padrão MS-DOS - ou seja, nomes com no máximo 8 caracteres (sem contar a extensão, que deve possuir até 3 caracteres), sem espaços. Portanto, se você tentar compilar um programa cujo diretório ou nome não satisfaça esta condição, o LCC provavelmente não o encontrará.
  2. Como citado acima, o LCC cria um sub-diretório "lcc" debaixo do diretório onde você criou seu projeto, e armazena neste subdiretório o programa executável. Não se esqueça disto quando for executar seus programas, pois quando for necessário passar nomes de arquivos como argumento (como, por exemplo, o programa HIPO.C, que solicita um arquivo contendo o código em linguagem HIPO de um programa), será necessário copiar o arquivo de entrada e o programa executável para o mesmo diretório. Você poderá ainda selecionar o diretório onde deseja armazenar o programa executável e os arquivos auxiliares através da opção "Directories" do menu "Options", configurando corretamente o campo "Make directory".




AnteriorPróxima