Como obter os programas para
a leitura das apostilas do Curso



As apostilas utilizadas neste curso foram gravadas no formato PostScript, que é um formato amplamente empregado atualmente.

Os arquivos neste formato possuem a extensão ".ps" (por exemplo, "hipo.ps"), e necessitam de programas específicos que os apresentem em vídeo e realizem sua impressão. Em virtude da grande quantidade de arquivos PostScript em ambientes Unix, em geral os administradores de rede Unix instalam o programa Ghostview, que realiza estas tarefas. Se você é usuário Unix, não deverá ter dificuldades com a leitura das apostilas aqui apresentadas, utilizando o ghostview.

Se você é um usuário MS-Windows, Mac ou OS/2, precisará instalar em seu micro um programa para a leitura e impressão dos arquivos PostScript. O programa que escolhemos para essa finalidade foram os programas GSview e GhostScript, que serão utilizados conjuntamente. Ambos são distribuídos gratuitamente - desde que não sejam utilizados para fins comerciais.

Esta seção descreve como instalar o GSview e o GhostScript no Windows 95/3.11. Os arquivos necessários para a instalação estão nos repositórios www.ime.usp.br/miscellanea/MaterialDidatico/gsv24w95 (versão Windows 95) e www.ime.usp.br/miscellanea/MaterialDidatico/gsv24w31 (Versão Windows 3.11). Usuários de outros sistemas operacionais (OS/2 e Mac-OS) deverão ler os arquivos README e README.TXT para obter informações dos arquivos necessários para a instalação nesses sistemas.


Instalação do GSview e do GhostScript no Windows 95 (versão 32 bits):


Crie um diretório temporário em seu micro (por exemplo, c:\tempo).

Copie todos os arquivos do repositório www.ime.usp.br/miscellanea/MaterialDidatico/gsv24w95 para o diretório c:\tempo.

Atenção: Se você estiver utilizando um browser (Internet Explorer, Netscape, etc), certifique-se de salvar cada arquivo exatamente com o nome original que aparece no diretório ftp. Alguns browsers costumam colocar um índice entre parênteses ao final do nome do arquivo (por exemplo, gs510ini(1).zip), o que acarreta problema na hora da instalação. Portanto, quando for salvar os arquivos, retire estes índices entre parênteses dos nomes.

No prompt do DOS, no diretório c:\tempo, digite os dois comandos abaixo:

pkunzip gsv24w32

setup

O programa de instalação dará as informações necessárias para o restante da instalação.

Será criado o grupo de programas GS Tools, com os programas Ghostscript e GSview. A partir de agora, os arquivos PostScript gravados em seu disco passarão a ser lidos através do GSview.


Instalação do GSview e do GhostScript no Windows 3.1 / 3.11 (versão 16 bits):


Crie um diretório temporário em seu micro (por exemplo, c:\tempo).

Copie todos os arquivos do repositório www.ime.usp.br/miscellanea/MaterialDidatico/gsv24w31 para o diretório c:\tempo.

Atenção: Se você estiver utilizando um browser (Internet Explorer, Netscape, etc), certifique-se de salvar cada arquivo exatamente com o nome original que aparece no diretório ftp. Alguns browsers costumam colocar um índice entre parênteses ao final do nome do arquivo (por exemplo, gs510ini(1).zip), o que acarreta problemas na hora da instalação. Portanto, quando for salvar os arquivos, retire estes índices entre parênteses dos nomes.

No prompt do DOS, no diretório c:\tempo, digite os dois comandos abaixo:

pkunzip gsv24w16

setup16

O programa de instalação dará as informações necessárias para o restante da instalação.

Será criado o grupo de programas GS Tools, com os programas Ghostscript e GSview. A partir de agora, os arquivos PostScript gravados em seu disco passarão a ser lidos através do GSview.

Os autores do programa recomendam que usuários Windows 3.1 / Windows 3.11 utilizem a versão 32 bits do GSview (que é a mesma versão utilizada no Windows 95). Para isso, é necessário que o programa Win32s esteja instalado em seu micro antes da instalação do GSview. Para instalar o programa Win32s, consulte http://www.microsoft.com e ftp://ftp.microsoft.com/softlib/mslfiles/pw1118.exe.

 

Dica para impressão no GSview:


Ao selecionar a impressão de um documento PostScript no GSview, você verá uma janela para configuração de impressora.

No campo Device, selecione o driver mswinpr2. Selecionando-se este driver, o GSview usará os recursos de impressão do próprio Windows. A impressão deve funcionar bem para a maioria das impressoras (funcionou no meu caso).

Se você não conseguir imprimir, certifique-se em primeiro lugar de ter selecionado a impressora correta na lista Queue, e certifique-se de que sua impressora esteja bem configurada dentro do Windows. Verifique se sua impressora está funcionando corretamente em outros programas (por exemplos, Word). Se houver problemas com a configuração da impressora dentro do Windows, certamente o GSview não conseguirá imprimir.

É muito importante ainda que você dê uma olhada no Help da janela de impressão do GSview. Ele contém dicas úteis em caso de problemas.